sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Candidatos a candidatos

Vamos deixar o Estoril, o Paços de Ferreira e o Rio Ave fora do arraial da frente da liga. É claro que têm uma palavra a dizer, mas será uma palavra muito curta, tipo “oi” ou “ah”. O Estoril tem mais fornada Traffic (bom nome...), mas perdeu a camuflagem de panda bebé e 4 dos 5 melhores jogadores na equipa (Jefferson, Eduardo,Vitória e Licá), para o lugar destes chegaram coisas do tipo Balboa...sim, esse.

O Paços de Ferreira perdeu o treinador e jogadores fulcrais, apostou em Costinha...o mesmo é dizer que desistiu antes mesmo de começar. Eu sei que o senhor é sportinguista...mas o currículo do homem depois de ter pendurado as chuteiras é esclarecedor. O Rio Ave, sofreu na pele a necessidade do Mendes arejar os seus jogadores...o treinador é o mesmo...mas aquele discurso Guardiolano vai custar a pegar quando vierem as derrotas.

Guimarães e Braga, na minha humilde opinião, vão reeditar as peixeiradas habituais na luta pelo 4º lugar. O Castelo foi reconstruído com muitas pedras que caíram dos 3 grandes e o Braga fez muitas e absurdas contratações (pouca prospecção, muita manobra de empresários, muitos jogadores para as mesmas posições) e apesar de Jesualdo dar mais garantias que Peseiro...a coisa não parece tão promissora como no passado.

Sobram os 3 grandes, mas este ano com condições curiosas. O Sporting não tem dinheiro, o benfica não tem sossego, o porto não tem treinador. O porto já provou que não precisa de treinador para ganhar a liga, mas resta saber se vai encarrilhar naquelas épocas de sonho, ou se vai tropeçar e expor as dificuldades de Fonseca ser basicamente um gajo muita porreiro. A fruta costuma resolver muitos problemas e este ano a coisa parece mais “tropical” que nunca.

O Sporting é um mistério. Para todos, a começar para os próprios sportinguistas que ainda não acreditam na mudança que foi conseguida... vão espreitando para debaixo de cada jornada à espera que salte um Capela que ponha agua na fervorosa massa de apoio que vai crescendo. A equipa parece muito melhor trabalhada, ninguém se lembra de todas as “vedetas” que saíram e o clube dá a sensação de estar preparado para as pancadas que vão levar.

Sobra o benfica. O calvário de Jesus, que ressuscita  ou não? Que vai voltar a jogar bem ou não? Que vai escorregar frente ao porto ou não? Que vai “segurar” a Benfica TV ou não? A imprensa, como sempre, tem dado uma mãozinha, a tentar animar as hostes, a explicar que têm o melhor plantel de sempre, que JJ já foi campeão e quase campeão, que tudo o que brilha é vermelho...enfim...só falta mesmo começarem a jogar à bola, o que não está fácil...num clube onde o 11 titular é decidido pelo valor do passe do jogador.


SL

Sem comentários:

Enviar um comentário