terça-feira, 24 de setembro de 2013

Um futebol de vão de escada

Sem desprimor para os belíssimos vãos de escada que deve haver por ai, o futebol português é uma verdadeira hipérbole de tacanhice e bazófia. Vivemos há anos numa guerra de "sopeiras" e "porteiras", entre a francesinha rasca das antas e a sandes de courato de carnide. Na beira da peixeirada estão os media, que além de não serem isentos e nunca primarem pelo elogio às boas práticas, são uma espécie de testemunhas participativas que a cada insulto reagem com um clássico "e...tu...ficas-te?!"

Parece que tudo o que importa é saber quem está por cima...quem conseguiu cagar em cima de quem. Os tripeiros demandam há anos numa lógica de humilhação constante dos compadres vermelhos, muitas vezes fazendo esforços planetários só para conseguir uma pequena piada de elevador. Os lampiões tentam, sabe-se lá a que custo, dar uma imagem diferente...em que se opõem, em que são inimigos, em que há uma forma diversa de agir e pensar.

Mas não há. Porto e Benfica são há mais de uma década, farinha do mesmo saco. Ambos lutam pelo domínio do nosso futebol, mas dá muito trabalho fazê-lo pela via do mérito e do exemplo...é demasiado tentador puxar os cordelinhos (porque há tanta gente a fazer gala de ser "puxada") da desinformação, do favor, da permuta de sacanices, do alinhar contra terceiros. Nunca no meio desta contenda de otários, há uma alma iluminada que se lembra que há um negócio, um mercado, um espectáculo pelo meio.

Serão Porto e Benfica superiores ao desporto? Será a guerra que promovem a verdadeira emoção da nossa Liga? Quando vejo a forma como são tratados os casos "Jesus, o salvador de ultras" ou "Também tu Brutos Caldeira?!" começo a pensar que sim. Começo a pensar que vale mesmo tudo e o "tudo" passará sempre impune, numa lógica de "o que eu faço é razoável, o que o outro faz é um crime"...troca-se o reu pelo acusador e a conversa é sempre a mesma.

As instituições que deviam regular, mandar, impor as leis e limites...estão elas próprias divididas em pró-alguém e anti-alguém, são elas próprias o ponto onde começa esta lixarada toda. Associações Regionais, Sindicatos de Treinadores, Árbitros, Jogadores, Federações, CAP´s, Conselhos de Justiça, Disciplina, todas são peças de xadrez, usadas à vez por uns e outros. Ninguém ousa divergir ou apontar dedos.

Os restantes clubes nacionais, no qual quase sempre o Sporting é uma espécie de tio afastado, vão escolhendo lados, conforme a força de um e de outro, conforme o "preço" que alguém aceita pelo seu apoio. Clubes como Nacional ou Paços de Ferreira vendem-se com convicção, Marítimo e Guimarães "alugam-se" com mais descrição...o Braga assobia nas esquinas quentes do dragão, como tantos outros fazem nas asas recheadas da águia.

Nunca ninguém vê o óbvio. O futebol português é uma merda. Ano após ano, cada vez mais merda. Maus jogos. Maus exemplos. Má gestão. Inexistência de desportivismo. Premeia-se a mediocridade de quem defende estoicamente um 0-0 ou um 1-1, elogia-se quem faz de equipas "autocarros" tácticos, os preços são exorbitantes, as transmissões televisivas desesperam por emoção, analisam-se os erros dos árbitros com 40 repetições em slow motion...em tribunais de "vantagens" televisivas, onde só por acaso, estão sempre um juiz portista, um juiz benfiquista e um estagiário sportinguista.

O Sporting é parte desta palhaçada, tantas vez dançando como pode, como o "obrigam", como seria suposto. O sistema é um caminho "dito" fatídico, mas não é ao contrário do que parece, um gás vaporoso invisível, uma massa anónima de coisas virtuais. São pessoas. Pessoas colocadas nos lugares de decisão. São gente. Com nome, morada, e-mail e telefone. Parte do sistema, grande parte mesmo, é a imprensa. Por mais que nos atirem cagalhões para os olhos...eles são a linha da frente, o correio-mor e os informadores do sistema.

A imprensa destaca, abafa, investiga, denúncia...a seu belo prazer. Faz muito quando quer, imobiliza-se quase sempre. Porquê? Porque se tiver de falar de futebol...a coisa fica murcha...o nosso futebol e eles sabem-no melhor que ninguém...é uma merda. Quando foi a última vez que um jornal desportivo (são 3 diários!!) fez um trabalho de investigação? Quando foi a última vez que um chefe de redacção apontou directamente o dedo a um presidente azul ou vermelho? Quando foi a última vez que os media se deram ao trabalho de entender o sistema?

A cada ano que passa, o futebol português adquire mais capacidade para terminar. Porque nem as rivalidades vão suportar ou justificar tudo para sempre. Porque haverá um dia que o país acordará para merda política em que se encontra...e como tudo na vida...a seguir ao cão vai o gato...o futebol é apenas o discípulo de todas as desvirtudes ensinadas e aprendidas nos partidos políticos...as manhas e mamas são as mesmas. Basta alguém perder tempo para reparar nas amizades curiosas entre políticos e dirigentes desportivos.

Não sei qual será a posição no futuro do Sporting. Decidirá ficar à parte, silencioso como sempre, será contra, a favor? O que eu sei é que ninguém terá melhor oportunidade para expor este regime. BdC parece querer criar algumas condições para algumas mudanças...mas isso terá um preço a pagar...estaremos todos os sportinguistas conscientes disso? Iremos lembrar-nos dos Xistras quando fizermos a avaliação da sua prestação?  Ou dos Brumas?

Querem os sportinguistas esta mudança? Ou apenas tirar o lugar de outros no sistema?

SL

15 comentários:

  1. Java, grande resumo do que é a merda do futebol português! Eu espero que o nosso Sporting trabalhe para que este seja visto como espectaculo/negocio e gerido como tal!

    ResponderEliminar
  2. Grande Post ....da-se!

    Veio mesmo lá do fundo da alma leonina esse pedaço de obra literária!

    ResponderEliminar
  3. o nível do costume, continua a ajavardar

    ResponderEliminar
  4. Bela descrição das tretas do futebolinho português! Desporto... competição, isso não interessa nada! tretas e trincas, isso sim, muitas. Muito bem, que grande post! AnaDD

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela análise tão abrangente e esclarecida!

    Aliás, parabéns pelo blog e pela qualidade do mesmo em geral, sem dúvida um dos melhores sobre o nosso Sporting!

    E ficam as questões por responder, com toda a pertinência.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  6. Ufa ! Li num ápice e senti que alguém pensa como eu e o pôs bem escarrapachado por escrito.Tal e qual o que se passa em ,e no nosso futebolzinho. Alguma vez isto mudará?!?...

    ResponderEliminar
  7. Continua em grande este blog...deviam distribuir uma cópia deste "memorial" aos 3 presidentes dos grandes e quando acabassem de ler era obrigá-los a recitar letra a letra,palavra a palavra este ENORME TEXTO. Bem haja...

    ResponderEliminar
  8. Excelente Post. Totalmente de acordo. Realmente devia ser artigo de 1ª página de jornal desportivo. SL

    ResponderEliminar
  9. Que pena não ser publicado em a Bola, Record, o Jogo e todos os outros pasquins...
    Está aqui a verdade nua e crua...
    Só não vê...quem não quer...

    Parabéns ao autor...

    Um Abraço Leonino...!!

    ResponderEliminar
  10. Grande post!!!! Descreveste em total acordancia o que eu penso sobre o futebol portugues. De uma vez por todas os dirigentes desportivos teem que pensar o futebol como uma industria e quanto mais forte ela for, mais rentavel e emotiva sera para todos. Parabens por este blog que se esta a tornar uma referencia no universo sportinguista tal como ja o e o cacifo do paulinho.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Para figurar alim ao lado no top of de pops.
    Em grande.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar