quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O que muda com Nani

Antes de mais algum pormenor de perspicaz e avalizada percepção táctica, que aliás já é corriqueiro aqui neste blog, tenho de dizer que receber jogadores com a capacidade e experiência de Nani, ainda por mais sem encargos e mesmo que só por uma época, é uma mais valia inquestionável.

O que muda para o plantel

Bom, a primeira coisa que muda é a situação de Mané e/ou Heldon. Ao contrario de muita gente que já só vê Capel de saída, eu penso que será difícil “despachar” o espanhol facilmente. O ordenado é uma questão sensível, seria razoável deixar o jogador sair por essa questão, mas olhando ao nível de uma competição Champions, Mané e Heldon dão menos garantias que o Diego.

Alem disso, Carrilho e Nani são bastante semelhantes no posicionamento, velocidade e estilo de jogo. Nesse aspecto Heldon oferece mais diversidade, especialmente no capítulo velocidade. Acresce o facto do brasileiro poder também actuar como 2º avançado, coisa que só também Mané poderá garantir.

Ter os 5 jogadores só será admissível se não existir substituto de Slimani. Mas será sensato pensar que provavelmente Mané ou Capel  devem sair.

À parte da concorrência pelo lugar, será motivador para qualquer atleta jogar ao lado de uma figura mundial que não será um Ibrahimovic, um Ronaldo ou um Messi, mas que durante alguns anos fez parte da 2ª linha de vedetas. A equipa sobe de potencial e a prestação individual de cada um pode dar um salto qualitativo.

Um aspecto a não menosprezar é a responsabilidade. Ao ter em campo um jogador como Nani, o peso dos resultados diminui ligeiramente para todos os outros, com o beneficio de este estar mais que habituado a esse factor. Sai responsabilidade, entra alegria e prazer de jogar...algo que, por exemplo, Montero precisa urgentemente.

O que muda para Marco Silva

Deve ter sido uma grande notícia para as ambições do Marco, saber que pode contar com um jogador com várias épocas no futebol da alta roda, ainda por mais numa posição em que as dúvidas subsistiam desde os tempos do seu antecessor. A partir do momento em que Capel não garantiu uma grande venda e Kostic foi uma investida infrutífera...as opções de acrescentar algo novo na equipa já tinham esmorecido.

Nani não é um ala clássico, não faz da linha o seu espaço natural, preferindo sempre zonas mais interiores. Não é um “cruzador” por excelência, opta normalmente por entrar na área para poder alvejar a baliza ou assistir um colega. O que Nani é mesmo é um jogador com uma técnica individual acima da média, que procura sempre a bola e a mantém graças a um domínio exemplar. Não sendo tão progressivo em posse como Ronaldo, garante muitas acelerações no jogo ofensivo...algo que por exemplo carrillo não oferece.

Marco Silva acabou de ganhar mais qualidade na posse e transporte de bola e sobretudo um jogador habituado à responsabilidade de ser um “game changer”. Ainda para mais Nani é sinonimo de golos, não muitos, mas bem mais do que Capel nos tinha habituado.

Um outro detalhe de mais valia indirecta. Ao colocar Nani numa ala e obviamente canalizar muito jogo a partir daí, permite a Carrillo “durar” mais tempo e estar mais apto a receber a bola com a equipa adversária descaída para o lado oposto. Tenho a certeza que ao nível táctico, Marco Silva vai explorar, e muito, esta nuance.

O que muda para os adeptos

Ter um regresso de um dos “da casa” é sempre feliz, tenham a idade que tiverem. E Nani nunca foi dos que “cuspiram no prato”. Regularente visitava o clube, especialmente a Academia de Alcochete com quem notoriamente mantinha laços de amizade muito fortes.

Nani é talento e será imediato a aproximação de hipóteses quanto a títulos. Ninguém sabe hoje o quanto pode dar o jogador, mas será normal que dê bastante mais do que se esperava das alternativas. Para os adeptos o regresso de Nani é esperança de vitórias, muitas.

O facto de após um ano Nani regressar ao ManUtd é o lado mais “down” de toda a operação...mas seria irrealista manter o ordenado do jogador e todos parecem conscientes desse obstáculo intransponível.

O que muda para o Sporting

Não é uma operação que possa vir a dar lucro directo, mas durante um ano, todos irão mais vezes aos estádios, isso também é lucro.
A marca Sporting sai altamente beneficiada. A Europa ficou pasma com a “upperhand” leonina neste negócio de Rojo e principalmente pelo produto Nani estar sobredimensionado em relação à Liga Portuguesa. As negociações “férreas” começam a ocupar muitas páginas de jornais por todo o mundo e outros clubes e empresários lêem-nas.
Notoriedade à escala mundial, muito positiva...custa muito dinheiro, mas desta forma aproximamo-nos mais do mote do nosso fundador.
Alem do mais e como resumo, se os jogadores, treinador e adeptos estão satisfeitos...o clube está unido nesta questão. Nani é unânime e já vai sendo difícil encontrar assuntos assim,


SL

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo, mas tenho de perguntar: quem é o Helton? Brasileiro ainda por cima?
    SL

    ResponderEliminar
  3. Helton, o Brasileiro... Carrilho...

    Encontraste o "stash" de VAT 69 do ROC, foi?

    ResponderEliminar
  4. "uma competição Champios"

    ... e a ter aulas de português com o JJ

    ResponderEliminar
  5. Este pessoal dá tanta atenção aos erros ortográficos... eheheh

    Concordo totalmente contigo. O regresso do Nani é excelente em tantos aspetos que até fogem à memória alguns deles de tantos que são. Esperemos um Nani ao nível das suas capacidades, um Carrillo como se tem mostrado, um PL inspirado e matador... e o rumo é o título nacional!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Chiça! Vocês lêem ou só andam à cata dos erros?

    ResponderEliminar
  7. É malta adepta do pequeno Godo e do Croquette.

    Estão completamente irritados com este sucesso do Bruno de Carvalho, apesar disso significar também sucesso para o Sporting.

    E como não podem apontar nada ao conteúdo do texto, apontam à gramática.

    Frustrados. Frustrados everywhere...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se esse comentário era para mim mas no meu caso, nada disso... É só que me faz confusão ver erros nos nomes dos nossos jogadores. De resto não tenho nada a apontar a este blog, nem à direcção do Sporting e estou pelo menos tão contente como tu ou qualquer outro pelo trabalho desenvolvido até agora!
      SL

      Eliminar
  8. chama-se HELDON , helton é irmao e joga no maritimo B ..... se fizer muita confusao chama-lhe NHUCK q é como todos o chamam . e ele é INTERNACIONAL CABOVERDIANO e nao brasileiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Penso que já é a segunda vez que me explicas isso. Tá gravado.

      Eliminar
    2. Sempre que for necessario vou lembrar-lhe isso :D

      Eliminar
  9. Concordo com tudo, muito boa análise SL

    ResponderEliminar
  10. Muda em todas as vertentes menos numa...o número de troféus ganhos nesta época que serão 0.
    De resto uma análise correta. Parabéns.
    Mais camisolas e gameboxs vendidas, o estádio mais cheio e portanto mais expetativas para...nada. Levantar troféus, nem um.
    AH é verdade já ganhámos a honra aos lampiões e taça pauleta (a dos violinos não conta que a lázio sabia que era uma festa)... Portanto a época está praticamente assegurada.
    O Tsubasa até já pode ir para a seleção e ficar a apanhar cogumelos. AH e pode levar o gauld e o anão Martins qd fizer escala em paris: o primeiro vai correr pelo túnel e apanha outro avião em Londres (sempre ganha músculo), o segundo como nunca foi à eurodisney aproveita para andar naqueles divertimentos para os mais petizes (ainda não pode andar é no Space Mountain e na torre assombrada. Fica para mais tarde, qd crescer)

    Sábado ainda não sei se fica 1-1 ou 2-2, mas tb não faz mal, os lampiursos o ano passado empataram com estas aventesmas e fizeram o triploiso (valha-nos o santo beto de Sevilha... Vou já rezar um bocadinho)
    Amanhã qd sair a nomeação do árbitro já sei o resultado. Abraço

    ResponderEliminar
  11. Desculpa lá, mas o anónimo das 00:11 tem uma dúvida:
    Enquanto relia o meu bonito post apercebi-me que por baixo da caixa de comentários aparece publicidade a alimento para...Purina! O que é isto?!
    Espero que o autor de tão virtuoso blog não esteja a alterar a sua dieta, com inclusão de produtos para... Enquanto escreve estes belos pedaços de literatura lusa. Vamos lá a ver isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol...posso garantir a todos os "puristas" que o dinheiro ganho na publicidade no blog mal paga os snacks que como enquanto faço muitos destes posts. A minha pipoca não é doce...e dedico apenas uma parte do meu tempo à virtualidade leonina. By the way Purina ou calhaus da rua...é a mesma coisa, os leões de plástico comem tudo...o que não quer dizer que saibam como cagá-lo.

      Eliminar
  12. Quando o sábio aponta pra o céu, o tolo ou as variantes de saudosistas de secura de títulos olham para o dedo. Sim, a morfologia e a sintaxe são fantásticas, mas qual dos críticos acha que iguala a elegância estilística das muitas prosas que têm materializado o pensamento do "javardeiro"? Nem sempre concordo com a opinião que dá a partilhar, mas o conjunto é verdadeiro refrigério das almas sportinguistas.

    ResponderEliminar
  13. SOU O ANÓNIMO DAS 00:51 e identifiquei-me em maiúsculas (equivalentes a gritar nas boas práticas da net) só para dizer que não me importo de ver o meu texto anterior acompanhado por publicidade da MiniSom.

    ResponderEliminar
  14. Faltava de facto uma injecção de moral para o arranque de época. Nani pode trazer isso. Ao trazê-lo passam a existir mais condições para a conquista de pontos, uma vez que perdemos duas peças influentes e podemos ainda ver sair a mais influente de todas, o William. Isto está tremido e sem uma vitória neste fim de semana, a barraca vai abanar.

    ResponderEliminar