quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um conselho de borla

Não me tira o sono nem um pouco, mas tenho de o dizer. O Braga está cada vez mais "amigo" de Jorge Mendes e cada vez mais longe de um clube ligado à força real dos seus associados. Isso tem um custo e é elevado. Ganhar um jogo com uma equipa é uma coisa, ganhar um jogo com uma equipa construída através da força dos euros de outra pessoa é outra. O paradoxo de quanto melhor a equipa joga, pior será o retorno desportivo no final da época...é uma bomba prestes a explodir.

Muitos clubes como o Estoril ou Rio Ave aderiram a esta moda. Por agora tudo bem, os jogadores e treinadores entram e saem sem darem cavaco aos dirigentes...mas e a ligação aos adeptos? Um adepto do Braga ficará feliz sabendo que o tal avançado uruguaio está a valorizar-se na sua equipa para dar lucro ao bolso de quem às vezes nem associado é? Quem comanda verdadeiramente os destinos do clube - os seus sócios ou a Gestifute? Se Jorge Mendes acordar um dia com vontade de passar os 2 melhores jogadores para o benfas...o presidente pode impedi-lo?

O Sporting teve a sua aventura libertina com os fundos. Godinho levou o uso deste recurso até ao limite e ainda vamos pagar o preço dessa loucura durante alguns anos. Mas todos os leões ficaram com uma certeza - dar percentagens de passes avultadas a terceiros é o caminho ideal para perder muito dinheiro...não para ganhar muito dinheiro. No final das contas, quem avança com o dinheiro é quem tem direito a ele...e os títulos e a dignidade competitiva são peaners na equação.

Um conselho aos bracarenses que se sentam na pedreira: a única coisa que Jorge Mendes quer ajudar é o enchimento dos seus bolsos. O homem está-se mais é a cagar para as boas épocas do Braga. Quanto aos bons jogadores que chegam só possível graças à sua angelical influência (€)...lembrem-se que por cada um destes que joga há outro com 100% do passe no clube que desvaloriza no banco.

Foi só isso. Não vos chateio mais.

SL

8 comentários:

  1. Achas mesmo que os adeptos do Braga se chateiam se graças a esse jogadores eles, por acaso, conseguirem ser campeões? Não me parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ora aí está o essencial da questão, o importante é o quanto se ganha não como se faz. E enquanto a guerra dos empresários nao começar nas camadas jovens - se não começou já- , como está a suceder nos 3 do costume, ainda podem aparecer Éder's e Rafa's.
      Se o futuro não se augura bom pro campeonatos profissionais, ainda menos o sera com este empoleirar de empresarios

      Eliminar
  2. Nem mais... fundos são um barrete.

    Pagas o ordenado por completo e retiras uma pequena parte da valorização. Pior um pouco quando o modelo de negócio assenta na valorização de ativos para cobrir défices operacionais.

    Nunca vendas a alma ao diabo.

    Mais uma coisa, nunca nos devemos comparar ao braguilha. São uns azeiteiros sem expressão.

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  3. E com esses negócio...mais próximo pode ficar o iate do rei...para o Mendes...!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Antes o Sporting Clube de Portugal tinha dois adversários: o Benfica e Porto. Mais tarde tínhamos o SISTEMA controlado pelos andrades e agora controlado pelos lampiões. Agora temos mais um, jorge mendes! "comprou" A.Gomes e Rodrigo ao benfas (e continuam a jogar na Luz...) e agora que o Sporting estava interessado num jogador uruguaio esse jogador é comprado por j. mendes e/ou braguinha e acaba no braguinha por 5,6 milhões de euros (um balúrdio!!). Já nos bastava , a arbitragem, o C.Justiça, A C.Disciplinar, a C.Social. o Benfica, o Porto, agora temos mais um adversário...

    ResponderEliminar
  5. Estoril e RioAve (e agora Braga) são situações diferentes.
    O Estoril funciona como clube empresa. RioAve é como um clube com ligações a um fundo...

    ResponderEliminar
  6. Os fundos são uma forma de financiamento dos clubes que continua a tornar possível apresentar reforços sonantes, prometer épocas brilhantes e continuar a iludir sócios e adeptos quando os bancos já não emprestam 1 cêntimo. Não são necessariamente maus: se não fossem os brasileiros, o Estoril já tinha ido fazer companhia ao Alverca e ao Estrela da Amadora.
    Preocupante para a verdade desportiva é o facto do Mendes controlar vários clubes em Portugal (por agora apenas braga e rio ave porque aparentemente o paços já roeu a corda) e ainda deter percentagens significativas dos principais jogadores de mais meia dúzia, SCP incluído, através das Gestifutes, QFIL's e outras.

    ResponderEliminar
  7. Só uma pergunta que nada tem a ver com o teor da conversa. Mas o que são peaners?

    ResponderEliminar