quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Filho Tirano

Infelizmente todo o caso Bruma está a par e passo na imprensa. Todos os dias a entourage do jogador de 18 anos faz questão em dizer muitas coisas. Na maior parte delas desafia, insulta, critica...o Sporting. Noutras ameaça com a saída ou a legalidade do contrato.

A estratégia destes chulos (chamar a esta gente empresários é promovê-los) é clara. Hostilizar a relação entre Bruma e a Direcção. Para quê? Há duas explicações e nenhuma passa pela renovação.

1/ A Direcção cede e vende o jogador por muito menos do que vale o seu potencial.
2/ Sem entendimento o jogador entra no seu último ano de contrato e em Janeiro pode assinar por outro clube.

Só não entendo uma coisa, se têm tanta pressa e o contrato não é válido, porque é que Bruma ainda não assinou pelos tais clubes interessados? Mais, porque raio é que clubes como Chelsea ou Inter vão dar 7 ou 8 milhões ao Sporting se podem ter daqui a 2 semanas o jogador de borla?

Só me vem uma palavra à cabeça....bluff. Mas tal como um mau jogador de Hold´em os chulos estão demasiado excitados com a “mão”...não param quietos na cadeira e a bazófia estala pelo tecto.

Estas 4 ou 5 pessoas, sabem que têm na mão a oportunidade de arrecadar muito dinheiro. Mas para isso têm de ou vender o jogador. O valor do prémio de renovação e ordenado é só uma ferramenta para afastar o clube da jogada e cumprir miseravelmente com as palavras de Bruma.

Até agora a imprensa tem sido imparcial. Mal. É um caso óbvio de oportunismo, falta de escrúpulos e muita, mas mesmo muita ingratidão.

Os chulos estão nesta fase do processo...stressados. Querem uma reunião à força...e quanto mais cedo melhor. O que eles precisam agora é de uma ruptura definitiva...para a tempo fazer evoluir as propostas que andaram a “pedir” aos clubes que fizessem. Já meia Europa sabe que Bruma está a ser “vendido” por estes chulos por 8 milhões, com a garantida (deles) que o clube mais tarde ou mais cedo dobra o joelho.

Só que, 8 milhões é um investimento avultado para quase todos os clubes do mundo e enquanto os dias passam estão a ser gastos noutras opções. O medo dos chulos é que quando o Sporting finalmente aceitar negociar...já não haja tanto interesse como agora.

Os chulos sabem que arriscam que Bruma fique na equipa B, ou mesmo, perca uma época inteira sem jogar. Ás portas de um mundial, onde o jogador e os chulos querem estar...é uma tragédia.

O que é que BdC pode fazer para salvaguardar os interesses do Sporting?

Responder a isso é quase o mesmo que imaginar o que os chulos não querem. E o que eles menos querem é:

1/ Passar a imagem que Bruma é um jogador “problemático
2/ Acordo para renovação
3/ Perder os direitos de representação do jogador

Na minha opinião BdC quer reunir com o jogador primeiro e antes de tudo para lhe dizer cara a cara o que já toda a gente anda a pensar. O jogador está muito mal representado e que ele, só ele, corre o risco de perder uma época de competição. E a culpa será de quem se diz “zelar pelos seus interesses”.

De resto as únicas coisas que a Direcção pode fazer é tentar isolar o chulos do atleta, expô-los com as mesmas armas que estes têm feito (vasculhanço da imprensa na carreira contributiva, patrimonial, associativa...destes senhores) e pelo meio acordar numa aproximação a uma renovação excepcional que dependa directamente da prestação do jogador no relvado.

Em último caso e por iniciativa do clube, realizar uma operação de mudança de empresário, colocando por exemplo Jorge Mendes ao barulho (terá de ser um top dog) e garantindo que os chulos ficam a chuchar no dedo.  Para isso será necessário colocar um colega de Bruma (que pertença a Mendes) a fazer o trabalho de convencer o jogador a ouvir uma proposta.

Tudo isto é espantosamente elaborado, conspirativo, noveleiro, mas às vezes é mesmo a única forma de garantir uma vitória absoluta, que neste caso o Sporting merece.
Anos a fio a “criar” um atleta e na hora da retribuição...serve-se o desdém e a ofensa.


SL

17 comentários:

  1. Realmente isto já cheira mal. Aliás o que é que a direcção anterior deixou, que não cheire mal? É como um poio de merda, quanto mais se mexe, mais mal cheira.
    O problema é que para o publico só passa o que os pasquins transmitem, o que nós sabemos que 99,9% é mentira, inventado ou encomendado.
    É de facto mais um caso bicudo que foi legado para a actual direcção. Qualquer que seja o desfecho desta novela, a direcção do clube merece o nosso apoio porque certamente não agiu de má-fé, como tem sido hábito dos nossos representantes ultimamente.

    S.L.

    JCSM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem pensar nisso. Eu não aceito um desfecho que seja a não renovação do jogador. A direção que engula um bocado do orgulho e que assine com ele. Não podemos dar-nos ao luxo de perder uma possivel boa venda e um bom jogador por uma questão de orgulho.

      Eliminar
    2. A questão nem é engolir o orgulho. Se o jogador estiver com segundas intenções e não quiser assinar não adianta nada.
      E não se deve abrir precedentes.
      Para além disso houve quem nos pusesse nesta situação e como diz o BdC, não faz milagres.

      JCSM

      Eliminar
  2. jorge mendes? Poupava-se tempo e oferecia-se logo ao pinto da costa...

    ResponderEliminar
  3. Mudar de empresário não resolve nada. Até porque não faz muito sentido que o Catio Baldé queira vender o Bruma agora quando sabe que pode fazer muito mais milhões daqui a 1 ou 2 épocas.

    Quanto ao jogador se reunir com o SCP, penso (não tenho a certeza) que o advogado tem razão quando diz que o Bruma não precisa de estar presente na reunião porque isto não é um assunto desportivo e sim jurídico.

    O SCP pode querer, mas o advogado pode não querer porque sabe que o jogador, se estiver presente, pode ser convencido a baixar as condições financeiras. É tudo uma questão de jogo psicológico.

    Eu só quero é que o SCP não saia prejudicado e que assinem com o jogador para não perdermos o potencial que ali está.

    ResponderEliminar
  4. Mas nós também não podemos esquecer que "não é só assinar" com o jogador...
    Então vamos dar-lhe o que eles querem, que manifestamente o jogador pode ainda não valer...Ainda estou à espera, de ver um bom negócio que a direcção anterior tenha deixado...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero lá saber da direção anterior. Já cometeram os erros e agora cabe à nova direção não cometer mais erros. Tenho a certeza que o que o jogador pede não é nada de extraordinário para 5 anos de contrato, tendo em conta que o vamos vender daqui a 1 ou 2 anos por muito dinheiro.

      Eliminar
  5. Não podemos dar-nos ao luxo de perder uma possivel boa venda e um bom jogador por uma questão de orgulho.
    Adrien ri-se á gargalhada (com os bolsos cheios)
    que o advogado tem razão quando diz que o Bruma não precisa de estar presente na reunião
    nem precisa de ir aos jogos, o advogado joga por ele, até é mais experiente...
    bebiano ri-se
    Tenho a certeza que o que o jogador pede não é nada de extraordinário para 5 anos de contrato,
    o problema pelo que passa na CS nao é o que o jogador pede, mas as comissoes que baldé e bebiano querem em cima do valor do contracto
    tendo em conta que o vamos vender daqui a 1 ou 2 anos por muito dinheiro.
    Adrien e prof. zandinga riem-se...

    Mike os sportinguistas sao supostodefenderem os interesses do SCP ou dos empresarios/advogados?? Bruma já disse que quer ficar, o advogado nao o deixa ir a reunioes... quem é que esta de má-fé???

    poupa-me a inteligencia , por favor...

    Fernando Silva

    ResponderEliminar
  6. Nem mais Anónimo das 20:19!...
    E digo mais. O "caso Bruma" tem que ser encarado como um exemplo para o futuro, um aviso à navegação para as "maças podres" desta vida, o tempo de brincarem com a instituição SPORTING acabou!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que é que entendem por "exemplo para o futuro". É deixar o jogador sair a custo zero?

      Eliminar
    2. o custo zero é só meia verdade. a outra meia é que fica um ano sem poder jogar. sem poder ir ao Mundial. sem se valorizar, desvalorizando. sem poder ter um contrato muito mais vantajoso para TODOS, daqui a 1 ano...
      e por aqui fica o exemplo para o futuro. porque Paim's ha muitos... no passado.

      Eliminar
    3. O Paim nunca mostrou nada na equipa principal do SCP, enquanto que o Bruma já mostrou alguma coisa. Mas por exemplo, o Dier já mostrou MUITO MAIS e para mim, neste momento, é um jogador muito mais valioso que o Bruma.

      A próxima época poderá (e aqui tens razão) ditar um passo importante na carreira do Bruma. Acredito que o jogador amanhã ou 6ª renove o seu contrato e esta novela acaba de vez.

      Eliminar
  7. Só queria perguntar se acham que os jogadores por norma negoceiam eles os contratos, com o empresário ao lado só para mandar bitaites???!!??

    Bruma e qualquer jogador de futebol percebem tanto de contratos, negocia-los e interpretar clausulas como eu de cirugia médica...NADA!!!

    Querer ter o jogador na reunião para negociar com ele (bruma e qualquer outro) é do mais ridículo possível... Se o presidente quer saber se o Bruma realmente quer ficar ou não passa por alcochete no treino e pergunta, a partir dai age em conformidade (renova, vende, encosta, etc...) e negoceia o que há a negociar com o bebi ou outro chulo qualquer....

    Esta novas declarações do catio a dizer que esta a ter represálias nos seus jogadores na academia é completamente surreal, mas isto é algum regime ou quê?!? Os empresários são todos uns chulos que metem nojo mas são inevitáveis hoje em dia e a verdade é que este pelo menos nos tem trazido bastante jovens e talentosos, andar agora a trata-lo como mais um zahavi para mim é um erro mas pelos vistos a direcção tem outra idéia....

    A verdade é que apenas sabemos a versão dos chulos, o presidente (e bem) raramente se manifestou relativamente a este dossier, teremos que esperar pelo fim para se perceber o filme todo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha lá, nós somos alguma santa casa da misericordia que tem que formar os jogadores e não podemos levantar a mão e chatear-nos ?

      Opah, tu ganha mas é um par!

      Acho muito bem que encostem o Cátio à parede com os restantes jogadores que ele representa!
      Se o gajo quer jogar "feio", então fica já a saber que as portas da Academia ficam fechadas para ele. Ele que vá chular outro clube!

      Eliminar
  8. Eu acho fundamental a conversa com o jogador antes de iniciar qualquer negociação.
    Não tem nada a ver com discutir questões legais/contratuais com um jogador... Nem tão pouco encostá-lo à parede ou dar o tal "murro na mesa", de que fala o Baldé!
    Trata-se simplesmente de olhar para o Bruma, mostrar-lhe a capa dos jornais onde ele afirma que "amo o Sporting e é aqui que quero continuar", e fazer a pergunta chave:
    isto é verdade?
    Estás disposto a ficar de corpo e alma?
    - "SIM"!
    Então vamos lá chamar o Bebiano e fazer o contrato e sacar do cheque que tiver se ser"!

    - "Ah e tal, era só para ficar bem na fotografia e dar graxa aos adeptos"!
    Então vamos lá chamar o Bebiano e dizer 2 coisas:
    - tens o cheque de 20M€ para Bruma sair já?
    - Não tens? Então adeus!

    ResponderEliminar
  9. Os empresários são todos uns chulos e andam a mamar fortunas à conta dos nossos jogadores disso não temos duvidas, o problema é que nem a direcção anterior nem esta que já lá anda há 4 meses conseguiram renovar com o Bruma e está-se mesmo a ver que vai direitinho para o Dragão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil pah... Apontas uma pistola à cabeça do Bruma e o gajo assina. É isso ?

      O que os jornais não dizem, é que os "representantes" do Bruma tem feito tudo o que é possível para impedir que ele renove pelo Sporting, apesar de virem dizer o contrário!

      E se ele for parar ao Dragão, é bem feita e é um bom abre-olhos para os burros de merda que se meteram a festejar o campeonato do porto... e que ainda dizem que os lampiões são o nosso principal inimigo.
      Eu odeio os lampiões, mas ainda odeio mais o pinto da costa e aquele clube de merda do norte!

      Eliminar