terça-feira, 4 de junho de 2013

Voz grossa

Já é para ai a 5 ou 6ª vez que o Presidente do Sporting faz voz grossa para quem, e isso é óbvio, tenta diminuir o tamanho do clube ou prejudicar o sucesso do mesmo. É sintoma de coragem? Sim. Mas a linha que separa a coragem da tontice é muito fina, e às vezes atravessamo-la completamente sem dar por isso.

Não sei se este "estilo" é fruto de um posicionamento intencional ou de algo muito mais simples, a energia e paixão de um jovem presidente. Seja qual for, há que fazer sempre uma pergunta. Benefica ou prejudica o clube?

Para pessoas que acham que estes conflitos, "bocas" ou endurecer de posições são mostra de uma maior capacidade para combater adversários e logo mais probabilidade de vencer disputas...apenas um reparo: taticamente a melhor arma sempre foi e será a surpresa e o cinismo. Ao chamar os holofotes dos media com afirmações que assumem rupturas óbvias, BdC mais não faz do que anunciar aos 7 ventos a x ou a y que é seu adversário e isso compromete o x e y a agirem em conformidade.

Pergunto-me, sempre que leio estas notícias, se o Sporting tem saúde para declarar guerra simultaneamente a empresários, clubes rivais, árbitros e banca. Pergunto-me se a imprensa é o melhor lugar para evidenciar argumentos. Pergunto-me se não devemos primeiro arrumar a casa e depois sim olhar para fora.

Há muitas formas de defender interesses, a mais honesta será até a que BdC tem vindo a fazer, mas como ninguém vai dar nada ao Sporting por esse mérito, a questão deve ser posta de outra forma: quem perdoará ao presidente se este tiver de tomar opções em que o Sporting sai prejudicado por ter de "justificar" as afirmações tornadas públicas?

Não vou, não posso, dar mais importância ao discurso do que às acções...e ainda está por provar o sucesso da viragem de BdC. Quando Bruma e Ilori tiverem renovado, quando a massa salarial baixar drasticamente. Quando os dispensáveis tiverem de malas aviadas rumo a negócios vantajosos para o clube. Quando o plantel da próxima época se aproximar de uma versão mais "magra", mas teoricamente competitiva. Quando não dependermos de vendas absurdas a clubes rivais ou fundos para pagar salários.

Quando tudo isto for realidade, a margem de manobra desta direcção aumenta, os adeptos cerrarão fileiras, apenas porque sabem que está a ser feito o que deve ser feito. Porque a nação leonina está farta de conversa, afirmações, intenções, teorias, projectos, planos e modelos.

O que a gente quer é a casa arrumada e o fim de um Sporting com orelhas de burro! Melhores ou piores, em primeiro ou em sétimo, sentiremos sempre orgulho. Especialmente por quem for capaz de fazer mais e falar menos.

Isto não é uma crítica a BdC. É uma crítica a todos nós. Não foi decerto este presidente que trouxe o clube até aqui e não conseguirá sozinho recuperá-lo. Cada um que tire as suas conclusões.

SL

13 comentários:

  1. E querias o quê lambuças? que o nosso presidente agaixasse as calças e ajoelhasse perante aqueles corruptos do norte? se fosse o pequeno godo era fixe? ACORDA PARA A VIDA MAN! ou és Sportinguista e estás com esta nova Direcção ou então és um monte de merda simpatizante do gol(pe)f e estás com os nojentos dos croquetes e "notáveis" da treta.

    ResponderEliminar
  2. Liedshow, e se fosses chafurdar para o "cacifo do paulinho" ou porqueiras similares? Vai lá que já se faz tarde, e deixa os sportinguistas sossegados.

    ResponderEliminar
  3. Eu continuo à espera dos 20 milhões de Euros e dos Investidores prometidos.

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está! De paleio está o mundo cheio. Conversa não enche barriga. É falar menos e agir mais. São ditados muito antigos e cheios de verdade.
    Sempre apoiei o Bruno de Carvalho, mas concordo plenamente com o que dizes no 6º parágrafo.

    S.L.

    ResponderEliminar
  5. À primeira vista a posição do BC "enche " o ego dos sportinguistas (pelo menos de alguns), mas não deixará a breve prazo de se voltar contra nós...!!
    E que é lá isso de não se ser apoiante da Direcção quem se atreve a discordar...?
    Então, mas agora não se pode dar opinião...?
    Estou com o BC, mas também entendo que há coisas mais importantes a fazer do que "falar grosso" aos pintos e caldeiras deste País...

    Vamos lá limpar a Casa em primeiro lugar que me parece mesmo ser o mais dificil...!!

    Sporting Sempre...

    PS - Acho de um mau gosto a toda a prova, haver pessoas que se dizem sportinguistas a ofender outros, só porque expressam ideias, ao que parece, não coincidentes com as deles...!!

    ResponderEliminar
  6. Com bolos se enganam os tolos

    ResponderEliminar
  7. Existe aqui alguma confusão ... a fazer fé no que rezam as crónicas BdC não fez voz grossa ao Porto. Limitou-se a estender a mão para cumprimentar um dirigente do FCP presente no pavilhão e perante a nega respondeu.

    E respondeu novamente após a vitória.

    Podia não ter dito nada, pois podia. Mas algo me diz que aí teríamos a noticia invertida. E lá viriam os do costume dizer que afinal tanta conversa e este é mais do mesmo e continua a beijar as mãos de quem quer dominar o desporto português.

    Eu como quero que seja o nosso clube a dominar, de acordo com os princípios desportivos de uma sã competição previligio e dou toda a cobertura a um Presidente que estende a mão para cumprimentar um adversário e que não se cala perante a má educação dos outros.

    Se isso nos enche o ego. Enche e que bem necessitados estávamos depois de anos consecutivos a servir de pandeireta.

    Se isso nos serve para facilitar o caminho. Talvez não. Mas isso como bem diz o javardeiro, ainda a procissão vai no adro. Falta fazer muito, falta fazer tudo.

    p

    ResponderEliminar
  8. Porque é que publicam comentários ordinários que não adiantam nada para a discussão. Acho que era uma forma de credibilizar o blog.

    ResponderEliminar
  9. Como é possivel estar sempre a ouvir criticas ao nosso Presidente ???

    Já ouvi (em pouco tempo) criticas acerca de ser brando nomeadamente com arbitragens, já ouvi criticas por fazer voz grossa, acho que também já ouvi criticas por ser moderadamente branco e critica ao mesmo tempo.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  10. Bem, eu peço desculpa aos prezados sportinguistas, mas não sei em que é que o meu comentário ou os outros colocaram em cheque o Presidente do nosso Clube...
    Mas então nós não podemos ter opinião...?
    Já o afirmei mais de o que uma vez aqui ou noutros lugares, que BC é o Presidente que apoio e num apoio muito alargado, isso não quer dizer que tenha de concordar com tudo o que faça ou diga...

    Nunca me agradaram as relações subservientes quer em relação ao Porto, quer em relação ao Benfica...
    Devemos ter uma relação institucional e é se a merecerem, pois de contrário nem isso...
    Qualquer dos dois já nos prejudicaram mais que muito e nunca me esquecerei que por exemplo, quando o Sporting contratou Paulo Sousa e um outro que não me recordo agora o nome, mas que era um fraco extremo esquerdo...creio que era Pacheco...
    Que o fez sem que o Benfica tivesse direito a qualquer indemnização porque os jogadores rescindiram com justa causa (ordenados em atraso, sim... porque o Benfica nem sempre "foi rico"...)...
    E nesse tempo o Porto e o Benfica se aliaram na Federação contra o Sporting e fomos obrigados a pagar ao Benfica 650 mil contos mil contos, dos quais se fizeram depois alguns acertos, porque o João Pinto também tinha assinado com o então Presidente Sousa Cintra e perante a pressão do Benfica, "roeu a corda" e teve de pagar 100 mil contos ao Sporting que o Benfica assumiu...
    Por isso negócios com essa gente...nem a tremoços...!

    Mas embora concordando que o BC não se vergue aos ditos, não quer dizer que ache benéfico andar sempre em guerrilha com esses exemplares...

    Mas sim...na situação descrita do final da taça...fez bem em voltar as costas a quem malcriadamente o ignorou...

    ResponderEliminar
  11. O problema não é o Bruno ter feito voz grossa, porque nem acho que a tenha feito, limitou-se a dizer ao porto que os Sportinguistas não são parvos e que sabemos o que eles fizeram com o negócio Moutinho, e isso levou a que o Bufarento viesse com a boca da "maça podre", e o resto é o que sabemos...

    O problema é que os Sportinguistas já não estavam habituados a ter um presidente Sportinguista que em todas as circunstâncias exigisse respeito pelo nosso clube.

    Esse é que é o problema. Estávamos mal habituados a presidentes fracos e amorfos. E felizmente isso agora mudou.

    Se isto resolve todos os outros problemas ? Claro que não... Mas queriam o quê ? Comer e calar ?! Nem pensar! Esse tempo acabou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Pinto da Costa vier buscar as nossas pérolas da Academia, quero ver como é que o Bruno vai resolver o Problema. Esta coisa de entrar em Guerra com o Porto, sem ter um tostão furado, é uma ideia brilhante.

      Eliminar
    2. Anónimo... mas você está com medo do quê ?

      Acha que eram umas supostas "boas relações" que iriam impedir o Pinto da Costa de tentar vier buscar jogadores nossos ?

      Se acha, então é demasiado ingénuo.

      Ele que tente, cá se fazem cá se pagam... Depois quando os ventos mudarem, pode ser que se lixem e que o Sporting lhes faça o mesmo.

      E além disso, o Pinto da Costa não é o senhor todo poderoso do Universo e intocável!

      Eliminar