sexta-feira, 22 de março de 2013

O meu voto

Tenho de dizer que nunca pensei, quando foi conhecido o timing que as listas teriam até haver uma eleição, que surgissem 2 candidaturas tão sólidas e seguras da missão a que se propõem. No meia da merda de um mandato que até ao último dia não se cansou de decidir mal e com enorme prejuizo para o clube, nascem pois duas propostas credíveis, ou melhor, quase que chegaram lá...tivessem mais tempo...

É preciso notar que neste momento o Sporting é uma má opção para um dirigente que já esteja no mundo do desporto e ainda pior para quem vem doutras realidade. Quem vem, vem de certeza por amor ao clube.

O que herdam? Um clube gerido por um cobarde, que pensou um dia ser mais do apenas um cobarde, que foi arregimentado por outros tantos cobardes que o abandonaram, entregando o clube à estupidez e incompetência de quem precisa de 40 milhões para fechar uma época.

E mais, vende o melhor avançado 1 dia antes de um acto eleitoral, apenas...e pasme-se...por medo. Não foi para pagar ordenados, nem para segurar atletas, não foi para assegurar nada de urgente para a gestão do clube. Fê-lo para melhorar os registos financeiros merdosos que deixa, imaginando que uma almofada na cadeira bastará a quem se sente nela...para não decidir como primeiro acto de gestão denunciar a gestão da sua direcção.

Penso que decidiu mal. Pois tenho a mais pura das certezas que quem for eleito não terá margem de manobra para deixar Godinho em paz. Pelo contrário será pressionado, por sócios como eu, que não podem deixar passar crimes desportivos como este e outros...deixar passar uma ofensa tão egoísta às hipóteses de sobrevivência do Sporting. Eu sei...eu sei...não pode ser incriminado, mas pode ser culpado. Pode ser e vai ser oficialmente inscrito na história do Sporting, como um cobarde. Apenas e só.

Mas deixando o passado, por agora, olhar para a frente é escolher o futuro. Eu já escolhi, e não sendo Candy, opto pelo presidente que mais me parece com julgamento para decidir bem. Esse é José Couceiro.
Não tenho dúvidas que BC traria outras qualidades, outro tipo de presidência, mas tenho sinceras dúvidas que tomasse desportivamente tantas boas decisões como será capaz Couceiro.

O estilo autoritário e seguro, não me diz absolutamente nada. De que vale ser tudo isso se não há um engenho desportivo por detrás de cada decisão. Pinto da Costa e outras presidências de sucesso, corruptas (mas até nisso bem sucedidas) não o foram pela firmeza, mas pela qualidade das suas opções. Mourinho e Vilas Boas tiveram contrato assinado com o Sporting...isso deve-nos fazer entender alguma coisa.

A autoridade de Godinho nunca foi questionada por dentro do clube, o que o arruinou foram as escolhas que fez...cada cagadela foi uma minhoca de problemas, mas o seu mandato resistiu até ao fim sem nunca um dirigente em funções questionar o que quer que fosse...por isso...escolho Couceiro.

Antes que me entupam o blog de comentários fundamento de outra forma:

Se eu fosse presidente do Sporting e precisasse de fazer umas longas férias, num paraíso onde fosse impossível de manter qualquer de contacto, a quem deixaria as chaves da 10A? Sim...pois é...Couceiro.
E não é só na figura do presidente, a restante equipa de Couceiro também apresenta mais potencial de união e competência.

Não sou dos que indo votar num candidato, acha que o rival é miserável...nada disso. Votei em BC nas anteriores eleições e sempre pensei que teria de repetir o voto desta vez. Mas não sendo esse o desfecho, não posso deixar de dizer, que caso seja o Bruno a vencer, não será o fim do clube...e pode até surpreender muita gente. Mas precisaria, sem dúvida de um "braço direito" com uma visão mais profunda e actualizada do futebol. Inácio, Virgilio, Freitas Lobo não são essa pessoa.

Penso aliás, que seria de um enorme bom censo e uma vitória gigantesca para o clube que ganhando BC, este convide Couceiro para ser um vice destacado do CD. O inverso teria também as suas vantagens. Sendo que vejo em BC qualidade de comunicação mais que suficientes para ser um presidente da SAD bastante valioso. Existam os convites e a humildade de os aceitar e o Sporting terá muitas mais chances de ser unido.

E pronto, desculpem a seriedade da coisa, mas o momento não está para palhaços. Nem para grandes palhaçadas. Esse tempo acabou.

SL

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo. Lixo anti-sportinguistas não.

    ResponderEliminar
  4. Apoiado.
    Os meus 3 votos também vão para o Couceiro.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. SE calhar com o "Bruno" vai ser como nas historias dos russos. Que piada. So nao sei o que e' mais engracado, a historia, ou quem nela acredita.

    Sim senhor, com o "Bruno" ninguem faz farinha, que valentao!

    ResponderEliminar
  11. Entendo o voto e de certa maneira já o esperava, porque cada um é livre de votar em quem quiser, mas não entendo as justificações, porque não me parecem argumentos válidos ou verdadeiros... Mais valia teres dito: "voto no Couceiro, porque sim e porque quero", acho que isso seria mais sincero.

    Então vamos lá ver:

    "...mas tenho sinceras dúvidas que tomasse desportivamente tantas boas decisões como será capaz Couceiro."

    A sério ? Então mas que boas decisões desportivas já viste o Couceiro tomar? Viste em 1997 no Sporting ? Viste em 2010 e 2011 no Sporting ?
    Viste noutros clubes ? Onde ?!
    Eu não quero ser injusto, mas nunca lhe vi competência desportiva.
    Para mim o Couceiro, é igual a tantos outros "treinadores" que andam por aí... Ele apenas se aproveitou bem das cunhas e "mitos" que se foram criando à volta dele.


    " Mourinho e Vilas Boas tiveram contrato assinado com o Sporting...isso deve-nos fazer entender alguma coisa."

    O que isso te deve fazer entender, é que afinal o estilo "autoritário" e "seguro" que reconheces ao Bruno, fazem muita falta. Se tivéssemos tido disso no nosso clube, não seriamos geridos de fora para dentro!


    "A autoridade de Godinho nunca foi questionada por dentro do clube, o que o arruinou foram as escolhas que fez...cada cagadela foi uma minhoca de problemas, mas o seu mandato resistiu até ao fim sem nunca um dirigente em funções questionar o que quer que fosse...por isso...escolho Couceiro."

    Aqui fiquei perdido... O que é que uma coisa tem que ver com a outra ?! Ninguém te diz a ti que o Couceiro vai ter o mesmo nível de "controlo" ou de ligação "intima" (por diversas razões) com os membros da sua lista, como teve Godinho Lopes. (Ou tu achas que eles não se tiveram que "agarrar" uns aos outros ?! Começou logo na noite eleitoral...)


    "Se eu fosse presidente do Sporting e precisasse de fazer umas longas férias, num paraíso onde fosse impossível de manter qualquer de contacto, a quem deixaria as chaves da 10A? Sim...pois é...Couceiro."

    Aqui, quero acreditar que isto era uma piada... Porque quando chegasses dessas férias, tinhas a SAD vendida a algum estrangeiro, tinhas a malta do "croquette" ( Rui Oliveira e Costa e afins...) pendurada nos camarotes... e tinhas o "tio" Ricciardi a vasculhar os papéis da SAD, para ver se não estava lá nada que o pudesse "incomodar" no futuro.

    SL



    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Uma certa dose de ingenuidade pensar que algum dia José Couceiro e Bruno de Carvalho vão estar juntos numa mesma Direcção do Clube.

    ResponderEliminar
  14. José Duarte23 de Março de 2013 à0 07:11

    Concordo com a sua opinião, e nos reparos que aponta ao Javardeiro. Acho que Couceiro vem a fazer carreira com base numa muito boa imprensa porque se formos ver o sumo, como treinador só teve relativo sucesso no Vit. Setúbal, eram a equipa sensação do campeonato até meio da temporada, com uma das melhores defesas do campeonato (a melhor?), e se bem me lembro ofensivamente não deslumbrava mas tinha um Jorginho a fazer a melhor época da carreira e ia decidindo jogos. Sem retirar mérito ao Couceiro, a verdade é que de tempos a tempos vemos uma equipa a fazer estes brilharetes muitas das vezes assente no talento de um jogador, que até pode ser mediano, mas em grande forma e a fazer a melhor época de sempre (lembram-se de Cristiano no Paços). Fora esta passagem por Setúbal, como treinador o que conseguiu de relevo? Um desempenho bom na Lituânia onde andou perto de fazer história com a selecção, é verdade, e em Moscovo não acompanhei muito do que fez.
    Já no porto, muita gente diz que foi o único que não ganhou nada onde todos ganham, e pior ainda porque tinha a base da equipa que venceu a champions. Mas olhando com seriedade para a questão, entrou a meio da época (por mérito próprio após o brilharete em Setúbal e "desnorte" do pintinho que pensou que tinha ali novo mourinho), apanhou um plantel de enorme qualidade sim, mas não tinha uma equipa. Nessa época o porto teve 3(!!!) treinadores, um deles começou a pré época mas não a acabou, e ele foi o último a pegar na equipa. A base que ganhou a champions estava "partida", Maniche Baia e Costinha continuavam mas existiram as saidas de Deco, R. Carvalho, P. Ferreira.
    Achei rídiculo o argumento que usou no debate para passar a ideia que teve sucesso no porto. "Na história do clube ninguem que entrou em Janeiro fez melhor que eu", pois é não dúvido mas tenho 28 anos e não me lembro de mais ninguem que tenha entrado lá em janeiro... geralmente que lá inicia a época termina-la...
    Nas selecções jovens teve também desempenhos miseráveis com planteis de luxo, o Euro sub 21 disputado em casa foi um exemplo flagrante, Meireles, Moutinho, Veloso, Nani, Quaresma, uma seleção sub 21 das melhores que já vi e não jogavam nada, desempenho fraquissimo.

    Resumindo foi um treinador longe de ser bom, mas tb não tão mau como pintam. E como dirigente, bem, confesso que simpatizo com ele, achei boa escolha no tempo de JEB, mas lá está, acho que é mais boa imprensa que outra coisa, o que conseguiu de positivo



    ResponderEliminar
  15. BdC, desiludiu-me, esperava mais de alguém que repete a campanha. A estrutura para o futebol não me convence, Virgilio não sabemos o que vale, e inácio como treinador já mostrou mais que Couceiro na minha opinião, mas como dirigente para futebol não sei também o que vale. Mas aqui está a meu ver empatado com Couceiro porque Barbosa tb não sei ao certo o que vale, nos tempos de P. Bento não havia $$$ para jogadores mas isso não é desculpa, um bom director desportivo tem de mostrar trabalho ainda assim, e não me lembro de um jogador mesmo que mediano que o P. Barbosa tenha conseguido. Já o Diogo não sei o que tem de especial, parece-me que é alguem com padrinhos. Fez parte de planteis no Sporting mas só para fazer número, pouco ou nada jogava, e acabou a carreira mas manteve-se na estrutura do clube, quantos jogadores com carreiras assim continuaram no clube como dirigentes sem ter provado nada?

    BdC e Couceiro não andaram assim tão longe um do outro na campanha. Onde acho que BdC ganhou à vontade foi no entusiasmo e garra que demonstra e que me parece que o clube precisa. Couceiro nas suas intervenções não me convenceu que era alguém seguro daquilo a que se propunha. Discurso muito vago, sem se comprometer com nada, limita-se a constatar o óbvio e no fim dos debates no apelo final ao voto então era gritante a falta de ideias e linhas estruturantes da candidatura. Aqui lembrou-me GL ha 2 anos, este tinha Duque e Freitas, e o Couceiro tem... bem, tem-se a ele próprio e à sua boa imprensa. Tentou ganhar votos assentes nesta suposta valia que é o seu passado no desporto, em desespero de causa nos debates diz a BdC que este tem passado zero no desporto. Não é verdade, BdC tem algum sucesso ligado à reactivação da secção de hóquei do Sporting, e além disso como já o passado desportivo de Couceiro está longe de ser famoso...


    Agora Severino, não tem o dom da palavra dos outros 2, mas gostei de ver a vontade que trouxe para o debate, mexeu-se, arranjou contactos, teve algumas gaffes sim, mas acho que não tantas como muita gente diz que em cada intervenção do homem arranjavam um defeito. GL foi eleito há 2 anos e comparando a campanha dele com a de Severino, Severino foi de longe mais concreto e convicto. Entendo que para ter algum tipo de protocolo de cooperação com o Johan Cruijff, fosse necessário meter cá treinadores da confiança dele, e não vejo mal nenhum desde que não modificassem a estrutura da formação, que está a funcionar e bem (é nesta altura das poucas coisas positivas no futebol do Sporting) e viessem numa óptica de cooperação. Acho que para cooperação podia ser algo muito positivo porque obviamente eles também sabem o que fazem na área da formação.
    Obviamente que Severino não vai ganhar, mas fez o papel dele, expôs as facetas de Couceiro que a boa imprensa fez questão de não avivar, e é um profissional da comunicação, sportinguista, conhece o clube, e é natural que com a Sporting TV à vista o voltemos a ver no futuro.


    Espero que vença BdC, desiludiu-me, esperava mais dele nesta campanha, nomeadamente que explica-se como atingir algumas medidas do seu programa, apenas diz que quer fazer A, B e C mas não diz como, e por isso esperava mais de alguém que nestes 2 anos sabia que mais tarde ou mais cedo o momento dele iria chegar. Pareceu-me apesar de tudo mais preparado que Couceiro, e a vontade e garra que lhe vejo é algo que falta a um presidente nosso há muito. Contra ele vai ter muita gente, porque não tenho dúvidas de uma coisa, existem muitos negócios obscuros com prejuizo para o clube que foram feitos ao longo dos últimos anos, o acumular do passivo da forma que aconteceu não se explica apenas com decisões desportivas patéticas.

    ResponderEliminar
  16. Ao anónimo que anda a espalhar o vírus de um certo video no youtube, esse video é lixo, lixo desonesto que me ofende como sportinguista de forma igual se fosse sobre bruno de carvalho. Aliás digo-lhes mais, toda a gente que quiser saber..encontra alguns relatos sobre a vida profissional de BC nada abonatórios. É fácil apontar o dedo a Couceiro, já que ele sim fez qq coisa no futebol...agora não merece aquele video de certeza montado por uma pessoa triste e amargurada, com a ilusão de uma mentira pode servir boas intenções.

    A propaganda falsa gera muitos perigos, desde logo a de ser abusiva do respeito que qualquer ser humano merece. Secalhar isso para si não vale de nada...o que interessa é ganhar não é?

    Se não gosta do que lê aqui. Pode sempre não voltar mais. Isto é um blog e apesar de aceitar todos os pontos de vista na cx de comentários...isto não se vai tornar numa cx de insultos...era só o que faltava...

    ResponderEliminar
  17. Excelente post, javardeiro. No entanto, francamente, desta vez acho que darei maior importância ao que tu passas para segundo plano. A firmeza e assertividade, a promessa de maior qualidade na gestão "não desportiva".
    No fundo concordo com tudo o que escreves e respeito todos esses argumentos mas dou maior relevancia àqueles que usas para caracterizar o BdC e assim, votarei B.
    Dito isto, volto a concordar contigo. Se ganhar JC, não será nada de mau, não virá o fim dos tempos. Considero simplesmente estupido que alguns consocios insistam em abordagens maniqueistas e diabolizem o candidato de que nao gostam.
    Essa tua ideia de ambos colaborarem, apesar de bonita e provavelmente util, não me parece que algum dia seja concretizada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é pena. O momento do Sporting não se compadece com divisões internas. O próximo presidente vai ser fácil de atacar. Provavelmente vai ter de vender Patricio e um ou outro mais no verão, provavelmente vai ter de extinguir modalidades, provavelmente vai ter de ser um "mau" presidente durante o próximo ano.
      Porque não sejamos ingénuos, a campanha foi o que foi e tudo o que se disse estar resolvido, não irá ser bem assim.
      A equipa está a um passo da Europa, mas com uma irregularidade que não vai tornar o objectivo fácil. Acho para o próximo ano com as asneiras que se herdaram e sem dinheiro para investir, o Sporting deverá ter muita dificuldade para chegar a um 4º ou 5º lugar e isso quase ninguém que vai votar hoje está à espera.
      Desenganem-se os que acham que a próxima direção vai conseguir resultados melhores que esta. Vai ter metade do orçamento e muitos pesos mortos para sustentar (Pranjic, Onyewu, Bojinov, Evaldo, Elias e outros vão ser dificilmente dinheiro recuperado). Enquanto isso, há a regra do Fairplay da UEFA que vai obrigar a cortar a direito...o Sporting tem de encaixar pelo menos 25 milhões no verão...o que é simples de entender de onde virá - 15 de Patricio, 5 ou 6 de Carrilho e 5 ou 6 de Capel.
      Ou seja a próxima equipa será uma versão inexperiente e irregular da deste ano. Boeck, Lopes, Rojo, Dier, Ilori, Rinaudo, Adrien, Jeffren, Bruma, Labyad e Ghilas.

      Não parece um conjunto com aquela capacidade de ir vencer muitas partidas fora e perderá muitos confrontos em casa, especialmente com equipas que saibam defender. Realisticamente, o Sporting perderá de uma época para a outra toda uma equipa titular. Isso como muitos disseram nos últimos dias não traz estabilidade e será mais um ano a fazer experiências e adaptações.

      Além do mais não deve haver muitos jogadores com vontade de repetir um ano como este. As suas carreiras também estão a ir pelo cano...e todos sabemos o que os empresários são capazes.

      O próximo presidente não vai ganhar de goleada as eleições e por isso fazia todo o sentido que quem perdesse entregasse o "capital" do seu apoio diretamente ao vencedor. Como? Sendo cúmplice das suas decisões...e penso que isso só se faz, estando ao seu lado. Ajudando à tomada das mesmas.

      É possível e os sócios do Sporting podem criar esse assunto na agenda pós-eleições. Se pudemos forçar a demissão de GL...também não será impossível forçar uma união, que muito daria à pacificação da vida diária do clube.

      Os tempos que chegarão não vão ser nada simples.

      Eliminar
  18. deixem as pessoas pensarem pela sua própria cabeça: para mim Couceiro é um infiltrado de PdC tal como Jesualdo, Miguel Lopes e outros. http://www.youtube.com/watch?v=sG7l6usYjCQ

    ResponderEliminar
  19. O post desiludiu-me bastante. Nao de todo pelo sentido de voto, a que o javardeiro já tinha feito alusao em posts anteriores, mas pela grande confusao que parece ir na cabeca do autor (e como já foi exposto na caixa de comentários pelo José Duarte entre outros).

    O aspecto-chave destas eleicoes parece-me ser o enorme medo que se gerou na psique colectiva dos Sportinguistas de que o Bruno de Carvalho possa ser o "Vale e Azevedo" do nosso clube.
    Se repararem, toda a argumentacao do javardeiro parece ser uma espécie de "justificacao do porque de nao votar BdC" mais do que uma certeza clara de querer votar JC porque sim e porque tem muitas qualidades.

    Nao sei como se pode ter receio de BdC quando temos em funcoes um Presidente que vende o nosso melhor ponta-de-lanca e um dos melhores marcadores da temporada passada (em ano de estreia) por valores razoáveis a 3 dias das eleicoes. Supostamente para pagar despesas de tesouraria corrente.
    Meus caros, "Vale e Azevedo" foi JEB. "Vale e Azevedo" foi Godinho Lopes. Duvido que alguém possa fazer pior do que os ditos. E mais, penso que a lideranca forte, personalizada e entusiasmante que BdC promete é o tónico de que o SCP precisa para sair do lamacal em que se encontra.

    Nao me sai da cabeca que JC (a) foi despedido do Porto por PdC e trabalhou para LFV (b) teve que ser empurrado para uma candidatura ao cargo que deveria ser a ambicao máxima de qualquer Sportinguista com desígnios directivos. E parece-me que estes dois critérios ferem de morte qualquer aspirante a Presidente do nosso clube.

    SL e que ganhe o melhor
    Petinga

    ResponderEliminar
  20. Eu já votei e espero ter feito a melhor escolha...

    Na fila desde cerca das 9 da manhã, não me agradou nada a falta de consideração de quem mandou abrir as urnas às 10,30...

    Um pouquinho de mais consideração pelos sócios ficaria bem...

    Desejo 3 coisas...:

    Que seja escolhido o melhor candidato...!

    Que quem não vencer se lembre de que em 1º lugar o que deve contar é mesmo e só o Sporting...!

    Que de um vez por todas, acabem os assobios e as vaias à equipa...para desapoiar, bastam os adversários...

    Quem não for capaz de aguentar 2 ou 3 anos sem ganhar um campeonato...e se vingue "ajudando a destruir" a equipa com os seus assobios e as suas vaias...tem sempre uma opção...

    Mude de clube ou fique em casa...!

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  21. MEu caro javardeiro, habituei-me a ler o que vai escrevendo por aqui. Contudo essa mudança de opinião no que à votação de hoje diz respeito revela uma confusão muito grande nessa carola...

    Então votoou no Bruno de Carvalho há quase 2 anos atrás, passou-se o que se passou entretanto e, você disse o que disse por aqui, e, agora vai votar no rosto da continuidade?????? Fodassssssss

    Bruno de Carvalho a PResidente !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  22. Já o disse e volto a repetir: é com tristeza que verifico que os sportinguistas parecm ter o sporting que merecem...
    O autor do post justifica o que não é justificável e enrola o texto com argumentos, no mínimo, confusos.
    Apostava que é daqueles que grita "sporting campeão" depois de 3 vitórias consecutivas e mostra lenços brancos depois de duas derrotas se seguirem a estas mesmas vitórias...
    A culpa não é só dele, mas das pessoas que nos tentaram fazer acreditar que o problema do sporting é apenas desportivo, quando o verdadeiro problema é de liderança. Esta realidade é por demais gritante para se poder ignorar. JC terá algumas competências na área desportiva, nao duvido. Mas é demasiado óbvio que não tem capacidade para dirigir um clube da dimensão do Belenenses quanto mais do SCP. Repare-se que Salvador assim como o novo presidente do clube atrás citado não são propriamente treinadores ou ex dirigentes, mas sim líderes. Que moda é esta que se quer criar no SCP? desde quando um treinadr será um bom presidente de clube? BdC não será perfeito e irá, sem dúvida, cometer erros. Basta olhar para a época do FCP para se perceber que PdC também erra mesmo depois de 30 anos à frente dos destinos do seu clube. O SCP precisa de um líder que consiga reerguer o orgulho do adepto leonino e esse só poderá ser aquele que ame o clube como todos nós e que tenha capacidade para o liderar, porque NÓS SOMOS SPORTING. Esse meus amigos só poderá ser Bruno de Carvalho

    ResponderEliminar
  23. Hoje tive um sonho (era mais pesadelo, mas enfim!), na época desportiva de 2018, o Benfica deslocava-se a Alvalade para defrontar o Sporting.

    O comentador da radio, dizia:

    -No banco do Benfica está o ex-Presidente do Sporting !?!?

    Se o Jorge Perestrelo estivesse vivo diria:

    -Mas o que é que é isto???

    ResponderEliminar
  24. "tantas boas decisões como será capaz Couceiro" ????? What? Baseias-te em quê?! Na descida do Belenenses ou na do Alverca?! Há Sportinguistas mesmo massoquistas!!! Não votem no Bruno e vocês vão ver para onde é que este Sporting vai! Tristes.

    David Alves

    ResponderEliminar
  25. Já agora...se vencer o Couceiro...O que vai acontecer ao Sporting...??

    E ...o que acontecerá se for o Bruno de Carvalho...?

    Boa...não vos sabia adivinhos...!!

    Já agora...indiquem-me aí...os nºs do totoloto...!!

    ResponderEliminar
  26. É uma pena que Severino se preste a isto. É triste. José Couceiro, mesmo correndo o risco de perder as eleições ao dizer isto, disse: " Comigo só vêm para o Sporting por mérito e não por cunha". Muito Bem. É preciso critério, e não distribuir tachos, como parece ser o caso de outros.

    ResponderEliminar