sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A hora do presidente

As palavras excessivo, teimoso, utópico podem passar-nos pela cabeça quando ouvimos BdC durante mais de 5 minutos. Eu substituiria todas essas por “emotivo”. BdC não relativiza, não domina a arte do compromisso pelo cinismo, é incapaz de resguardar uma opinião ou uma reserva. Isso faz com que quem o ouça também tenha de fazer o mesmo. Sei que há Sportinguistas que detestam esta forma de liderar e exaltam por mais contenção, mais descrição, por um tom mais suave e reflectido.

Não vai acontecer. BdC é o protótipo do “ou vai ou racha” e em nada adopta a bitola de outros tipos de presidentes, sejam eles políticos ou empresariais. Não é um estilo que estejamos habituados, vai levar tempo e provavelmente algum sucesso desportivo até uma boa fatia dos “guerrilheiros separatistas” entender que este presidente não é o bicho papão, é apenas um homem ainda muito jovem, cheio de coragem que se recusa a admitir que o Sporting está (ainda) a resvalar para um papel secundário no futebol português e europeu.

Costuma-se dizer que da força de vontade à casmurrice é um passo muito curto, ou que da extrema defesa de um interesse pode nascer um autismo assinalável ao que não é nosso. Para mim, a presidência de BdC tem oscilado entre um lado e o outro, ou seja, entre o extraordinariamente bom para o Sporting e uma incapacidade para fazer pontes com exterior. E nem sempre o exterior são inimigos e faccionistas de outras cores, às vezes são apenas Sportinguistas mais “lentos” a perder o receio de entender o que é BdC.

Olhando ao produto da presidência, ou ao outcome, fica sempre na dúvida dos mais renitentes se o Sporting não podia chegar mais longe ou ter mais sucesso se nem tudo fosse “fracturante”, mas o problema (e pensem realmente nisto) nunca estará no que BdC conseguirá, mas sim nas inseguranças internas. Com o sucesso à vista todos saltam para o barco e o oposto é igualmente verdadeiro...mas no tempo intermédio (que é quase a totalidade) há muitos sportinguistas que duvidam que exista o Sporting que BdC tem na mente.

Os Sportinguistas duvidam deles próprios, como não duvidam de mais ninguém. Os presidentes dos outros são sempre mais sagazes, mais bem conectados, mais poderosos. Os treinadores dos outros são sempre mais “ratos”, mais autoritários ou com mais classe. Os jogadores dos outros são sempre mais “máquinas”, “ameaçadores” ou “virtuosos”.

Não vou analisar porque tantos de nós somos assim, ou para aqui resvalamos mais vezes do que seria saudável, mas várias décadas a ver outros emblemas debaixo dos holofotes têm o seu preço e houve quem não tivesse compreendido que “a bola ao poste” é muito mais do que dinheiro....o sucesso desportivo é...tudo.

BdC é um presidente que às vezes parece ter sido “congelado” nos anos 80 (onde éramos de facto uma enorme massa de força competitiva) e que aterrando agora no clube quer resgatar o clube e logo os sportinguistas para o ataque literal à letargia que conduziu ao desfavorecimento. Muitos não estavam, nem estão, a fim de cruzadas e só a ideia de represálias afasta muitos do centro de apoio à gestão actual. Muitos não estavam, nem estão com a pressa e sede de conquistas deste presidente. Querem ganhar, querem festejar, querem dizer “somos campeões”...só não querem acompanhar a velocidade de um presidente que não lhes dá a hipótese de ficar neutro e sem compromisso.

Nós Sportinguistas habituámo-nos a “carregar o clube” e foi com muito desprazer que muitos constataram que hoje, esse papel foi ocupado. A Direcção, para o bem ou mal, dirige, decide, comanda. Há quem não se sinta bem no papel de “comandado”. Esquecem-se que um clube sempre será comandado e porque é democrático elege uns para decidir o bem de todos. A anarquia é “elegante” na forma e horrível no conteúdo...há quem se sinta bem a comandar uma nau desgovernada (baixa as expectativas de resultados).

BdC, acho, quer um clube exemplar, orgulhoso, metódico e destemido, mas haverá sempre quem veja as “paredes” antes de ver caminhos. A dúvida permanece em todos “Seremos capazes de vir a ser assim tão fortes? De conseguir acompanhar esta escalada?” Uns já aceitaram o desafio. Outros não...e há muitos indecisos que esperam um resultado palpável para confirmar que podem confiar.

Mas, caros Sportinguistas, ninguém tem de apoiar uma Direcção incondicionalmente. O escrutínio é diário. Nem tudo é perfeito, nem tudo será bem feito. Não há cheques em branco e BdC de certeza que não conta com isso, aliás, parece-me desejar o contrario – os votos cegos de confiança geram desresponsabilização e eu penso que o Sporting está no caminho contrario.

Cada um que pense nestas questões, mas acabemos de vez com os Brunistas ou outros rótulos e de uma vez por todas tentemos entender as pessoas pelo que dizem e fazem e não pelas nossas desconfianças e inseguranças.


SL

13 comentários:

  1. Excelente post, em parte é exactamente isto que eu penso.
    O nosso presidente é de facto uma figura polarizadora: enquanto uns o seguiriam até ao fim do mundo, outros, mesmo sportinguistas, preferiam vê-lo bem longe.

    Mas há um sinal muito animador e engraçado: o facto de muitos adeptos dos dois rivais odiarem visceralmente BdC. Há quanto tempo isso não acontecia? Os nossos últimos presidentes eram vistos como bananas, anedotas, incompetentes...
    Agora quando discuto futebol a reacção é muito mais agressiva, acho que é porque ele parece muito mais capaz do que todos os últimos presidentes, é uma verdadeira ameça.

    Infelizmente tudo vai depender das "bolas no poste" e dos "Nanis"... Se o sucesso vier ou ficar bem próximo, ele está para ficar. É o que eu espero, que ele fique muitos anos à frente do Sporting, apesar de não me agradar nada o estilo.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post. Está na altura de muitos Sportinguistas saírem da letargia em que se encontram, o nosso clube precisa de todos e é neste momento que temos que ajudar o clube a reerguer-se, temos um comandante, como há muito não existia no Sporting. ACORDEM.

    RP

    ResponderEliminar
  3. Há uma coisa que não percebo, como se consegue dizer mal de tudo o que se faz só porque se "odeia" ou "não suporta" um presidente. Não concordar com o que se faz ainda vá, agora só discordar porque não se suporta este presidente como eu vejo ai por alguma blogosfera é que não consigo mesmo perceber...
    Eu tb tenho as minhas dúvidas sobre algumas opções desta direcção, mas por enquanto o caminho vai-se caminhando.
    "
    Mas há outra coisa que me faz muita "comichão". Como é que os nossos rivais na mesma situação que nós se financiam? e porque nenhuma CS investiga isso? OU talvez até saiba.....

    ResponderEliminar
  4. Excelente post, como é habitual.
    Deve ser realmente uma tarefa homérica, gerir um clube desta dimensão, tirá-lo deste buraco e ter de o fazer quase contra tudo e contra todos: rivais, instituições, árbitros, merdia, fundos.... E também contra os vários "sportingues"... o dos lambuças, dos godinhos, das claques, do Zé, do Manel, etc... Enfim, que o Bruno mantenha a determinação e (alguma) paciência, que o Sporting bem precisa.
    SL
    Lanterna

    ResponderEliminar
  5. Na Sporting tv temos a 'hora do presidente'
    Aqui temos a 'lenga-lenga do tupperware com juba'
    Os meus parabéns pelo excelente post para sebastiaNANIzados.
    Para os restantes Sportinguistas que devem ser para aí 5% do total, a propaganda encapotada do costume.
    Se em Alvalade temos o novo Chavez, aqui temos um projeto de Maduro (que por sinal está bastante verde, deve ser de tanto plástico)
    O resultado de amanhã 1-1, 0-0, 2-2 (pouco interessa) mais o da semana que vem qq coisa superior a 1 - 0 vão deixar os nossos ciclistas a 7 pontos. Repito 7 pontos dos andróides e dos lampiursos.
    Depois o Marco já pode preparar as taças mais descansado e os 2 jogos da LC em casa em que talvez o Sporting pontue. Tudo encaminhado
    Viva o BdC mais o seu plantel de 20 suplentes.
    Julgo que o William após a 3 jornada vai-se aplicar muito mais... Na premier league.
    AH e Mr.tupperware não esquecer de comprar a ciclo-camisola do nosso Pródigo.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já podes meter gelo no nalguedo.

      SL? Estes trampiões não existem...

      Eliminar
  6. Ao Anónimo da 1:20

    Para si está tudo mal. Nem sequer valoriza a vinda de Nani, aliás parece chateado com o facto. Pelo seu comentário não acredito que seja sportinguista, ainda por cima com as criticas injustas que faz ao Javardeiro.Ele sim é Leão e não é de plástico!

    P.S - É preciso ter lata para depois do que escreveu se despedir com SL, é preciso ter muita lata...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está claro que este artista anónimo da 1:20 é um subserviente limpa-cus do flopes ou o próprio!

      Eliminar
  7. Começo por dizer que é extremamente dificil "gerir" um Clube como o Sporting, quando alguns que se dizem sportinguistas...desejam acima de tudo" que as coisas corram mal"...como forma de atacar uma pessoa de que não gostam...!!

    Bruno Carvalho é perfeito...??

    É claro que não é ...e está certamente muito longe de o ser...
    Mas para já eu pergunto...:
    Algum de nós é perfeito...mesmo aqueles que escolheram como alvo abater... BC...?

    Eu pela parte que me toca não o sou..."os outros"...bem "os outros" , que se "olhem ao espelho" e talvez descumbram num relance, que também são humanos e não super homens...

    Não acredito que não haja um sportinguista que" não se tenha apercebid"o do risco de o Sporting "ser riscado" do panorama desportivo português...

    Nem me passa pela cabeça que "os deita abaixo" não se tivessem com o seu "olhar de lince"...vislumbrado mesmo de relance...como "esteve perto" o fim do nosso Sporting...

    Agora eu pergunto...:

    "Não se vê" que o Clube mudou de rumo...?
    Não se apercebe que já não somos "os coitadinhos" em que qualquer" rafeiro levantava a perna"...para nos mijar em cima...?
    Apesar de tudo, não tem alguma da CS que "sempre nos malhou"..."engolido" a contragosto o facto de agora já sermos minimamente respeitados...?

    Não voltou a esperança ao coração dos adeptos...?

    Eu sei lá...há em tanta coisa uma diferença tão grande, que até me é dificil estar aqui a enumerá-las...

    BC "é o homem perfeito da boca de quem sai apenas e só" o que deve sair e que faz sempre e só o que deve fazer...?

    Já atrás o referi...: não é...!!

    Mas há dúvidas do sportinguismo de BC...?

    Só um mal intencionado o pode dizer...

    Tem BC tomado (como Presdiente) algumas medidas que inclusivé se podem voltar contra ele e o Sporting...?

    Talvez, mas ainda é cedo para se saber...

    Mas em nome da defesa do Clube...ele podia e devia ter feito outra coisa...?

    Eu entendo que não...!!

    Mas há coisas que eu não concebo...:

    1º - Se aceito que pode haver quem não goste de BC...
    2º - Não aceito que por esse facto, alguns "se esqueçam" de que o Sporting tem que estar acima dessas "raivinhas" e não é possível "defender" um Clube que se diz "amar"...se por outro lado apenas e só...
    Se "colocam cascas de banana" à frente de quem foi escolhido para fazer retornar o Sporting ao seu passado glorioso...porque sim...!

    Estar com BC neste momento dificil da vida do Sporting..."não é ser seguidista"...

    É antes uma demonstração de amor ao Clube...sem deixar de estar atento, para se necessário for... "usar as prerrogativas " que se têm, pelo facto de se ser sócio...
    Mas mesmo assim, apenas e só no interesse do Sporting e não por ...uma "raivinha" qualquer...

    SL

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, um abraço para o sr. Max que muito admiro e também para o nosso Javardeiro que vê-se a léguas de distância que ama o Sporting desinteressadamente.
    Sim, porque nota-se que muitos dos que se dizem sportinguistas, "compram pipocas" para assistir a todo e qualquer episódio menos bom do nosso clube.
    Por isso amigo Javardeiro, continua a tua saga na defesa do nosso clube independentemente de quem lá estiver à frente.
    Porque quem não consegue fazer isso, não é dos nossos.
    E siga a rusga!

    S.L.

    ResponderEliminar
  9. 'Presidente congelado nos anos 80'....

    Aprendi a ser Sporting nos anos 80... e o que eu gostava desse Sporting!
    Éramos uma força tremenda. Mesmo sem conquistas no futebol, éramos raça, querer, vibração e magia. Cultivávamos um espírito de adepto orgulhoso e guerreiro. Elite.... desportiva, de valores e paixão.

    Nunca esquecerei as noites europeias desses tempos. Ou os Domingos completos à Sporting. Juniores de manhã, almoço no estádio, bola à tarde e modalidades no Pavilhão a fechar o dia.

    Depois vieram os 'Project Finances'.
    Arruinaram a 'maior potencia desportiva nacional'.
    Criaram uma geração de sportinguistas resignados, descrentes... medíocres.

    Por quereres retomar o espírito entretanto perdido.... estou contigo Bruno!

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  10. Sabem porquê o Bruno de Carvalho só beb champanha pela garrafa ? Porque não têm Taças, eh eh eh

    ResponderEliminar