sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma inspiração

A palermice às vezes tem de ficar de fora, especialmente quando desaparece um Homem, um símbolo do Sporting como João Rocha.

Digo o homem, porque me parece que a figura, ou a inspiração que comanda durará muito mais.
Foi o presidente do meu 1º título e o grande líder por detrás de uma ideia do Sporting muito ambiciosa, o único que até agora soube pensar à dimensão verdadeira do clube. Falhou em algumas coisas, mas o  que deixou (títulos, adeptos, património) compensou largamente algumas apostas erradas especialmente em treinadores e jogadores.

O clube era uma coisa quando entrou e algo muito diferente quando saiu. Para os que não sabem João Rocha comandou o clube durante 13 anos e num misto de mão de ferro com boas delegações conseguiu, numa fase de grande afirmação de Porto e Benfica, conquistar 3 campeonatos, 3 taças e 1 super taça.

Mas muito mais importante que os troféus ou sócios que angariou, foi a ideia de um super-clube, uma cultura única de orgulho e enorme massa desportiva...esse legado é muito do que me faz ser sempre um apaixonado pelo Sporting.

Que esta figura inspire Couceiro ou Bruno de Carvalho a uma presidência diferente, com um rumo e ambicioso já agora.

SL

3 comentários:

  1. Os meus sentidos pêsames à familia do Sr João Rocha e o desejo de que se encontre na Paz Eterna...

    Deu-me muitas alegrias e uma grande tristeza...:

    Fiz-me sócio correspondente do Sporting no já longínquo ano de 1965, quando me encontava a cumprir o serviço militar no norte de Moçambique...
    Quando o então presidente João Rocha remodelou a situação dos sócios, não permitiu que os correspondentes que não morassem a mais de 100 quilómetros o continuassem a ser...

    Por 6 Km e picos...deixei de o ser, porque ao tempo as minhas possibilidades económicas não me permitiam... ser sócio efectivo do Sporting...

    Logo que consegui pagar as quotas sem prejudicar o bem estar da família...fiz-me sócio efectivo até ao dia de hoje...
    Por pouco seria já agora quase cinquentenário se...já lá não vou chegar, mas até à minha morte, para além de sportinguista...pretendo continuar a ser sócio...

    Descanse em Paz Presidente...

    ResponderEliminar
  2. E Viva o Sporting! Caro MM é um orgulho ler a sua dedicação e convicção. Pai, Tios e muitos outros que me educaram no Sportinguismo, todos, são unânimes em colocar João Rocha como grande fazedor de Leões.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela sua atenção...

    Também foi o meu pai... com quem muitas vezes vibrei em Alvalade, que me transmitiu o gene do Sporting...
    Que eu consegui, por minha vez... transmitir aos filhos e netos...!!

    João Rocha ficará para sempre na memória dos bons sportinguistas...!!

    Saudações Leoninas...!!

    ResponderEliminar