quinta-feira, 28 de março de 2013

Rankings académicos

A academia do Sporting é a 5ª melhor da Europa. Mas só porque os cálculos desta hierarquia foram tão razoáveis como estacionar em 2ª fila ao lado de uma esquadra. Não interessou que tipo de jogadores formou, se chegaram a internacionais, campeões, ou se fizeram carreira mais tarde ou não. Se isso tivesse feito parte do estudo, tenho a certeza que nem o MTK Budapeste, Partizan Belgrado ou Hadjuk Split teriam qualquer hipótese de ficar à nossa frente...e mesmo Ajax e Barcelona teríamos de ver bem...mas que seja...a 3ª escola da Europa....não é bom...é muito bom.

Fica provado que não é só gabarolice em causa própria. A academia é das poucas coisas que nos mantém o orgulho no clube vivo...não por ser gira de ver em rankings ou reportagens de Tvs mundiais, mas porque tem a capacidade de ser a coisa mais parecida que alguma vez vamos ter com um magnata russo ou árabe.
Por uma vez, o Sporting tem a hipótese de ir contra a tendência das equipas que por caridade enfiam um português no onze titular. Por uma vez, o Sporting pode, por obrigação financeira...claro, fazer ressurgir o jogador tuga.

Não sou hipócrita, tenho outros defeitos, mas não sou capaz de criticar a selecção nacional e bater palminhas à minha equipa que faz pouco para criar melhores jogadores para os Paulos Bentos poderem usar. Pelo que se vê, o Sporting fará sozinho esta caminhada. Porto e benfica prometem passar mais um verão a trazer estrangeiros e a encher as vagas obrigatórias para os registos na UEFA com jogadores que tem tantas hipóteses de serem titulares como eu.

Esta aposta in house do nosso clube é forçada? Sim, é. Mas tem de ser sinónimo de desinvestimento? Não podemos olhar para a coisa com um pouco mais de orgulho? Olhar para Fokobo, Dier, Zezinho ou mesmo Golas, não é sinónimo de patriotismo no sentido mais limitado da palavra, mas o sucesso de algo português não tem de ser fechado ao beneficio dos portugueses. Essa visão é curta para os horizontes da nossa Academia.

Eu sonho com o dia em que o Sporting não tem de comprar coisas como Bojinov. Primeiro porque forma jogadores melhores, depois porque concentrando o investimento em 2 ou 3 jogadores por época, estes possam ser mais do que promessas ou eternas-promessas. Ainda por cima, temos uma imprensa desportiva que adora "putos-maravilha". Temos o forno, a massa e sabemos fazer pão. Só falta comer.

SL

2 comentários:

  1. Eu vejo as coisas de outra maneira, desinvestimento é andarmos a torrar $$$ em grimis, ronnys, pongolles, Kirovskis, etc etc etc. Agora dar oportunidades aos jovens que mostraram valor vejo isso sim como investimento.

    ResponderEliminar
  2. Já que estamos a falar de putos e do futuro, a derrota na NextGen pareceu-me justa. Só vi o prolongamento, mas, do que vi e ouvi dos comentários, parece que não há nada a dizer. Meias finais foi o limite. Duas notas mais. Primeiro, aquele defesa central (Ruben Semedo) é ridículo (pode-se dizer isto de juniores, certo?). E não me refiro ao aspecto. Segundo, treinador e adjunto expulsos no espaço de 5 minutos? Num jogo de juniores? Parece que não são só os jogadores que estão em aprendizagem.

    ResponderEliminar