quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Pontapé no Croquete


















Muitos verão em fotografias como a que ilustra este post, uma postura pouco aconselhável a um presidente de uma instituição centenária. Não sei sequer se já algum presidente tinha feito parte da apresentação do equipamento aos sócios...como modelo. Mas é bom que toda a gente se vá habituando a este "estilo"...pois BdC é isto. O presidente-adepto.

Em muitos sentidos é um verdadeiro pontapé na imagem do clube. Com um simples equipamento roxo...BdC colocou mais do que bolas na bancada...devolveu a imagem de um Sporting popular (não é o mesmo que populista...ou popularucho) apaixonado e sobretudo colocado ao mesmo nível dos adeptos, em vez de querer parecer muito acima deles.

Depois de quase 20 anos de SADs em bunkers, surdas, frias e orçamentalizadas. BdC, especialmente depois de sentir a cada passo o apoio dos adeptos, está a abrir e a desmitificar a cúpula do clube. É o regresso do Sporting a uma lógica de adeptos gerido por adeptos. Pode até ser que não traga nenhuma mais valia desportiva, mas é sem dúvida um clube mais parecido com o Sporting que descobri na infância.

Não deixei de reparar que o presidente fez questão de usar os dois equipamentos, como qualquer Sportinguista, com orgulho. Dando o exemplo. É para isso que servem os líderes, para ter mais responsabilidade, para serem os mais lutadores, os mais clarividentes, os mais briosos na hora de defender a instituição. No futebol nenhum símbolo é mais importante que o "jersey", mesmo que seja roxo, mesmo que seja (dizem) "horrível".

Por mais que algumas contratações, especuladas na imprensa, não me agradem particularmente, tenho de dar os parabéns a BdC pela capacidade que está a demonstrar de empurrar o clube para a frente e ao mesmo tempo de se manter fiel a si próprio.

Há muita gente que defende que o carisma resolve muitos problemas. Parece-me que o nosso presidente está no bom caminho para encontrar o seu.

SL

PS - O equipamento alternativo "viola" é tão mais lindo quantos os jogos que forem ganhos durante o seu uso. Se o Sporting for campeão (é um suponhamos) não faltará gente que diga "eu sempre disse que é a coisa mais bonita que já vi"...não sejamos hipócritas...quem quer compra, quem não quer cala-se e não estraga as vendas ao clube.

13 comentários:

  1. Grande post, concordo plenamente. Espero que o Sporting volte ao seu lugar - no topo.

    Saudações leoninas
    JF

    ResponderEliminar
  2. Grande post, este blog pela sua qualidade obriga-me, com satisfação acrescento, a dispender muito da minha capacidade ocular na sua leitura (o fundo preto e as letras brancas arrebentam-me com os olhos javardeiro, que tal um fundo menos contrastante?).

    Parabéns pelo blog

    SL

    ResponderEliminar
  3. Depois de quase 20 anos em bunkers?

    O regresso à lógica de um clube de adepto gerido por adeptos?

    Sugiro o visionamento do seguinte (ridículo) video: http://www.youtube.com/watch?v=nt9CHVZ8tg8

    A diferença é que já não achamos(?) ridículo um Bruno de maracas na mão. O porquê? É por ser um "presidente-adepto" (o que criticámos com o JEB), por se notar que sente a camisola. Não é nada por pretender misturar-se com aqueles a quem a generalidade reconhece o direito e o talento para envergar o "manto sagrado" (os verdadeiros, não sportinguistas, mas desportistas).

    Para memória futura ficou este video:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-treino-alvalade-adeptos-bruno-carvalho-equipamentos/1466619-1457.html

    Maravilhosa intervenção entre os '33 e os '44, em que se vê todo o talento do Grande Presidente Adepto Bruno com a redondinha nos pés. Momentos de pura magia, reveladores de uma relação olho-pé-bola só ao alcance dos predestinados. Porque já quando tinha 6 anos teve um sonho: "um dia serei presidente do Sporting, o Sporting Clube de Carvalho, para mostrar aos jogadores como se faz". E se o Inácio se meter com merdas, ou o Leonardo, ou o outro que aspira futebol, o Bruno veste a camisola. Porque está claro que o Bruno eterno e omnipotente sabe mais de futebol do que eles todos juntos.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo das 08:48

    A diferença é que BdC nunca se armou em supergestor da alta finança. Além disso nunca achei que a maracada de JEB fosse rídicula...ridiculo foi a venda de Moutinho e Veloso e compra de Pongolle isso sim foi vergonhoso.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  5. Aceito perfeitamente "esta mistura"...!
    Porque não há-de o BC continuar a assumir a sua costela genuína de adepto...
    Várias vezes me cruzei com ele no meio de uma determinada claque...
    O BC não é elitista como uma grande parte daqueles que antes dirigiram o Sporting...
    Por ser um fervoroso adepto, talvez sinta e sofra o Sporting de maneira diferente...!!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar
  6. pois javadeiro... mas sendo ou não ridícula a maracada (e foi), não ocorreu no bunker da alta finança.

    Mas já a afirmação do "BdC nunca se armou em supergestor da alta finança" também só pode revelar uma memória estranhamente selectiva, ele que andou a apregoar que era empresário há 20 anos e afins.

    Parece-me que faz uma confusão entre ridículo, errado ou grave. Ridículo é aquilo que é suscetível de riso, não é apenas o que é mais importante: é ridículo vestir uma camisola do Sporting do tamanho M quando se está obeso, é ridículo abanar umas maracas quando se exige uma postura presidencial (em qualquer circunstância), é ridículo não ter a noção da própria incapacidade de dar um pontapé numa bola, tropecar (literalmente!) e ainda dar um pontapé no relvado a seguir, é ridículo pretender colar-se àqueles que fazem e fizeram a grandeza do Sporting (os seus desportistas). Isso é ridículo. É grave? Não. Mas é ridículo.

    Termino notando que, apesar da aura messiânica que ainda o vai suportando (dai graças ao Senhor que nos enviou o Bruno para remissão dos pecados), a sugestão do presidente-adepto (ou melhor, do "presidente adepto como eu") é uma anormalidade. E é uma anormalidade por isto: não dura muito tempo. Um presidente inteligente sabe que tem 4 apresentações de plantéis e de equipamentos para fazer. Ou tem sorte e engenho e os resultados são muito bons, ou na 2ª apresentação de equipamentos (já com muito mais cabelos brancos) já tem metade dos adeptos a aplaudir e outra metade a tentar explicar-lhe que "só com garra e engenho não vamos lá".

    ResponderEliminar
  7. Anónimo,

    São simplesmente estupidas as considerações que tece sobre o tamanho da camisola e a habilidade futebolistica do BDC no tal video.

    E são estupidas pq são mentirosas e nada mais do que maldosas, próprias de alguem com "algum" ressabianço.

    Fico estupefacto no entanto por postar o link do video, onde qualquer pessoa pode observar o seu "exagero".

    Quanto ao resto são opiniões suas, às quais tem todo o direito.

    ResponderEliminar
  8. Oh Fredy, as considerações sobre o tamanho da camisola eram sobre o JEB. Reveja lá o video das maracas... é que dá-me a sensação que se a camisola não fosse em licra muito resistente, que se rasgaria facilmente.

    Sobre a habilidade futebolística, concedo que há uma parte subjectiva: também é possível gostar de pessoas que tropeçam em si próprias. Quando tinha 6(?) anos e preferia jogar à bola - em vez de sonhar com a presidência do Sporting - normalmente escolhia aqueles que tinham um mínimo de coordenação motora. Detalhes.

    Sobre as mentiras estúpidas ou as estupidezes mentirosas e o ressabianço, a que aparentemente não tenho direito (sob pena de ser insultado), digo-lhe apenas que nenhum dos factos que referi está sujeito a discussão para uma pessoa com uma capacidade crítica média (e talvez também coordenação). Sabe? Habituei-me a que no Sporting a prioridade fossem os desportistas e por isso é que nenhuma das camisolas que tenho lá em casa tem o nome dos muitos presidentes que já passaram. Mas parece que isso, para muitos, está a mudar:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=412844

    E O BRUNO É O NOSSO GRANDE AMOOOOOORRRR!!!!

    ResponderEliminar
  9. SADs em bunkers,surdas, frias e orçamentalizadas a lambuzarem-se com o património do Sporting e a fazerem grandes negociatas em proveito próprio e em prejuízo do Sporting. Esta camisola alternativa roxa, à Porto, é a prova do que Godinho e a sua companhia de circo sonhavam para o Sporting: um novo Belenenses.

    ResponderEliminar
  10. Para o anónimo:

    Registo com apreco que, enquanto os media e até alguns adeptos do Sporting se degladiam discutindo de o Bruno deveria ou nao ter estado presente na apresentacao, se deveria ou nao ter vestido o equipamento e se deveria ou nao ter chutado aquela bola, os mesmos media retiram um bocado o enfoque do Leonardo Jardim, da dificuldade em realizar contratacoes e da muito difícil temporada que aguarda o Sporting.

    Quando houver uma série de resultados menos conseguidos (e vai haver porque o futebol portugues nao quer que o Sporting se levante), vai ser muito importante conseguir blindar o grupo atraindo o foco das atencoes para o Presidente de forma a deixá-los trabalhar no máximo de concentracao possível.

    Mais simples será faze-lo com um Presidente que é declaradamente "adepto" do que com um dos gestores-maravilha.

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  11. pessoal, vamos a ter calma, já basta de estupidificação e carneirada.
    se o Bruno desatar a dar peidos na televisão isso é bom?
    se o Bruno der umas palmadas valentes na sua pancinha a rir-se em frente às câmaras, isso é bom?
    se o atrasado do jebardo depois das maracas se pusesse a dar toques misturado com a equipa, caímos todos em cima do gajo.
    e quanto ao croquete, continua-se a comer em bem lá nos camarotes e na tribuna, só que agora mudaram os figurantes e agora a tribuna do Sporting está mais parecida com a do Oriental ou do Atlético.
    Mais popular, popularucha ou populista, depende, mas o que importa é que ande tudo contente.

    ResponderEliminar
  12. não temos estrelas, não temos treinador, nem temos grandes jogadores, nem grande equipa! os melhores que temos já lá estavam, bom não veio nada e pelo que vejo, as grandes soluções são jogadores medianos de campeonatos medíocres, mas com o génio Inácio de que é que estavam à espera? mas temos um presidente que fala bem e que centra as atenções todas em si, ele é a estrela.

    ResponderEliminar
  13. por falar em Inácio, como é que é possível que um tótó k teve no Moreirense e k já tava ao mesmo tempo no Sporting e q passou a vida a falar no Ghilas para o Sporting seja comido e veja o jogador ir para o Porto.
    falam muito, dão muitas entrevistas, falam em competência, mas continuamos a ser comidos pelo Porto.

    ResponderEliminar