quinta-feira, 12 de junho de 2014

Quem se defrontou nestas eleições para a Liga e porquê?

Esta pergunta e o ângulo de raciocínio a que obriga escapa ao nosso decrépito jornalismo desportivo. Nada de espantar. Há muitos anos que não surge uma voz que "persiga" os valores da integridade da comunicação e informação de massas. Vassalos e parceiros é o que temos. Gente que prefere as migalhas a tempo e horas na mesa da engorda. Escudam-se na liberdade de imprensa para inventar o que é preciso para vender o peixe, mas ignoram os deveres a que estão também obrigados. Nesses deveres, logo na 1ª linha, surge o rigor e a verdade. Nem um, nem outro, vejo servirem para mais do que tentar não dar erros ortográficos.

O único caso de investigação jornalística de relevo no nosso futebol foi feita por profissionais que nunca escreveram um artigo que fosse para os 3 jornais diários desportivos. Isso deveria envergonhá-los. Deveria. Nenhum decidiu aproveitar a brecha gigantesca aberta pelo apito dourado e seguir os caminhos do dinheiro. Nenhum. Bem pelo contrário, criaram uma cortina de fumo e fingiram que o "caso" não era do seu metier. Tal como estão a fazer agora com a completa ausência de entendimento do que se passou em todo o processo eleitoral na Liga. Não sabem, não querem saber e rapidamente evitam dar voz a quem sabe.

Mas vamos lá meter umas luvas, vestir o fato de macaco, tapar o nariz e entender um pouco mais o que foi esta "merda" de eleição:

1- A Liga não tem poder sobre a arbitragem, disciplina ou justiça, logo à partida não se entende a verdadeira luta na lama desesperada por conseguir ocupar o lugar da presidência. Tanto afã só pode ter uma origem - o dinheiro.

2- Onde é que a Liga tem interferência com o dinheiro dos clubes? Ela gere os patrocínios das provas, mas essas receitas depois de partilhadas são verbas de pouca monta…nunca iriam provocar esta chafurdice toda. Mas há um capítulo onde a presidência da Liga é fundamental: o processo dos direitos de transmissão de TV dos jogos.

3- É de conhecimento comum o monopólio construído por Joaquim Oliveira foi alicerçado em favores directos ou indirectos junto das direcções dos clubes, das direcções da FPF e Liga, das direcções dos partidos do chamado "arco governativo". O arraial de distribuição (pela porta dos fundos) de regalias nos decisores ficou sempre muito mais barato do que comprar os direitos totais de TV ao preço justo.

4- A porta de entrada no futebol do Oliveira mais velho, foi feita através da família natural do irmão mais novo…ou seja pelos tripeiros. E foi seguindo os tentáculos do papa que chegou ao topo e ao estatuto de parceiro estrutural do futebol português. Esse "favor" nunca foi esquecido e durante muitos anos a pandilha reunia-se para tirar o máximo proveito da palermice do Sul, sacaram-se muitos milhões para "off-shores" e construíram-se muitos impérios secretos pelo país fora. 

5- Os bentas entenderam cedo, a figura de urso que faziam e a partir de Vale e Azevedo começam a fazer bem as contas e a espremer bem os limões da Olivedesportos. Só que por mais que espremessem havia sempre um dado incontornável - os tripeiros saíam sempre a ganhar. Em campo e nos cofres.
Como todos sabemos, um bentas ressabiado mexe-se e mexeram-se mesmo. A bentas TV ia ela própria transmitir os "seus" jogos. Oliveira riu-se e apostou no espalhanço dos vermelhos. Ainda está por provar se estava errado.

6- Os números da bentas TV são irreais. Num ano quase atingem os números que a SportTV levou mais de uma década a amealhar, sozinha! Apesar de ninguém ver a cor de toda a fortuna que dizem brotar da TV a rodos…a imprensa ajuda a construir a imagem de uma bentas TV pujante e ameaçadora. Os benfas ganham a Liga, a Taça e a Taça da Liga…aparentemente o barco vai de vento em popa. Surgem muitas "novas" de crise na Olivedesportos e de défice galopante.

7- O presidente Mário Figueiredo sobrevive num mandato que exibe claramente as contas ruinosas do futebol português. A torneira de Oliveira tinha fechado desde que, para ter o apoio dos clubes da 2ª liga, o presidente tinha encetado uma luta pelas receitas paralelas da publicidade…detidas estranhamente também pela Olivedesportos. Desse conflito nasce uma campanha na imprensa esmagadora que passa a imagem de uma Direcção incompetente e errática na Liga, na verdade não o foi mais que todas as outras.

8- Pintinho decide ajudar o "amigo" e reúne o rabanho de presidentes capachos e inicia a tentativa de golpe de estado. Em causa está agora o processo de rescisão dos contratos que a SportTV tem com todos os clubes menos os bentas. Alegadamente há motivos para quebrar esses contratos, que foram assinados sem a existência de alternativa. A reacção dos clubes pró-porto e logo pró-Oliveira foi imediata.

9- Mas MF não iria abrir a caixa de pandora sozinho, aliás só foi mexer nisso por ser a moeda de troca pela "protecção" dos amigos bentas. Aos vermelhos não é que não interesse a centralização dos direitos na Liga, não interessa é que esse processo lhes escape. A "reconversão" da bentasTV é sensível e provavelmente muito complexa…os números e estatísticas nunca baterão certo com as audiometrias que darão o bolo final numa centralização. Mas de facto, interessa a Orelhas ceder os seus jogos à Liga…livrando-se de uma estrutura megalómana que não teria forma de pôr a carburar sem investir orçamentos anuais inteiros.
Como muita coisa nesta gestão encarnada, a fuga para a frente é a solução escolhida.

10- Nada faria MF avançar para uma recandidatura. Nada a não ser a garantia de Orelhas. Houve reuniões com o Sporting, onde talvez tenha sido jurado a indendência do candidato face ao Norte e à Olivedesportos. Fica por saber se BdC considerou essa hipótese ou se ficou como plano B, como agora se prova.

11- Quem elegeriam os tripeiros e os clubes amestrados do papa para defrontar MF? Quem elegeriam os restantes clubes "não alinhados"? Surgem muitas candidaturas e começa o jogo de Pac-Man com uns a canibalizarem outros com muitas promessas de "cadeiras". Seara surge com o suposto empurrão inicial dos adversários do Orelhas no bentas, mas rapidamente se entende que está a mando do papa e do seu séquito. O presidente do Nacional monta uma farsa para atrair os votos dos não alinhados, mas no fundo é apenas o isco do amigo Pintinho para agregar mais votos na 2ª liga.

12- BdC acaba por, apesar de todos os entendimentos criados com reuniões honestas com muitos presidentes, não ter o apoio de pelo menos 4 para avançar com o seu candidato e expressa toda a sua frustração aos microfones de uma forma conclusiva. A luta ficava agora entre o "azul por fora e vermelho por dentro" MF e o "Vermelho por fora e Olivedesportos por dentro" Seara. 

13- Com truques de algibeira, MF ganha sozinho a reeleição. Orelhas pede a todos que o ajudem na pacificação do futebol português. Espanto? Só para quem anda a dormir. Veremos os próximos episódios.


SL

10 comentários:

  1. Este é mais um capitulo do sórdido futebol português...
    E não deixa de ser interessante que MF acabe por provar, beneficiando...da única coisa que interessa aos" benfas e ao bufas"...ter na mão o mando, ter na mão o poder...

    MF beneficiou de ter, através do presidente da AG...o poder de ditar as regras, mesmo que tenha acabado por tomar decisões nada democráticas mas perfeitamente na linha da maneira como por exemplo o bufas, tem vindo ao longo de décadas a dominar quase por completo a porcaria do futebol português...: a esperteza saloia...!
    Ninguém sabe o que se seguirá...mas todos sabemos que o que faz mover benfas e bufas é desejo do esquartejamento do futebol pelo dois, esperando o séquito que os rodeia...por umas migalhas que vão caindo da mesa dos "senhores" ...e que se pode continuar a traduzir por uns "trocados" para os clubes que representam e benesses pessoais para esse "dirigentes de brinquedo"...
    O Sporting irá continuar a aguardar que no mínimo-...caiam de podres...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o BdC é mesmo inocente para ficar à espera que os podres "caiam de podres". Inocentes são vocês. BdC é muito inteligente. E ainda bem para o Sporting!

      Eliminar
  2. Agora fica um pouco mais claro todo este processo...
    Seria de facto mais saudável ter a Liga como detentora dos direitos televisivos. (Tal com existe em Inglaterra) E estabelecer depois uma forma clara de distribuição pelos clubes (Em Inglaterra depende do número de assistências, por exemplo)

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente post. Para não variar. SL

    ResponderEliminar
  4. cuidadinho laragartinho es muito pequenino. um conselho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá! Temos home! Olha lá, não tens mais nada para fazer?

      Eliminar
    2. temos home ou uma nalga anónima...

      Eliminar
  5. Se dúvidas houvesse do acerto do racciocínio Javardeiro,bastava a ameaça da execráqvel criatura anónima das 17:15.São feios,porcos e maus e com a mania que metem medo a toda a gente!!!

    ResponderEliminar
  6. Não há problema amigo Javardeiro...foi apenas um "traque"anónimo...!!

    Eles "andem" aí...!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Meu caro, não foi uma estratégia de Vieira... foi uma estratégia de Vieira e de Bruno de Carvalho.
    Vocês gostam de pensar que BdC é santo, mas de santo tem muito pouco. E ainda bem. Ainda bem que não é ingênuo, como vocês. Ainda bem para o Sporting.
    Benfica e Sporting têm muito a ganhar com a quebra da Olivedesportos. O Sporting hoje ganha 15 milhões por época mas pode ganhar o mesmo (ou mesmo mais), numa outra plataforma. Benfica têm e terá sempre receitas que são 3 a 4 vezes mais do que antes recebia.
    Mas porquê a guerra? Porque com um futebol sem o poder da Olivedesportos, Porto e Braga entram em colapso. Os clubes podem ser muito mais independentes. A centralização dos direitos é de benefício para todos. Como acontece com as competições europeias ou com a premier league.
    É bem provável que BenficaTV esteja interessada... mas também estão a TVI e a SIC. O mercado já não é um monopólio... é aberto. E se os clubes forem inteligentes, todos irão ganhar mais.
    Só com o poder a norte destruído, o Sporting pode recuperar. Quando Pinto da Costa chegou ao poder, o Sporting era a segunda equipa com mais títulos, com larga vantagem para o Porto. 30 anos depois, as posições inverteram-se.
    Para conseguirem de novo serem segundos e ambicionarem serem primeiros, precisam de atacar o polvo. Foi isso que BdC fez, mal foi eleito. Atirou-se ao Himmler das Antas (também conhecido por Conde Redondo) e abriu uma guerra que eles não esperavam.
    Mário Figueiredo tem excelentes relações com BdC.

    ResponderEliminar