quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ao vivo e a cores

Hoje é um dia especial. Pode parecer uma coisa banal, óbvia até, mas inaugurar um canal de televisão não é apenas somar mais um meio...é acrescentar mais Sporting.

A partir de hoje, podemos ver e ouvir simultaneamente o que nos diz o clube. Podemos até fazer parte dessa aventura, abra o canal as vias certas para que não seja apenas emissor e se torne num espaço de diálogo com e dos adeptos. Começa pequeno, tal como andam as riquezas pelos cofres de Alvalade. Mas se os meios são diminutos e o embrulho de papel pardo, que se valorize a ideia e a mensagem para que seja gigante a sua importância.

Vivemos no tempo dos milhões imóveis, das abundâncias estéreis, da suprema arte de gastar sem saber que nos gastamos na procura utópica pela emoção, queremos sentir tudo, a toda a hora. Perdemos o sentido e celebramos a dimensão...que não se perca o Sporting pelo cronograma de uma programação. Que invista na ligação ao que pensam e desejam os sócios...que é para isso que foi criado o clube e, de certeza a sua televisão.

No campo, como na "grelha", o Sporting deve ser claro e apaixonado. Orgulhoso e insatisfeito. Isso não depende do dinheiro...depende da liderança e da escolha. Tantas vezes a extraordinária capacidade de entrega de uns supera o talento inato de outros. O que conta? O exemplo. A dignidade. A coragem.

Esqueçam as sondagens, audimetrias...o dinheiro faz girar o mundo, pois faz. Mas em que sentido? Com que sentido? Para que raio querem os adeptos de um clube um canal de televisão?

A partir de hoje podemos discutir tudo isto e o que mais os Sportinguistas puderem e quiserem, apenas ligando o canal 34. Isso não tem valor e tem todo o valor.

SL


8 comentários:

  1. Para mim é um dia triste: o dia em que o Leão de Plástico se tornou mais um tasqueiro. De um blog independente para um claramente comprometido e com a caixa de comentários carregadinha de acefalia (clubística, bem entendido).

    Como sportinguista, espero sempre que as coisas corram muito bem, a qualquer direção e a este em particular porque nela acabei por votar (ainda que não 100% convencido, pelo que já desconfiava e se veio a verificar); como fã, espero duplamente: porque se correrem menos bem, tu e os teus amigos tasqueiros, com a defesa cega e irracional que fazem até dos maiores dislates e disparates, não poderão sequer sair à rua. E aí vamos ver quem serão os sócios "suspensos", "expulsos", "anti-sportinguistas" e outros disparates que se dizem relativamente àqueles que, vai-se a ver, se limitaram a acreditar no Godinho e no Duque.

    Só te peço isto: mantém-te como até aqui (mesmo que eu tenha considerado um ou dois posts incompreensíveis, mas não podemos concordar em tudo) e tem a coragem de não desviar um milímetro quando fores devorado na Tasca à primeira vez que disseres que "eventualmente, BdC pode ter cometido um pequenino erro".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Tasca, como aqui e em qualquer lugar, as opiniões devem ser livres e não condicionadas. Se eu por algum segundo achasse que esta verdade não estaria a ser aplicada pelo Cherba na Tasca...seria o primeiro a criticá-lo.
      Agora uma coisa é a liberdade para expressar uma opinião, outra coisa é querer que concordem connosco. Também já fui muito criticado aqui no blog...e não foi por isso que deixei de o publicar. Hitler também se manteve coerente e fiel ao que acreditava até o fim...isso fez dele uma pessoa integra e correcta?

      Eliminar
  2. Hoje, é um dia grande para o Sporting, um verdadeiro marco na história centenária da maior instituição desportiva de Portugal, por onde já passaram dezenas de direcções, centenas de trabalhadores, milhares de atletas e centenas de milhares de sócios e adeptos.

    Tornar isto numa discussão de "tasqueiros" vs "anti-BdC" é, no mínimo, mesquinho.

    Só lamento que para alguns sportinguistas verdadeiramente sectários (que até o tema das "suspensões" vêm ressuscitar, como se a Direcção tivesse a ver a ponta dum corno a ver com isso) seja um dia triste.

    É com eles.

    Para mim, a partir de hoje, televisão sempre ligada no 34.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Direcção? Quem pediu suspensões e expulsões foram os sócios e adeptos. Dessa e de muitas outras BdC está inocente. Felizmente para o Sporting, ele apesar de tudo é bem mais inteligente e mais sensato do que a maioria dos seus apoiantes radicais.

      Eliminar
    2. Não sei que pedidos de suspensões e expulsões são esses (pensei que a referência tivesse sido feita à suspensão dos elementos da Juve Leo que agrediram o Daniel Sampaio).

      Também não sei quem são esses apoiantes radicais.

      Eu não sou com certeza, pois - apesar de entender que esta Direcção foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Sporting - acho que têm sido cometidos alguns erros.

      O que acho rídiculo é que se faça de temas como a côr dos calções ou atraso no início das emissões da SportingTV questões de vida ou de morte (sobretudo quando até há bem pouco tempo o que se discutia era a sobrevivência do clube).

      Eliminar
  3. Afinal estamos mais de acordo do que parecia. Não é pela cor dos calções nem pela Sporting TV que se avalia um trabalho. Tem razão. Digo-lhe mais: se fosse no aspecto meramente desportivo, essa avaliação seria claramente positiva.

    O problema é o resto, alguns exemplos:
    - andámos perdidos nas eleições para a Liga, ao ponto de descermos baixinho, baixinho só para chamar a atenção;
    - não aproveitámos a chuva de lã da Luz em nome de uma suposta aliança, para depois no final da época andarmos a acusar o benfica de ter uma aliança sim, mas com o Porto (e o quanto esse jogo mudaria o final de época se devidamente aproveitado);
    - o livro de BdC depois de apenas 1 ano de mandato (o orelhas mal ou bem já ganhou 3 campeonatos e fez 200 milhões em vendas só nos últimos anos, mas não ouvi falar de um livro a glorificá-lo);
    - a escolha dos responsáveis do jornal (e da TV?), curiosamente liderados pelo autor do livro antes mencionado;
    - o fracasso da Missão Pavilhão;
    - a dispensa do Abel, mas apenas depois de se apresentar para trabalhar.

    Pela positiva, quase tudo na gestão desportiva, com algumas exceções mas os magrões calham a todos. Veremos, todavia, quantos jovens do Sporting farão parte do plantel este ano.

    Os apoiantes radicais são os que pedem a expulsão de sócios só porque pertenceram a órgãos sociais do passado, não me referia a si (acha que o Ricardo Tomás - modalidades - , o Rui Paulo Figueiredo - comunicação -, o João Varandas - núcleos, etc merecem ser expulsos?)

    As caixas de comentários do blog de que o LdP será agora escriba residente estão carregadas de intenções dessa natureza

    E li algures, quando foi a primeira assembleia geral de BdC, que vários sócios pediram a palavra para exortar à expulsão de outros sócios. Como não pude ir a essa não ouvi eu próprio, mas li. E tem aqui outros exemplos:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=809582

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá ver uma coisa. A minha cabeça é a mesma, escreva onde escrever. Vou dizer na Tasca o que digo aqui, exactamente da mesma maneira, seja o conteúdo a favor ou contra quem for. Se quisesse ser seguidista, já o teria sido...e com muitos proveitos próprios acreditem. Mas, o Sporting é e sempre será paixão e amor à camisola. Não me move ambição alguma que não seja ver ganhar títulos e bons jogos.
    Escrever na Tasca é um prazer e orgulho e estou-me a cagar se isso é visto como uma cedência ou alinhamento político. Eu sei o que significa para mim e o que estou disposto ou não a ceder.

    ResponderEliminar
  5. Gosto deste blogue, da forma de pensar do Javavardeiro. Também visito A Tasca e vejo muito entusiasmo e malta jovem que é precisa ao Clube, que como é natural é voluntariosa e por isso nas palavras, pode exagerar, mas no fundo é bem intencionada. Na minha família mais próxima (pais, filhos primos, sobrinhos, cunhado) somos cerca de 12 sócios A, 8 Gameboxes, 4 assinaturas jornal Sporting e até 5 seguros Leão. Estou certo (apesar de não falar com nenhum dos familiares sobre o assunto) que se houvesse "caça às bruxas" no nosso clube, que lutaríamos contra isso e em última análise deixaríamos de contribuir para o nosso grande Amor. Jamais aceitaria que alguém, por ser incómodo ou por delito de opinião fosse punido! JAMAIS! E estou à vontade para dizer isto pois votei em BdC e penso que tem feito um excelente trabalho, não obstante alguns erros próprios de quem inicia um novo cargo. SL.

    ResponderEliminar