terça-feira, 17 de junho de 2014

Negociar à Sporting

Imaginem que o Sporting estava interessado num jogador x. Seria apenas normal contactar o jogador ou o clube para conhecer a disponibilidade, o interesse e o valor do atleta ao vir para Alvalade. Depois da 1ª ronda, seguir-se-iam as negociações necessárias até à assinatura de contrato. Tudo normal, certinho e simples. Pois…mas existem vários obstáculos a este processo linear.

O que sucedeu no passado, mais vezes do que seria saudável, foi que logo após o primeiro contacto, o empresário do jogador, a imprensa portuguesa e os nossos clubes rivais faziam tanto ruído que na maioria das vezes ou o negócio abortava, ou o jogador assinava por benfas e tripeiros ou…acabámos por gastar bem mais do que era expectável.

O amadorismo e falta de perspicácia no mercado pagou-se muito caro. O nome Sporting é relativamente conhecido no mundo, mas na mesa de negociações nunca fizemos valer esse argumento de forma assertiva. Muitas vezes não é a quantidade de dinheiro que agiliza o negócio…é a postura. Saber o que se quer e por quanto é que se quer, elimina margens e poupa dinheiro.

Posso enganar-me redondamente, mas penso que esta direcção está a criar um novo método de abordagem ao mercado. Qualquer coisa como isto:

1/ Elege-se o alvo.
2/ Encontram-se 3 ou 4 alternativas de mercados diferentes.
3/ Contactam-se os clubes, depois os empresários de todos.
4/ Desenvolvem-se todas as negociações até um valor final
5/ Contrata-se o jogador alvo 

Este modelo tem múltiplas vantagens:

a) Alarga-se a rede de contactos numa velocidade acima do normal
b) Fica-se a saber quais são os clubes e empresários que conseguem fechar a boca
c) Baralha a imprensa e os hábitos dos rivais de canibalização dos negócios
d) Baralha os empresários que sabem que existem alternativas a correr paralelamente

Como tudo na vida, levará algum tempo a aprimorar. Mas no essencial é uma forma de contornar e até ultrapassar a fama e o proveito de que o Sporting é um mau negociador. Um clube que aspire a títulos e com o passivo actual, tem de ser criativo. Tem mesmo.


SL

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em resumo...:

      "Abrimos a pestana", ou simplesmente ,deixámos de permitir que nos "comam as papas na cabeça..."

      Boa medida...que já tardava...!!

      SL

      Eliminar
  2. Brutal!!! É isso mesmo, nao diria melhor!

    ResponderEliminar
  3. Perfeito!

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  4. além de tudo o que já foi dito . há algo mais que a grande maioria ainda não deu conta ! temos um presidente que baralha tudo e todos ;e assim o resto da direção , técnicos , atletas , e demais , estão protegidos e com paz para trabalhar ! um abraço Aníbal Luxemburgo

    ResponderEliminar