quinta-feira, 18 de julho de 2013

Puzzles e Sudokus

Pensar que o resultado do jogo-treino no Canadá pode ser relevante para alguma análise...é não entender nada de pré-épocas. Enquanto alguns clubes privilegiam a evolução em jogo, que é muito bonita de ver...mas pouco contribui para a entrada de novos jogadores ou crescimento táctico do plantel, outros como o Sporting estão obrigados a começar da raiz, com o abecedário inicial de jogadas e ocupação de espaços.

Fazer este trabalho com jogadores experientes é uma coisa, fazê-lo com um plantel com uma média de idades de 22 ou 23 anos é como montar puzzles vendado. Sabe-se como é o puzzle completo, mas para conseguir montar tudo é quase como correr todas as peças só para encontrar um encaixe. Além disso parece óbvio que Jardim não parece muito disposto a cometer os erros de Sá Pinto ou Domingos, o primeiro com uma preparação soft, o segundo quase colocou metade do plantel no estaleiro.

As goleadas de pré-época motivam os adeptos, mas verdade seja dita, não é prova de nada. Golear una equipa de amadores é tão importante como vencer por 2-1. Desconfio que os melhores marcadores do plantel nem sequer estão ainda no plantel.

Aliás se tenho alguma preocupação, a indefinição do plantel é uma delas. Já é evidente que o Sporting só vai estar fechado e completo, quando algumas saídas acontecerem...e se acontecerem tarde demais será na equipa B que estarão os reforços. As incertezas são tantas que Jardim e Abel preparam quase 2 equipas, misturam-nas, separam-nas, voltam a baralha-las...nem uma nem outra vai tirar proveitos disso tão cedo, mas é obrigatório que aconteça.

As grandes novidades que todos esperamos são as vendas e dispensas. Onyewu, Pranjic, Evado, Bojinov, talvez Labyad ou Adrien...serão quase 7 milhões de poupança, que a juntar aos 6 já feitos dará 13, faltarão 7 para chegar aos 20 milhões de redução de encargos com o plantel. Capel, Patricio, Bruma, Ilori, um deles terá mesmo de ser vendido.

SL

5 comentários:

  1. Entre saídas e entradas, é tanta a indefinição e o Presidente e o director para o futebol tiveram que acompanhar a equipa no Canadá?

    Eu sei que existem telefones e comunicações globais mas ainda assim não me parece a melhor estratégia...

    ResponderEliminar
  2. Com muita pena o digo: lá para o Natal, veremos onde nos conduz esta espécie de preparação, com esta espécie de plantel, composto por esta espécie de jogadores - tudo bem ensaiado por esta espécie de dirigentes.

    É continuar a teorizar. Sábado, pode ser que aconteça qualquer coisa, lá para as bandas do Estoril, que nos leve a (re)pensar. Mas não sendo tarde demais, já não é exactamente cedo.

    Sim, sou sportinguista. Não, não sou "lambuças". Sim, votei no Bruno de Carvalho.

    Dito isto, pouco mais posso dizer de positivo sobre estes primeiros meses. Do que percebi, por entre a "agit-prop" do novo regime.

    Sinceras saudações leoninas, na expectativa de estar a cometer um sério erro de análise..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu, Godinho? Andas disfarçado, a dizer que votaste no Bruno de Carvalho? E já agora, vê lá se vais pagar o aluguer do pavilhão de Odivelas e a dívida ao Baltazar. Obrigado

      Eliminar
    2. anónima das 15:02
      portanto é sportinguista? nao é "lambucas"? e votou BdC?

      porque?
      foi obrigado a votar nele? foi raptado para por a cruzinha no papel?
      que parte do programa de BdC é que nao entendeu? que parte da AG é que nao percebeu?
      nao pode dizer nada de positivo?

      mais um bocadinho está a gritar: volta Godinho , estas perdoado, o clube que se lixe, eu quero é internacionais a ganhar balusdios e a jogar como amadores do INATEL, (sem desprimor)...
      já dizia ántonio áleixo:
      a mentira par ser segura e atingir profundidade, tem de trazer á mistura qualquer coisa de verdade
      voce esqueceu-se da verdade...

      Eliminar
  3. Sabem do que eu gosto?! O Chaby marca um golo do cacete e ninguém fala disso... Venham lá mais jogos que há malta não gosta de futebol! É só um jogo de pré-época, não interessa quantas metes, interessa sim é a coordenação colectiva e pelo que foi dado a perceber criámos bastantes situações de golo, para mim isso só tem coisas positivas... Tou contigo javerdeiro nessa análise!

    ResponderEliminar