segunda-feira, 21 de julho de 2014

Ganhar Honra e Perdê-la

Ganhar a Honra 

Deixem-se de merdas. Preparação? Teste? Aquilo hoje foi ganhar e trazer o caneco para casa. Quem conhece JJ sabe que o "poeta da Reboleira" não joga a feijões e o Marco entendeu que não devia dar mais colinho para a campanha "vamos fazer outra equipa" e passou a mensagem interna de que era para ganhar, atacando e defendendo sempre a sério e com tudo.

A coisa podia ter sido mais penosa para os lampiões não fosse a equipa do Sporting estar a ser, tal como foi com Jardim, construída de trás para a frente. Para o último mês, Marco Silva deixou a questão dos extremos e avançados. Vamos então ao resumo do que foi esta Taça de Honra para os leões, jogador a jogador:

Boeck - o que há mais a dizer. Chega a ser injusto o Patrício mandar este gajo para o banco uma época inteira. Mas lá terá que ser.
Cedric - Dois jogos, uma certeza. O Geraldes vai ter de crescer muito, muito.
Jefferson - Ainda não é o Jef a plenos pulmões, com o Marco tem tudo para fazer uma grande época. Mica fez o descanso.
Dier - Sempre bem, tem de ter cuidado com os "toques" dentro da área, "à mulher de Cesar..." de resto, impecável, para já é o Rojo que falta.
Mauricio - Não deu nada ao Belem e ao benfas. No ar, pelo chão, bateu quando foi preciso. Boss.
Paulo Oliveira - Ok...mas agora mostra lá o que sabes fazer...é que a B é já ali ao lado.
Semedo - Com mais calma e mais cabeça até entrava nas contas...assim...
Rosell - Pois que foi quem mais gostei. Isso quer dizer muita coisa.
Adrien - Aquela máquina.
A.Martins - O tamanho é sempre o mesmo, mas parece ter "crescido" qualquer coisa. Foi o mais decisivo.
J.Mário - Se tivesse vindo do Barcelona B a imprensa delirava com ele, assim é só um puto com jeito da Academia, Saibamos nós ver aquilo que está à vista.
Slavchev - Ainda em adaptação, é cedo.
Carrillo - O que se pedia pode até acontecer. Melhor e ainda falta mais condição física. Quando houver pernas ui, ui.
Mané - Menos espaço com a chegada de reforços. Que acredite no seu talento.
Capel - igual ao que costuma dar. Nem mais, nem menos.
Heldon - Pouco tempo em campo, Dúvida para Marco Silva
Montero - Com a equipa a subir pouco em bloco é sempre difícil, a classe de sempre, falta um golito.
Tanaka - Vai dar muito jeito, em muitos jogos. Adulto e esforçado. Joga sério.
W.Eduardo - Saiu para provar lá fora aquilo que não fez cá dentro. Que seja bom para todos.

Não calçaram Vitor, Shikabalah e Gauld. Não sei porquê. Prevenção de lesões dos 2 primeiros, protecção no 3 caso?

Perder a Honra 

Parece que a crise no BES e as vendas dos lampiões apresentam tantas ligações que o DN e por arrasto outros media começam agora a dar alguma importância. Imaginem o que será quando alguém arranjar coragem para dizer o que todos suspeitam:
- A saúde financeira e todos os case studies de sucesso comercial encarnado não passaram de bluffs eleitorais, massagens no ego dos adeptos. Assim que o BES como patrocinador-mor fechou a torneira, os salários hiperbólicos ficaram em risco de não ser pagos e as participações no fundo conjunto expostas a quem quisesse (imagine-se os tripeiros a comprar 30% do passe de Enzo ou 40% de Gaitan). Na dúvida e sem margem de manobra (a Sonalgol não mete mais...) só resta vender enquanto alguém quer comprar. Enzo e Gaitan são os próximos, alguém que pague os ordenados milionários de Artur e Cardoso e serão mais 2. E o Sporting foi tantas vezes criticado por não ter sido capaz de fazer o que os benfas tinham feito...nota-se agora...a diferença foi a capacidade de mentir nas contas e esconder os fracassos com mais empréstimos. Triste isto. Parece que ainda vamos ver muita coisa inacreditável. E os adeptos...nada...mansinhos.

SL

7 comentários:

  1. Javardeiro,

    Mais uma vez, excelente análise sobre o momento da NOSSA equipa... Também me parece que estamos muito mais adiantados no que diz respeito a movimentações defensivas do que em relação a movimentações ofensivas... Nesse dominio creio que necessitamos de trabalhar mais a posse de bola e, consequentemente, o ataque planeado! Assim a modos que o 'tiki-taka' do Leão... Ou um 'carrossel mágico',que deixe os adversários a alucinar...

    Diogo Salomão, Rinaudo, Wilson Eduardo já sairam, mais 3 ou 4 lhes seguirão as pisadas, de forma temporária (empréstimo) ou definitiva! Creio que do conjunto de R. Patricio, Rojo, William, Vítor, Capel, Carrillo, pelo menos 2 jogadores saiem...

    Quanto às galinholas de carnide é deixá-las a 'lavarem as penas' na trampa em que se enfiaram...Aquilo cada vez cheira mais mal... Acho piada é à forma de tentarem "branquear" a situação e "lavarem os cérebros" das galinholas adeptos, através do recurso à mentira e bazófia. Aqui recordo alguns nomes de "branqueadores de serviço"... Não não é o Omo nem o Tide... É o Rui gomes da silva, o joaquim rita, o joão querido manha, o rui pedro bráz, o gordo pedro ferreira e outros ...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de mencionar que, na lista de jogadores a sairem temporaria ou definitivamente de Alvalade devemos acrescentar os nomes de Heldon, Viola e Cissé... Sendo que do grupo total sairão pelo menos 4 jogadores...

      Eliminar
  2. Adrien aquela maquina! É só o pior jogador do plantel, mas como é jogador do Jorgito lá vai tendo uma boa imprensa. Enfim!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opinião. Não é a minha, e se for preciso recorre-se à estatística (bolas perdidas, recuperadas, passes feitos, distância percorrida) aposto que ia ter uma surpresa

      Eliminar
    2. Caro amigo anónimo
      Há quanto tempo não vê futebol?
      Adrien é um excelente jogador, um dos melhores médios do futebol português, que infelizmente não esteve presente no mundial, por motivos que todos conhecemos.
      Aconselho-o a tirar os oculos de côr e a vêr os jogos de forma clara.
      SL

      Eliminar
  3. Qual é o passivo do Sporting?

    ResponderEliminar