quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Colegas

Começei a ler blogues leoninos há alguns anos. Mais ou menos desde que existem espaços escritos com vontade de transmitir ideias e não apenas retransmitir notícias avulsas. Os primeiros que segui e me levaram a criar esta coisa foram o Leão da Estrela, Alvaláxia e Bancada Nova. Para mim foram e serão, até ver, os melhores blogues leoninos criados e mantidos até hoje. O sentido de humor do LdE, a análise apaixonadamente racional do Alvaláxia e a desconstrução profunda e objectiva do BN...são legados pesados para quem por e com eles se seguiu.

Os herdeiros, A Norte de Alvalade, Cacifo do Paulinho, Cantinho do Morais e Verde às Listas cresceram na sombra dos 3 primeiros e ocuparam naturalmente o seu lugar. Os dois primeiros ascenderam ao meu top actual e é na diversidade e amplitude do ANdA e no sarcasmo do CdP que tantas vezes me inspiro, para continuar a encontrar a voz deste blog. Aliás o ANdA é o meu portal, onde encontro os links para todos os outros blogs que acompanho. O debate da caixa de comentários do CdP é um must...um autêntico "barbeiro" de porta sempre aberta.

Não quero deixar de mencionar outros espaços que foram criando escola, Balakov10 era um mimo, Fonte Segura e A Insustentável Leveza de Liedson continuam a definir um estilo, Sporting Visto por Nós, Leoninamente, Porta10A são valiosos e dedicados sítios de grande Sportinguismo e tantos outros que peço desculpa não mencionar, somos muitos e quase todos muito bons.

Como não sou dado a coisas unânimes, lamento apenas as linhas editoriais de Sporting até Morrer antes das eleições e Bancada Nascente depois das mesmas. Em ambos, some-se o rigor em virtude de uma agenda provavelmente afectada por afinidades pessoais. Mas até a estes gabe-se a coragem e a persistência, teimosia e...claro Sportinguismo...porque convém não esquecer, somos um clube...muito grande!

A todos os bloggers leoninos uma grande Saudação Leonina (às vezes não parece, mas juntos temos uma força...brutal) e aos que me esqueci de referir...por favor refresquem-me a memória na caixa de comentários.

SL

13 comentários:

  1. Excelente post!

    Provocar a união entre blogger's leoninos, é uma atitude louvável.

    Gosto sempre de cá vir, embora pouco comente.

    Ab

    Pinilla

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto!

    Um abraço e saudações leoninas.



    As Redes do Damas

    ResponderEliminar
  3. Caro javardeiro,

    Também eu ando por cá há alguns anos e permita-me uma correção. Blogues como o A Norte ou Cacifo de Paulinho não cresceram à sombra do Bancada Nova. Se não estou em erro até lhe são anteriores. O autor do Bancada Nova (PLF) participava no extinto Centúria Leonina na altura da criação desses blogues. E se me permite gostaria de acrescentar 2 nomes míticos da blogosfera leonina e que deixaram marcas em quem os leu: O Mãos ao ar (que ainda pode ser consultado) e o Óculo Verde (já eliminado pelo autor - uma pena, digo-lhe eu). O Mãos ao ar, insuperável na prosa fina, bem construída e humorada. Não tinha rival nesse capítulo na blogosfera e qualquer conhecedor o pode confirmar (aliás, aconselho-o a googlar até lá e a deliciar-se com aquelas prosas. Pode começar pela Escala de Barbas O Óculo Verde pelos posts bem humorados, também eles bem escritos e, principalmente pelas ideias inovadoras surpreendentes. Posts como o post para ceguinhos ou o da tática para um derby eram qualquer coisa de absolutamente louco.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Quando disse que cresceram à sombra, não disse que lhe eram posteriores, apenas não tinham (a meu ver) tanto protagonismo como os citados...quanto ao resto, não conhecia essa proto-história que descreve e pronto...aprendi mais um pouco.

      Obrigado,
      Javardeiro

      Eliminar
  4. Estimado Javardeiro
    Concordo com quase tudo, com excepção do Fonte Segura, já que se tornou muito tendencioso e aziado. Queria recordar também o blog Núcleo Sportinguista da Carapinheira, que gosto muito, tanto pela estrutura do textos como a asertividade dos mesmos.

    SL
    Bacus

    ResponderEliminar
  5. Curioso, eu utilizo este blog como Portal para os outros!

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  6. Meu caro, acrescentaria a esta lista o És a Nossa Fé.
    Já agora não posso deixar de notar a curiosidade de, ainda hoje de manhã (antes de fazer a visita diário aqui ao blogue), ter pensado escrever um texto nos mesmo moldes. Fica o apontamento.
    Saudações e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Um grande abraço e obrigado pela referência.
    Tenho andado um pouco ausente pois nem sempre é fácil colocar algo que já não tenha sido referido em outros espaços (aqui, o A NORTE, Insustentável, etc).
    E, para quê repetir o que já está bem dito (na minha opinião)?

    Só é pena é que haja blogs do NOSSO clube, onde alguns são censurados e rejeitados.
    Eu aceito tudo, desde que não hajam insultos gratuitos e acéfalos.

    ResponderEliminar
  8. Estimado Javardeiro
    Concordo com quase tudo, com excepção do Fonte Segura, já que se tornou muito tendencioso e aziado. Queria recordar também o blog Núcleo Sportinguista da Carapinheira, que gosto muito, tanto pela estrutura do textos como a asertividade dos mesmos.

    SL
    Bacus

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela referência.

    Um grande e leonino abraço.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Olá, javardeiro,

    Pouca gente, entre tanto blogger com tanto blog leonino espalhado por essa blogosfera fora, terá esta consciência da colectividade que somos e o quanto podemos fazer com ela. Juntos... Saúdo-te por isso!

    Agradeço, já agora, a menção ao SVPN...

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. O Sangue Leonino em tempos.
    O SectorB32 agora tripartido, era apenas do Sporting.

    Mãos ao ar foi qquer coisa inexplicavel, cometi o erro algumas vezes de ler posts no trabalho e não dava para disfarçar a risada.

    Centuria Leonina, alguns chegaram à direcção na pior altura. Tinham uma equipa muito boa, mas de por querer agradar a todos, acabaram da pior maneira. Sobra o nosso médico do clube.

    ResponderEliminar
  12. O ANorte transformou-se no meu portal de Futebol. bolhas e afins minimizo ao máximo o nr de clicks, só mesmo qd quero ver uma notícia. Uma vista de olhos pelo 'blog roll' do ANorte e estamos actualizados.

    O Leaodeplastico é o que abro com mais anseio de ler as novas prosas e ficar com um sorriso nos lábios.

    O "barbeiro" do cacifo é viciante quando estamos numa de procastinar.

    Tenho esperança que o PLF volte ao activo.

    ResponderEliminar