domingo, 8 de setembro de 2013

Um rei ressabiado

As declarações de Eusébio sobre o feito de Cristiano Ronaldo são o retrato de um homem pobre. Não reflectem a mente de um rei, de um astro, nem sequer de um pai do futebol português. São só um exemplo sublinhado de quem nunca soube entender que as bolas dentro da baliza são só a areia que ajuda a misturar com outros ingredientes para cimentar uma posição na história de um país.

Uns dizem que esta degradação da figura mais marcante do nosso futebol, começou há uns anos, com problemas pessoais e de saúde...mas a maioria que não está vendada por cores vermelhas, desde sempre teve dificuldade em distinguir o Eusébio formatado na máquina vermelha que ocasionalmente falava na selecção...dele, da figura que alguém comparava com Puskas ou Di Steffano.

Se no estrangeiro Eusébio significa Portugal, dentro de portas Eusébio sempre significou Benfica. E não é aquele Benfica saudável, desportista, que ultrapassa as fronteiras de simpatia do estádio da luz...Humberto Coelho, Rui Costa, Rui Águas...esses são muito mais Reis...que o King. Eusébio é um ressabiado com o sucesso de outros, especialmente se esses não emergirem debaixo da marca que o criou...como Ronaldo.

Pois bem, caro Eusébio, o seu reinado foi longo, mas acabou. A estatística pouco interessa agora discutir. Ronaldo ascendeu a um patamar maior. No seu tempo Eusébio nem sequer é consensual, se viajarmos pelo mundo, acima de Eusébio houve Yashin, Garrincha, Pelé, Charlton, Best ou Beckenbauer, apenas em Portugal esse estatuto é incontestado. Ronaldo tem apenas um rival e não é sequer unânime que Messi seja melhor que o Português, serão na vertente mais diplomática os reis do futebol mundial, tal como na Republica Romana dois Cônsules dividiam o poder.

Como é óbvio Ronaldo não responderá a Eusébio na atitude desdém. Apesar de tudo, CR7 é mais inteligente e sabe que os "reis" não se defrontam. Apenas se sucedem. Ronaldo sabe que Eusébio é o velho decrépito que se agarra à coroa de forma patética e até algo constrangedora, não fará nada que estrague a sucessão, não fará nada para precipitar o seu mandato. Não precisa. Eusébio está com as últimas 30 ou 40 declarações na imprensa prestes a tornar-se "persona non grata"...ou melhor..."persona non sana".

Cai a coroa e o respeito pela lenda. Se é que a foi.

SL

7 comentários:

  1. Não tenho qualquer dúvida que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos. O futebol de hoje, não tem nada a ver com o futebol do tempo de Eusébio e do tempo de Peyroteu. A velocidade, a quantidade de jogos e velocidade de raciocínio de agora são incomparáveis com o tempo de Eusébio. Ainda por cima Eusébio jogava mal de cabeça e nunca foi posto verdadeiramente à prova em campeonatos e equipas top a nível mundial, pois nunca jogou numa equipa estrangeira e Portugal raramente ia a Europeus e Mundiais. Por tudo isto, julgo até que é inferior a Luís Figo. Penso que o 3º lugar fica bem a Eusébio.

    ResponderEliminar
  2. javardeiro, concordo e gostei do post.
    Gostava era de saber a opinião sobre o R&C, ainda mais pelo silêncio absoluto dos blogs apoiantes da dinastia. Eu cá, quase me apeteceu arrancar os meus cabelos e os de muita mais gente (figuras que infelizmente viemos a conhecer e pulularam no nosso clube).

    ResponderEliminar
  3. Sou mais ou menos da idade do Eusébio...!
    Estava na guerra em Moçambique quando ele veio para Portugal...
    Nunca o entendi, como homem, grande coisa...
    Foi um bom jogador de futebol...
    Há muito "perdeu" a áurea de rei...

    Tenha boa saúde e

    Viva o Ronaldo...!!

    Dúvidas...?

    Só quem seja surdo e cego...!!

    E viva o tremoço...o rei do marisco...!!

    ResponderEliminar
  4. Nem em casa seria rei, mas enfim.
    A ideia que passa desse homem (Eusebio)é de um vulgar benfiquista, que manda uns bitaites quando com uns copitos a mais. Também acho que não merece sequer que se perca tempo a falar dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, realmente cada vez que abre a boca o "deusébio" cada vez mais se afirma como um cromo lampião, um grande jogador segundo dizem, mas um homem muito fraquinho, um pobre de espírito. Acredito que os verdadeiros Benfiquistas devem ter vergonha das declarações do seu maior símbolo desportivo.

      Eliminar
  5. Na próxima vez que o Eusébio abrir a boca mostrem-lhe isto:
    Peyroteo - 393 jogos, 635 golos
    Eusébio - 614 jogos, 638 golos

    Fernando Peyroteo é a maior máquina de fazer golos da história do futebol com o recorde de maior média de golos por jogo.

    ResponderEliminar