segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mais sorte que juizo

Quando o azar bate à porta de um gajo, normalmente há um marmanjo que se safa e em algumas ocasiões...ainda sai a ganhar. No futebol isso já fez e desfez muitas carreiras. Vem-me me à memória o nome de Massaro, um avançado do Milan que nunca ficaria na memória de ninguém...não fossem os problemas físicos de um senhor chamado Van Basten.

Mas se no caso do avançado italiano havia muito empenho e um comportamento exemplar, uma ligação ao treinador, emblema e tiffosi notável que lhe permitia jogar e marcar golos mesmo não sendo nem de perto nem de longe um talento capaz de eternizar um jersey rossonero, já no caso de Ilori...havendo secalhar o talento, falta tudo o resto e sobeja a sorte ao marmanjo.

Ilori foi criado no Sporting. Amadureceu na sombra de titulares, regularmente chamado a "aprender" com os seniores. Na era de Jesualdo, aproveita o empréstimo de Onyewu, o "castigo" a Pedro Mendes e a lesão de Dier para formar dupla com Rojo. Esteve bem, sem ser espectacular, cumpriu e melhorou ao longo dos jogos. Não estivemos perante o surgir de um novo Baresi, mas houve unanimidade em admitir que o miúdo tem talento para chegar longe.

Claro, a assinatura de renovação ficou pendurada e a nova direcção começou a ser bombardeada com informação e muita desinformação. Estava já fora do retrato o jogador agradecer a sorte e o mérito do clube nesta ascensão repentina. Não...o Sporting passa de "pai" para "explorador" em meia dúzia de meses.

Como solução ou exemplo para futuros Ilori´s e Bruma´s, BdC aposta numa resposta à mesma altura, expondo a avidez sem escrúpulos dos empresários, mas deixando antever que o seu discurso é, por tabela, direitinho aos atletas. Sem entendimento à vista, Ilori fica no limbo...sem a titularidade que conquistou, sem a garantia de sequer ter um espaço nas opções de Jardim. 

Rojo vai parar, pelos vistos, cerca de um mês. Ao mesmo tempo, começa a levantar-se na imprensa muita lama para cima da contratação Mauricio. A dupla Rojo-Mauricio, que seria apenas uma antecâmara da Rojo-Dier, de repente pode ficar Ilori-Dier. É mesmo um caso de ter mais sorte que juízo. É que por mais que fosse justo não estou a ver de repente LJ ir resgatar mais um central à B (Semedo, Tobias Figueiredo, Juari. Sambinha são hipóteses) a não ser que estejamos a falar em Fokobo...este jogador é o meu "guilty secret"...e desde Ronaldo que não tenho tanta curiosidade em ver a evolução de um jogador.

Não sei o que os sportinguistas pensam, mas eu tenho a secreta esperança que a Ilori não seja dada uma segunda lotaria, quando não soube ser generoso com a primeira. Talvez outros "putos" saibam sem mais agradecidos, ou apenas mais "espertos"...que isto de ser ganancioso é só uma forma de burrice num embrulho de ambição.

SL 


7 comentários:

  1. Tas-te a esquecer do grande Nuno Reis! Um jogador muitas vezes esquecido mas um dos melhores centrais da sua geraçao a nivel mundial, as suas exibicoes no mundial sub-20 2011 ou as poucas na temporada passada no centro da defesa da equipa B na pre-epoca antes do emprestimo ao olhanense e agora estas na taça de honra mostram isso mesmo.. Dier, Ilory, Nuno Reis, Mauricio, Semedo, Tobias, etc.. Muitas e boas opcoes para o centro da defesa nao faltam! Oxala o Rojo recupere rapido mas nao me preocupa, e creio que a Leonardo Jardim tambem nao, o centro da defesa do Sporting nos proximos tempos!

    ResponderEliminar
  2. Agora temos uma direção a olhar pelo nosso clube.
    Enquanto a ingratidão imperar por parte de alguns, não vai haver mimos. O lori renova é opção, caso contrário não vai ser outro broma.
    Nuno Reis e Dier são uma dupla interessante.

    S.L.

    JCSM

    ResponderEliminar
  3. Já há confirmação que o Ilori não quer renovar?

    ResponderEliminar
  4. http://www.ojogo.pt/jornaldodia/interior.aspx?content_id=3337236

    ResponderEliminar
  5. Eu diria que o Sporting é quem tem tido muita sorte. Veja-se a forma como, numa questao de dias, os jogadores da formacao TODOS agarraram a oportunidade de brilhar que o Bruma e o Baldé lhes entregaram de bandeja. E como em alguns dias quase nos esquecemos do jogador que tinha tudo para ser a estrela máxima da nossa pré-temporada.

    Quanto a Ilori, pelo menos o seu caso primou pelo silencio. Entre ouvir o Bruma dizer mil vezes "Amo o Sporting, quero ficar" para depois fazer o que fez e nao ouvir nada da boca do Ilori sobre a renovacao, prefiro a segunda opcao. Ao menos nao atira areia para os olhos das pessoas...

    ResponderEliminar