domingo, 28 de julho de 2013

É cedo

Vi com olhos de ver o jogo com os bascos. Foi bom. Não foi excelente...mas foi satisfatório. Podemos olhar para o encontro de apresentação de duas maneiras. A primeira, comparando com a época passada e nesse caso a equipa esteve estupenda, ou podemos olhar para o que foi mesmo o jogo e nesse plano podia ter sido melhor. Explico.

Dá-me a sensação que Jardim se preocupou mais em "educar" esta nova equipa nos movimentos defensivos. A falta de definição no elenco atacante e a tradicional falta de rigor nas defesas do Sporting muito devem ter contribuído para isso. No que já dá para entender, Jardim trabalhou muito na sincronia da linha de 4 defesas e na cobertura de espaços no centro...William teve sempre o apoio de Adrien (melhores em campo!) e isso ajudou a alguma segurança a defender.

Destaque para o tipo de trabalho na reconquista de bola. No passado as equipas do Sporting procuravam recuperar a posse de bola ocupando linhas de passe e esperando um erro de precisão. Pois essa ideia defensiva, ultrapassada há uns bons 7 ou 8 anos, acabou. No jogo de hoje, toda a equipa quis e empenhou-se em roubar a bola antes do passe...foi preciso correr muito mais...mas o resultado é muito superior...o Sporting não deixou os bascos pensar.

Ofensivamente o Sporting ainda está muito "verde". Os avançados Cisse, Montero e outro que venha (Hassan pode ser um grande coelho a sair da cartola) vão ter de trabalhar muito com os alas e médios organizadores para criar um sentido organizado e pensado na movimentação. Isso ainda não acontece...e a equipa depende muito de bolas paradas e tiro exterior para finalizar. É preciso salientar que a Real Sociedad quis jogar em todo o campo, o que apenas 2 ou 3 equipas em Portugal fazem em Alvalade...é preciso testar estes leões nesse tipo de confrontos.

Mas o melhor que se pode concluir depois de apresentada uma equipa longe do elenco final é que o trabalho está a dar resultado e é preciso acreditar que estamos no caminho certo para começar a inverter a queda desportiva (e financeira) do Sporting. Começar apenas...nada muda da noite para o dia.

SL

1 comentário: