sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Confiança e Expectativas

Há coisas que sentimos que acabamos por nunca dizer. Mas antes que começe a época tenho de fazer aqui um nota introdutória à época desportiva de 14-15.

Perfeição não existe. O que existe é esforço e alguma inteligência colectiva para conseguir resultados. Uns dirão que estes resultados são satisfatórios, outros insuficientes, para alguns serão excelentes. A expectativa de cada um está ligada à visão que tem do fenómeno, neste caso do futebol.

Para as minha expectativas, as operações ligadas ao departamento do futebol leonino tem sido, até agora, muito satisfatória. Não é excelente porque faltou segurar Dier, talvez não ter contratado Geraldes (não quero "queimar" o rapaz e ainda espero que se acalme para poder mostrar o seu potencial) e talvez ter vendido Capel e contratado o tal Kostic (fazendo baixar a massa salarial mais um pouco).

Em todos os casos entendo que existirão razões objectivas para não terem operações exemplares. Em todos estes "negócios" penso também ter existido alguma precipitação ou acção determinada. Mas tenho a certeza de uma coisa: se fosse eu a tratar destes processos talvez Dier tivesse conseguido sair a custo zero, Geraldes tinha preferido o Braga ou Capel vendido a troco de tostões. Eu sou apenas um pobre palerma que manda uns bitaites cheios de filosofias baratas e nunca ninguém me vai "culpar" de nada.

É fácil sermos grandes directores desportivos e acumular essa função com a de Presidente e treinador principal, é fácil mas estamos na bancada e escapa-nos as complexidades e as "amarras" políticas de quem tem um clube inteiro e milhares de opiniões à perna 24 horas por dia.

Posto isto, até ver o Sporting nao foi dilacerado com saídas e tem conseguido encontrar os reforços possíveis para aumentar as soluções ao dispor da boa escolha que foi Marco Silva. Se tudo isto vai chegar para ser campeão? Talvez não. Talvez sim. Não competimos sozinhos. O que gosto de ver é que ninguém baixa os braços mesmo sabendo que não temos o dinheiro, o nome ou a "simpatia" dos empresários.

Eu gosto deste Sporting que não se curva nem se cala. Uns acham que devíamos ter um estilo mais low profile. Esquecem-se que estamos no futebol português...um planeta onde os discretos e sagazmente respeitáveis acabam a chorar as faltas de respeito buçais do sistema.

Eu gosto deste Sporting que se "atreve" em apostas dos desconhecidos Slavchev, Rosell, Saar ou Tanaka. Quem sabe ver futebol já faz contas ao jeito que vão dar, quem não sabe inventa defeitos apenas porque estes rapazes não são de encher o olho. Sim, não são. Esses custam os tais milhões que os fundos estão a patrocinar nas compras dos tripeiros. Eu gosto de ter jogadores do Sporting e não empréstimos do Doyen Group ou lá o que é.

Antes e mais do que tudo, há que salvar um clube da banca rota. O Sporting é um clube enorme com a capacidade financeira de um clube intermédio e este é o caminho para recuperar, não é seguir quimeras de aposta fundamentalista na formação ou engodos de estrelas de "fundos".

Tinha de o dizer, antes da bola começar a rolar.
SPOOOOOORTING!!!

SL

5 comentários:

  1. Mais uma vez, que grande post :)
    Revejo-me na opinião que escreves. E confesso que dá-me um certo gozo os comentadores continuarem sem nos dar grande crédito.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, estás de parabéns, javardeiro!

    Comungo por inteiro da tua opinião. Também eu entendo que o caminho que estamos a trilhar é o correcto, não só para o NOSSO clube, mas também, e inevitavelmente para o futebol português...

    Tudo o resto são apenas excessos, que derivam de clubes que fazem orçamentos ficticios, que a Liga finge aceitar sem fiscalizar, e que depois acabam com ordenados em atraso e outras coisas mais... Estes orçamentos são feitos a pensar em receitas extraordinárias (vendas), que, quando não acontecem dão no que se está a observar ali pros lados de Carnide... É que por ali confiaram no "ovo no cú da galinha", e agora quando metem lá o dedo (sim no dito orificio urogenital) vem invaraivelmente todo borrado...

    Abraço Leonino

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo.

    Temos uma equilibrada, com os recursos disponíveis, com poucas estrelas, mas com um coletivo forte.
    Aos poucos vai-se retirando proveito de manter um nucleo estavel, de preferencia à base de homens da casa. E baixam-se os custos, em vez de andar em aventuras faraonicas de outros.

    Taticamente a equipa parece-me mais sofisticada do que a versão de Jardim, embora potencialmente menos calculista.... o que vale muitos pontos no campeonato tuga. Mas gosto mais desta versão. Mais ambiciosa. Mais Sporting.

    Realçar a media baixa de idade do plantel, que permite ter boas expetativas de futuro... desportivas e economicas.

    Gosto de Tanaka. Entender o jogo. Não deslumbra, mas sabes o que faz. E tem um belo tiro. Vai dar jeito. Slavchev acho que vai surpreender, apesar do mau inicio. É um poço de força.
    Tão cedo nao vamos ter Gauld... pode ser que seja uma lufada de ar fresco na equipa, lá pra Janeiros fevereiros....

    Temos treinador.
    Temos equipa.

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  4. Apenas o sigo à poucos meses, e quero dar-lhe os parabéns como expõe as suas ideias. Não é um lambe botas mas também não é da oposição. O post de hoje seve de bofetada a algum(s) blog(s) que anda por aí. Pena é que não seja diário, mas para dizer merda também não vale a pena. Importante é que seja acertivo e que dê a sua opinião seja ela qual for. Todos sabemos que isto vale o que vale, mas é importante este meio de comunicação para discutir o nosso amor pelo Sporting Clube de Portugal (como me sabe bem dizer isto :) ).

    ResponderEliminar
  5. Grande post Javardeiro,
    Não há presidentes perfeitos, nem treinadores perfeitos, nem jogadores perfeitos.
    Mas tudo se pode compensar com muito esforço e dedicação como foi feito em 2013/14 e como se promete fazer em 2014/15.

    SL
    José

    ResponderEliminar