quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como estamos a ir ao Mercado

Olhando para o investimento que o Sporting já fez no mercado, há duas coisas que saltam à vista. 1/ O clube está a investir em valores jovens com recente valorização, ou seja, em talentos em ascensão rápida. Paulo Oliveira, Slavchev e Rosell são jogadores que há dois anos valeriam pouco. 2/ Não há exclusividade da Academia nem do mercado interno. 

Na minha opinião são duas boas estratégias. Um jogador jovem perde no capítulo da adaptação e alguma capacidade de resistir nos maus momentos de forma…mas ganha claramente na vertente contratual, valorização e disponibilidade para começar do zero…ou seja do banco. 

Não sentir a "obrigação" de recorrer à Academia para todos os reforços é também um bom sintoma. Que beneficia até os próprios valores da formação, por mais ilógico que pareça. Chegar à equipa A, sem a confiança dos técnicos, apenas porque já estavam no clube…seria garantia de uma época perdida, olhando por exemplo para João Mário e o que trouxe à sua evolução a passagem por Setúbal, podemos pensar que com André Martins, Vitor e até Shikabala à sua frente, este jogador não tinha feito a "ultrapassagem" por fora que lhes fez. 

Um clube que se prepara para mais uma vez ficar associado ao Melhor Jogador de 2014 como a origem de CR7 é cada vez mais um emblema que deve rentabilizar a sua fama. Há quem se preocupe de só sermos vistos mundialmente como um bom clube para "crescer" e "dar o salto". A mim não tira 2 segundos de sono, bem pelo contrário. Primeiro porque somos de facto conhecidos no mundo…o que desconfio ter aumentado bastante desde a explosão de notoriedade de Ronaldo e do reconhecimento da Academia. E segundo, porque somos de facto ponto de passagem de jogadores, que só não exportamos o que não provou ser apetecível ao resto dos emblemas internacionais. No dia em que o Sporting comprar um jogador por 20 milhões ou não vender outro por 45 milhões, então aí deixaremos de ser "vendedores".

Desenvolver ao máximo as "forças" e disfarçar as "fraquezas" é a lei mais natural da sobrevivência de qualquer ser vivo. O Sporting deve capitalizar o estatuto de "formador" de "melhores jogadores do mundo" até ao máximo…estes rótulos são fáceis de correr o mundo e poucos o podem dizer neste momento…diferencial…concorrência…análises SWOP…elementar. Quantos jogadores este ano e no ano passado não assinaram contrato com a imagem de Ronaldo no subconsciente? Se é um trunfo, usemo-lo, sem timidez.


SL

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