quarta-feira, 4 de junho de 2014

Corrida de merda

A propósito das declarações do Presidente sobre as eleições da Liga, tenho a dizer que nada no que BdC disse é escandaloso, partilho exactamente a mesma ideia deste acto eleitoral.

Supostamente nestas eleições, a democracia implícita "obriga" a que as candidaturas apresentem as suas visões e medidas para melhorar o que já existe. E não só, deviam também seleccionar os perfis da direcção conforme a vocação para os cargos a ocupar.

Nada disso está a acontecer. Ou por outra, formalmente está a decorrer um "certo e determinado" debate, mas na verdade o que está a decorrer é uma corrida ao poder. O que pode até parecer estranho, pois a Liga tem cada vez menos poder. Mas tem um último reduto, que é só a pedra de toque de todo o sistema. Os direitos de transmissão de tv são o motor financeiro dos clubes portugueses e o espaço da Liga é o local onde, por intermédio de uma mediação eficaz, podiam ser realizados certos consensos que não agradam a muitos senhores.

Mais do que eleger uma Direcção eficaz que tente resolver problemas, o sistema (ou várias alas do mesmo) está a tentar entender qual é a pior Direcção para que seja eleita. A que for mais comprometida com as regras sagradas "não vamos mexer no bolso de Joaquim Oliveira", "os clubes pequenos que continuem a achar que podem mandar em qualquer coisa" ou "livre conduto para tudo e mais um par de botas para Jorge Mendes" vencerá. Ao que parece não está a ser fácil distinguir de entre todas qual a que será mais submissa, cooperativa e cúmplice do sistema.

Seja Teixeira, Seara ou outro capo qualquer, pegando na metáfora de BdC, a merda será sempre a mesma. Nada de fundamentalmente mau será alterado.

SL

11 comentários:

  1. Não me revejo minimamente nas palavras de BdC,pois é linguagem de tasca e não de um presidente do SPORTING.Usando outras palavras se calhar atingiria na mesmo a denuncia daquilo que todos reconhecemos como um grande verdade.Cncordo com o fim,mas não com o método.

    ResponderEliminar
  2. gostava mais do javardeiro independente e que pensava pela própria cabeça, gosto menos deste yes-man permanentemente citado no cacifo do paulinho, parte ii e que aprecia declarações miseráveis e desprestigiantes como estas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eichhh! Bengala e foi com força. Sabes que a cabeça é a mesma e para yes man desagrado em demasia a muita gente. Se lês este blog já viste que nem sempre estive de acordo...mas que raio...algum dia tem de surgir alguém que mereça que os sportinguistas se unam em seu torno (sem ter de ceder parte do cérebro). Mesmo o presidente do Sporting comete erros e produz declarações infelizes, exageradas, menos exactas...também ele é jovem e está a aprender. Tentativa e erro são melhores que os doutos bananas que temos tido. Apoiar um clube não é o mesmo que endeusar um presidente. Mas já que falas nisso, digo-te que, sem que tenha ou venha alguma vez a ter parte interessada no que vou dizer, o Sporting precisa de um presidente assim...mesmo que erre no estilo de vez em quando. O conteúdo do que pensa e faz é o que eu avalio como decisivo.

      Eliminar
    2. O Leão de Plástico era um blog que considerava isento e que gostava muito de ler. Desde há uns meses juntou-se ao grupo do Sporting Fans, Cortina Verde e afins.

      Javardeiro, tinhas uma ironia singular e bem articulada. Agora é só articulada.

      Eliminar
  3. muito boa resposta do velho javerdeiro que me habituei a ler e de quem não perdia (e não perco) um post (ainda que alguns me desiludam, mas não podemos estar de acordo em tudo)

    mas não leves a mal que te diga que faltou dizer no post o que ficou dito nesta resposta

    na parte final concordo, o que não invalida que se diga que isto hoje passou das marcas

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que é uma pena.
    Por toda a razao que possa ter e, acredito que tenha, usar este tipo de linguagem só o diminui a ele, aos argumentos que defende e ao clube que representa.
    O sistema dá provas de que está vivo e que quer prevalacer. Os clubes posicionam-se de forma a defender os seus proprios interesses. E o corrupto mor ainda por lá anda a fazer reunioes em bombas de gasolina.
    É tudo uma valente merda estou de acordo, mas daí a utilizar esta linguagem só o faz ficar "orgulhosamente só" sem capacidade de mudar o que quer que seja.
    O que é uma pena, repito!!!

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Javardeiro,

    Continuo a apreciar sobremaneira o que escreves! Comento pouco, porque me revejo quase na íntegra com o que vais 'postando'... Contudo, não posso deixar de manifestar o meu total desacordo com o que o que algumas pessoas aqui escrevinharam...

    Não concordam como que Bruno de Carvalho disse?!?! Excedeu-se?!? Epá, mas vocês andam aonde?!? O tempo dos coninhas já foi... Ainda não perceberam que o SCP agora é NOSSO?!? Há pois é... É que isso dos "gentlemens" é coisa para outras latitudes... Isto nesta terra de trafulhas só lá vai com "curtas e grossas"... Não gostam, pois eu e muitas centenas de milhares como eu também não gostamos de andar a ser vilipendiados durante mais de 25 anos... Querem continuar a ser "chutados para canto"??? Não isso já acabou, agora andamos na luta, se tiver que ser luta na lama é o que é...

    Vamos SCP! Dá-lhes Bruno de Carvalho! O exército invencivel está contigo!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Pois amigos sportinguistas...
    Nenhum de vocês me conhece, se conhecesse saberia que esta não é a linguagem que uso...

    Mas amigos...eu já tenho 71 anos...foram 7 décadas em que conheci um futebol que pouco a pouco foi mergulhando no pântano mal cheiroso e colocando pesos nos pés do Leão para que se afundasse... ao mesmo tempo que colocava bóias de salvaçã, escadas e trampolins no "outros" dois que nem é necessário dizer o nome...

    Durante muito tempo, as Direcções do Sporting foram tentando lutar contra "o infortúnio" (pode ser mais um nome do "sistema"), mas não lhe foi permitido poder respirar ares saudáveis...e durante todo esse tempo enquanto foram" tapando o nariz" por causa do mau cheiro, sem se atrever a chamar o devido nome a esses "excrementos" saídos das cabecinhas luminosas dos que ia fazendo reverter a seu favor o malfadado "sistema"...

    Agora chegou ao fim a paciência de alguns...
    Agora chegou ao fim a capacidade de "encaixar" mais no meio da trampa...e se todos estamos atolados nela...porque não gritar aos quatro ventos...que não queremos mais essa porcaria mal cheirosa a travar os nossos esforços...?

    Só acho que o BC se esqueceu de uma coisa...: sugerir aos mais púdicos e sensíveis, a colocação de tampões nos ouvidos...

    Antes quero "esta mancha" no historial do Sporting, do que vê-lo a afundar.se neste pântano mal cheiroso do "sistema"que é de há muito o futebol português...

    Quem "não gosta"...não cheira...!!

    Eu também não gosto muito..."tapo o nariz" e vou em frente...!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar
  7. O ouro são mesmo os direitos televisivos, e por paradoxal que pareça, é um "suposto" Benfiquista (que gosta muito de jantar com o presidente do clube da fruta) que vem mais uma vez com a treta de juntar todos os clubes e negociar em "bloco"!!

    Ao Benfica como é óbvio não convém que esta lombriga que há anos se agarra ao intestino grosso do futebol nacional e que quando lhe convém "usa" a camisola do Benfica, de nome Seara, suba ao poder e seja uma marioneta do sistema de frutedo e café com leite em que vivemos há 30 anos!!

    Compreendo os receios da falta de independência quando é a própria televisão do clube a emitir os jogos da equipa de futebol, MAS fica uma pergunta - Quem foi o primeiro e acho que único (dos três grandes) jogador deste campeonato a ser castigado com recurso a imagens televisivas, e em que canal foi transmitido esse jogo??

    Na liga não tenho ilusões, pensava que iria existir uma aproximação de SCP e SLB para dar a estocada final nos corruptos mas isso não aconteceu, com culpas de parte a parte, a situação do telefonema que foi mas não foi, o caso do teu passivo é maior que o meu, as duas nádegas que são o SLB e os corruptos etc etc

    Enfim, la vamos nós para outra época do mesmo e enquanto os dois verdadeiramente grandes do futebol não perceberem que recai neles a obrigação elevar o futebol nacional em vez de falar em "vento mal cheiroso" ou comprar pilinhas e tamanhos de passivos o balde pode mudar mas o conteúdo vai ser o mesmo.

    PS: Outra perguntinha da treta - Quem ganha e tem vindo a ganhar neste últimos 30 anos com a divisão do SLB e SCP???

    ResponderEliminar
  8. Só em resposta ao PS...: ganhou sem qualquer dúvida o Porto...
    Ficou com as migalhas...o Benfica...
    Ambos tudo fizeram para trucidar o Sporting...!!

    Por isso e ao que parece...: vale mais só do que mal acompanhado...!

    "Isto"... um dia há-de rebentar para qualquer lado, vamos a ver o que se consegue recuperar dos estilhaços...!!

    SL

    ResponderEliminar
  9. Trampa e vento com mau cheiro na recente bronca nas eleições da liga: http://www.youtube.com/watch?v=YcM6_93oH_E

    É caso para dizer que o nosso presidente é um “profeta”.
    Mas na verdade, estas coisas já não são novidade nenhuma para quem anda atento.

    Bruno de Carvalho disse a verdade, como se pode ver nesse vídeo.
    E sempre ouvi dizer que, quem diz a verdade, não merece castigo.

    ResponderEliminar