quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Reforços

Montero (substitui Viola) - Tudo neste avançado foram dúvidas. A posição, o físico, a veia goleadora, a adaptação. A todas elas, o colombiano respondeu com golos. Mais do que acertar com a baliza, o jogador acertou com a equipa e a equipa com ele. A esta velocidade vai ser estar (pelo menos) no pódio dos melhores marcadores nacionais no final do ano. Excelentes desmarcações e uma cabeça sempre ligada ao jogo trazem à memória Liedson, mas as analogias ficam por aí. O levezinho era mais poderoso e lutador...o "aviãozinho" segura melhor a bola, tem muito bom passe e mais mira no tiro exterior. Boa contratação.

Jefferson (substitui Joaozinho) De certeza melhor que Evaldo, mais que certo que melhor que Insua. É um lateral ofensivo o que o torna adequado às necessidades do clube (apenas em 2 jogos do ano o Sporting não tem a responsabilidade de atacar mais que o adversário). Rápido, voluntarioso, bom marcador de bolas paradas e sobretudo bom de bola. Jefferson vai brilhar em muitos jogos, até porque a sua adaptação ao estatuto do novo clube tem sido muito rápida. Óptima contratação.

Vitor (substitui Elias) - Um dos melhores médios que já vi em Portugal a desempenhar a dupla função de atacar e defender. Não será tão bom como Moutinho, mas ninguém também pode garantir o que será capaz numa equipa leonina. Incansável dentro de campo, a chamar o jogo e a distribuir, este médio pode dar a Jardim outras soluções, nomeadamente quando Martins for demasiado "leve" para determinados jogos. Tinha quase a certeza que iria para um clube inglês tipo WBA ou West Ham...mas ainda bem que não. Boa contratação.

Slimani - (substitui Wolfswinkel) Tem o rótulo, a estampa e a estatística certa para um ponta de lança. Falta confirmar dentro de campo e para dentro da baliza tudo o que se aguarda. A "descoberta" Montero tem atrasado a avaliação do que pode render este argelino. Tem bom jogo aéreo e remate poderoso. Mais pela carreira e titularidade na selecção...boa contratação.

Piris (substitui Miguel Lopes)- Confesso que sei muito pouco deste jogador. Ter estado na Roma e ser internacional pelo Paraguai é sinónimo de qualquer coisa. Parece um negócio pela "oportunidade" e não tanto pela necessidade. Até porque tinha alguma curiosidade depositada em Welder...não deixo de manter algumas reservas, que se vão manter até entender o que pode dar à equipa, ou como vai sentar Cedric.

Mauricio (substitui Boulahrouz) - Os fantasmas de Bebé ou Gladstone (até mesmo de Xandão) ficaram para trás depois de 3 jogos oficiais sem meter aquelas gaffes típicas dos centrais brasileiros que aterram na Europa.
Parece a ser um defesa atento, que não dá muito espaço aos atacantes, com alguma cultura de marcação...o que não é muito normal, especialmente para quem chega de divisões secundárias de um campeonato sul-americano. Tem dado segurança à equipa e a Jardim...que não parece querer prescindir da sua titularidade por mais que se clame por um espaço para Dier. Atendendo a que chegou para 3ª solução - boa contratação.

Welder (substitui Arias) - Por tudo o que disse em relação a Piris e mesmo sem ter o visto com olhos de ver...pode ter sido uma contratação dispensável. Veio por empréstimo o que atenua bastante qualquer prejuízo.

Magrão(substitui Schaars) Entendo que o Sporting não contratou o jogador pelos seus dotes de médio pivot. Na minha opinião estamos perante um jogador experiente que procura recuperar uma carreira que foi muito promissora no Brasil. Faz várias posições (lateral esquerdo se for preciso) e sobretudo encaixa singularmente num triângulo invertido, no vértice esquerdo, o que não há muito por aí disponível. 30 minutos não chegam para avaliar o que Magrão pode ser no Sporting.

Cisse (substitui Rubio) - O tempo vai passando e este avançado vai perdendo espaço na primeira equipa. Quando chegou era o único ponta-de-lança...hoje é a 3ª solução ou 4ª (Betinho arrancou nos Bs a marcar). Nada que surpreenda os responsáveis do Sporting, pois Cissé é um projecto e não uma solução imediata. Não tem muito jeitinho a tratar a bola, joga na vertigem de bolas impossíveis e tem alguma dificuldade no passe...a compensar tudo isto...sempre que foi chamado...marcou. Tem o principal...tem golo. Penso que se ninguém se esquecer dele, pode ter um bom futuro no clube. Boa contratação.

SL

1 comentário:

  1. Acho que a semelhança com o Liedson se resume apenas ao físico. O Montero é muito mais inteligente a jogar, a dar apoios, tabelas e acima de tudo tem escola, sabe movimentar-se na área.
    O Liedson basicamente era instinto, jogador de rua com manha e letal dentro da área.

    ResponderEliminar