terça-feira, 3 de junho de 2014

O Dilúvio

Não adianta fugir a uma questão que paira pelos corredores de todo o futebol e afecta para já o Sporting. O passivo é o grande diluvio do nosso desporto-rei nacional. Com a sua chegada à fase final (que coincide não por acaso com os maus resultados da totalidade dos bancos que financiaram as carambolas de muitos presidentes) começam a surgir os primeiros ventos que irão tornar-se rajadas e mais tarde num autêntico tornado que levará o mau e o bom que vemos fim-de-semana a fim-de-semana.

A tempestade chega primeiro ao Sporting, depois virão todos os outros big spenders. Porquê o Sporting? Porque tem sido de facto o clube pior gerido e porque foi o primeiro a parar de ocultar a verdade do passado. O nº que qualquer Sportinguista tem na cabeça quanto ao seu passivo será entre 300 e 350, variando conforme a atenção que dedicam a estas questões. Nenhum estará preparado para 550. Eu muito menos. É verdade que a auditoria ainda decorre e nada há a dizer sobre os números especulados na imprensa. Mas...caros amigos, mesmo que sejam 50 ou 100 milhões a mais, para mim já entrámos no campo da ocultação e mentira.

Sempre ouvi o Presidente assumir que se algum dado surgisse nesta auditoria que substanciasse acção criminal que o clube tomaria essa posição. Pois desconfio que não terá outra hipótese. Serei o primeiro a votar num requerimento de AG extraordinária para que seja tomada pelos sócios a postura mais dura possível para quem me enganou a mim e a todos os outros e de forma sucessiva. O Sporting tem uma SAD, mas também é um clube...e entender que para "tapar" os negócios de amigos e andarem a brincar aos clubes ricos alguém tenha dado ordens para esconder contas aos sócios, ou seja, ao próprio clube para que foram eleitos. Não conheço gestão danosa mais grave que a ocultação de dívida.

Não nos iludamos, ter um passivo que ascenda a 10 vezes a receita total de orçamento anual é mais do que grave...é um dilúvio. Não vejo por acaso que a 1ª apresentação dos resultados da auditoria aconteça no último dia antes do fecho de mercado. Não vejo por acaso que depois de um ano de recuperação fantástica do clube a Direcção tenha decidido emagrecer ainda mais o orçamento. Não vejo por acaso que o Sporting esteja a tratar de contratar já e depressa muitos jogadores jovens. Não vejo por acaso que o clube não tenha conseguido a recompra de nenhuma percentagem alienada aos fundos. Não vejo por acaso o medo aterrador que muitos dirigentes passados tinham de uma auditoria profunda aos historial do Sporting. Não vejo por acaso a posição extrema de BdC ameaçando fechar as portas do clube antes da renegociação com a banca.

Conheço muitos Sportinguistas e sei que nenhum estará pelos ajustes de sofrer as consequências de um roubo de magnitude quase terminal sem que o bom e digníssimo nome de muitos carolas venha também pela lama. Nós sócios iremos pagar todas as dívidas. Onde estão os culpados pelas mesmas? Para onde foi a hipérbole de dinheiro que desperdiçaram? Quem ganhou com os negócios ruinosos do clube? Que autoridade tinha para o fazer? Quem escondeu a verdade? Como o conseguiu?

Ouço muita gente a levantar o argumento de que não se deve debater muito a verdade da dívida do Sporting, que só temos a perder nessa abertura. Pois quem não deve não teme...e quem deve muito não deveria continuar a achar que nos diminui assumir que pouco temos a fazer que não seja mentalizar-nos de que levarão muitos anos de milagres desportivos e gestão primorosa para que se chegue a uma posição saudável sem risco de fecho de portas.

BdC e seus pares já provaram que tudo isto não tem de afectar o jogo dentro das 4 linhas e que a solução não irá ser nunca a austeridade selvagem...mas não sejamos tolos...é muito difícil ter horizontes ambiciosos quando há um permanente stress de fazer receitas.

SL

4 comentários:

  1. Até agora, o que tenho visto são interpetraçoes dos diversos meios de comunicaçãoo acerca da mesma fonte de noticias: "as tais reservas levantadas acerca de 300 Meuros numa auditoria do passado". Tanto a RTP, como o Expresso, como os dirigentes do Benfica afirmam o que afirmam com base nessa mesma informacao e em nenhuma outra. Nem o Sporting, nem os auditores, nem a CMVM ainda se pronunciaram por enquanto em relação a isso. Assim que ainda há que esperar para ver realmente de que números estamos a falar.

    No entanto, é interessante ver a preocupacao que subitamente o tema está a ter.
    E estou em crer, que a direccao do Sporting deve estar a preparar a respectiva resposta no seu devido tempo. Com dados consolidados e certezas, sem entrar no mundo da especulacao.

    Entretanto, se fosse BdC, começava também a perguntar pelos negocios dos outros. Por exemplo, só para começar, perguntava o que realmente aconteceu com as comissoes ou %´s dos passes de A.Gomes e Rodrigo antes de serem vendidos por aqueles valores a nao se sabe bem quem....

    ResponderEliminar
  2. Atenção que nem todo o Passivo é considerado Divida, neste caso estamos a falar do Sporting Clube assumir ou não os prejuízos gerados por várias empresas do Grupo Sporting nas quais o Clube (não a SAD) tem participação financeira. Estamos perante uma questão de natureza contabilística. Gostaria de saber qual é a opinião das empresas de auditoria que auditaram as contas do Grupo Sporting nos anos anteriores. Afinal de contas trata-se da idoneidade dessas mesmas empresas de auditoria.

    ResponderEliminar
  3. As recentes informações da reserva de 300 milhões, nada têm a ver com a Auditoria que está a decorrer. Essas informações estão no relatório e contas do clube, referentes ao exercício de 2012/2013, é um relatório público e disponibilizado no site do Sporting. Nada está escondido, e esses milhões não são passivo escondido.

    Essa reserva apenas tem que ver com a maneira de apresentação das contas, já que dizem respeito a operações internas do Grupo Sporting, e por isso não aumentam em nada o passivo total do Grupo Sporting. Esses 300 milhões poderiam ser apresentados no passivo do clube, porque fazem parte do passivo de empresas do grupo Sporting nas quais o clube tem participações, mas estão apresentadas no passivo dessas mesmas empresas, e não no clube. Daí que os auditores tenham feito essa reserva, mas isso em nada altera o passivo total do grupo Sporting.
    Logo que a reestruturação financeira esteja concluída, será possível apresentar contas consolidadas, e tudo ficará definitivamente esclarecido.

    O problema surgiu pela mão do presidente do benfica e sua trupe de paus mandados e escribas nos mais variados jornais.
    Resolveram lançar esta confusão para desviar atenções e atacar o Sporting.
    Todos sabemos que o benfica é o clube com maior passivo, já em "versão" consolidada, e além disso, a ideia deles passa também por tentar convencer as pessoas que o Sporting irá beneficiar de um perdão de dívida, para que eles possam depois ter argumentos do seu lado para eles sim pedirem um perdão de dívida aos credores.

    A seu tempo tudo ficará esclarecido.

    Para se compreender melhor tudo aquilo que se passa, podem ler este texto de outro blog, porque sinceramente não vale a pena eu estar a repetir o que já está aí explicado, e bem explicado: http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/06/o-passivo-do-sporting.html

    SL

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar