sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mitos & Lendias - Parte II

Mito nº 9

O Sporting só será viável com um “Abramovich”

No dia em que a SAD do Sporting deixar de ser do clube e passar a ter um dono, deixaremos de poder dizer o nosso clube, para ter de dizer, “o clube de que somos adeptos e apenas controlamos o que não é futebol profissional.” Entraremos para uma galeria de notáveis como os Manchester´s, o Chelsea, o Málaga, o PSG, e a maioria das Societás italianas. Não é o fim do clube nem o fim da nossa paixão, mas é humilhante ter de ser salvo por uma coleira e trela de “troika” que nada vê no clube que não seja uma oportunidade de brincar ao futebol, ou pior, lavar dinheiro.

Mas existe outra solução. 1º - levar a tribunal as anteriores direcções, não me interessam indemnizações, interessa-me criar o precedente de responsabilizar os “gatunos”. 2º - Cortar a direito pelos “luxos” do clube que incluem algumas modalidades “betinhas” que nada enriquecem o clube. 3º - Limpar a folha de pagamentos mensais de “porcarias” tipo Grimi, Pongolle e muitos outros. 4º - Não contratar mais jogadores a não ser que estejam em final de contrato, promovendo a ascensão de juniores. 5º - Reaver as fortunas que andam por ser cobradas há anos.

Se tudo isto for feito, o défice do clube andará todos os anos um pouco para trás. Não quero ganhar comprando títulos e detesto imaginar-me (ou ao clube que apoio) um inacapaz.

Mito nº 10

O Aimar e o Witsel são grandes médios

Que serão competentes em algumas situações de jogo até aceito, mas não consigo “enxergar” onde está todo o talento que a imprensa elogia. O argentino joga em 40 metros do terreno, não faz um sprint há 5 anos e cada vez marca menos golos, não luta pela recuperação de bola e lesiona-se frequentemente. O Belga é bom a cobrir espaços, sai com a bola jogada de forma razoável e....o que mais? Remata ou cabeceia bem? Rouba muitas bolas? É bom no passe curto ou longo? Pfff...para mim é um Renato Neto mais maduro e confiante....só isso.

Mito nº 11

O benfas e os horácios têm melhores jogadores que o Sporting


Têm melhor equipa. Mas a qualidade individual é muito parecida, com duas excepções - o Sporting não tem um Hulk, nem um Luisão. Em compensação tem um guarda-redes de classe mundial, um lateral esquerdo de excepção e um ponta de lança de grande futuro. O que falta ao Sporting, além daquele penalti conveniente de vez em quando, é entrosamento e alguma preparação táctica mais "esperta" por parte de Domingos. Virá com o tempo.

Mito nº 12

O Matias Fernandez é um bom organizador de jogo


Apesar de ter todas as caracteristicas que um playmaker deve ter, Matias não é um médio construtor. Começou a carreira no Chile como falso ponta de lança e foi nessa posição que sempre brilhou na Selecção. Não deve ser por acaso que ganhou a alcunha de Matigol e não de Passigol.


Mito nº 13


Alvalade é um estádio feio


O novo estádio de Alvalade é um edificio de linhas muito interessantes, que apenas peca por alguns defeitos (as mais graves são palermice completa do arquitecto): 
1/ a decoração exterior (aqueles azulejos já deviam ter sido pintados à muito tempo, dou a sugestão de se vender por 10 euros - apenas o custo da operação - aos sócios interessados a possibilidade de colar a sua fotografia num azulejo)
2/ o condicionamento do relvado (temos de resolver urgentemente esta situação, quem me diz a mim que as lesões não estão relacionadas com este problema?)
3/ O fosso (a ideia era válida, mas os concertos em estádios desapareceram com os festivais de recinto, logo deixa de ser uma mais valia - com alguma perspicácia constroem-se mais uns 5.000 lugares a preços low cost)
4/ As cadeiras (em vias de estar resolvido) 


(continua)

5 comentários:

  1. Sobre o mito nº13:

    Não percebo como nunca ninguém reparou que em noite de jogo, Alvalade seja o estádio mais bonito, tanto por fora, como por dentro. Há uma elevada concentração de gente boa, enquanto outros recintos só são respiráveis quando vazios...

    Sobre o fosso, acho que é errado cobri-lo com cadeiras. Acho que devia ser coberto com placas metálicas amovíveis (matninha-se a possibilidade de utilizar o fosso noutros eventos, por exemplo a corrida do Sporting). Estas placas podiam ser cobertas com publicidade ou com relva artificial, e assim eliminava-se o efeito "barreira" que o fosso tem. As pessoas sentiam-se mais próximas do relvado. Existem vários problemas em cobrir o fosso com cadeiras, o primeiro é o facto de ser necessário manter uma inclinação na bancada para manter a visibilidade, e isso obrigar a baixar o relvado. Baixando o relvado iam aparecer muitas zonas do campo sem visibilidade na bancada B.
    O que devia ser rapidamente corrigido no estádio são os graves problemas de visibilidade nas bancadas centrais B. As entradas nas bancadas deviam ser subidas, de modo a serem retiradas aquela espécie de varandins que perturbam imenso a visibilidade para o campo.
    A ideia de vender os azulejos é óptima...
    As lesões não me parecem relacionadas com o relvado, porque os jogadores praticamente não treinam lá...
    Algo que devia ser repensado é o posicionamento dos ecrãs gigantes. Mas para começar só exigia que melhorassem aquele grafismo ridículo que não permite ver nada de jeito durante o jogo...

    ResponderEliminar
  2. tenho de discordar de alguns. quanto ao aimar e ao witsel discordo . o aimar resolve jogos com jogada individuais como ninguem resolve no sporting desde novembro excepto o onyewu . quando o aimar entra o carnide torna-se outra equipa . e se jogasse em mais do que 40 metros e não se lesiona-se tão frequntemente seria porque não teria a idade que tem ou porque não estaria a jogar na luz mas sim noutro sitío melhor . o witsel tem mais toque de bola , mais decisão e mais visão de jogo que o renato . e segura muito bem a bola . na transição pode não ter o nivel do (bom ) elias mas não deixa de ser um bom médio.
    concordo com o ponto acerca dp matias. o rapaz não é um 10. para mim pode jogar na posição que o saviola ocupava quando ainda sabia jogar futebol. ou seja , jogar nas costas do ricky.
    discordo do ponto sobre a qualidade das equipas. temos um plantel inferior mas nao muito . ja temos uma base que se for retocada com os anos vai ficar muito melhor . ora vejamos: o maxi é melhor que o j. pereira (que se não ataca bem não serve para nada , como se tem verificado). o elias e o schaars funcionam 5x melhor se tiverem um bom medio defensivo atras(rinaudo). sem o fito jogam menos que o meio campo do braga , porque nao ha carriço nem neto que tape o buraco que é a nosssa posição de trinco. temos 1 ponta de lança de confiança. o ribas aonda nem teve bolas para marcar mas não me parece mau . mas também não me parece que tenha qualidade para ser grande coisa.não é um rodrigo . nem sei se é um saviola. ao fim de 7 meses temos 1 central. onyewu. o outro depende do jogo .conseguimos montar um 11 (é mais um 9) forte mas não estamos preparados para lesões em algumas posições. quanto à recuperação económica ...se fosse assim tão fácil ja teria sido feito . alguns dos pontos aí explanados são essenciais . mas não chegam. nem com um renaming do estádio e a venda da academia deve chegar. prefiro ficar em primeiro ou pelo menos disputar um campeonato até ao fim com o patrocinio da gazprom ou da etihad airways do que acabar em terceiro , a jogar uma miséria mas com o patrocínio da tmn (é da maneira que nos livramos da caixa azul...). cumprimentos e SL

    ResponderEliminar
  3. O Estádio é lindo como está! Não é por acaso que os milhares de estrangeiros que o visitam por ano, o achem um belíssimo Estádio e para alguns o mais belo que visitaram! Basta ler os comentários deixados no livro de comentários do Museu e alguns reproduzidos todas as semanas no Jornal Sporting! Jornal que todos os sportinguistas deveriam de ser assinantes! S.Leoninas. P.S.- Tapar o fosso não prejudica a beleza do Estádio.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao mito nº 9 não me parece que as 5 soluções resolvessem muito. A solução nº 4 já foi instituida como modelo de negócio e não resultou, pois não? Investidores estrangeiros têm duas vantagens. Primeiro, trazem o dinheiro para diminuir o passivo e, consequentemente, diminuir a despesa com juros. Segundo, esperemos, vêm gerir melhor. Isto é como com o país. Se os portugueses não sabem gerir, que venha o investimento e a gestão estrangeira. Simples.

    ResponderEliminar
  5. Como é que um anormal, adepto de uma equipa de MERDA, pode falar de jogadores como Aimar e Witsel... LOLOLOLOLOLOLOLOL

    Meu... hoje levaste mais uma enrabadela... equipazinha de tristes... clubezeco de anormais... ahahahahahahahahahahahahah.

    Queriam ser maiores que o Benfica, hoje já nem grandes são.

    ResponderEliminar