terça-feira, 4 de junho de 2013

A equipa técnica

Fechou-se a equipa técnica para a equipa A do Sporting. Fechou-se com estrondo na cara de Oceano. Ao contrário de muita gente não tenho pena nem do nariz, nem do sportinguismo do ex-capitão. Foi uma oportunidade de crescimento invulgar, dada a um jovem treinador, que teve sempre à margem da crítica (justamente) e no olho do furacão de problemas.

O clister futebolístico dado à equipa por Jesualdo deve ter sido para Oceano, uma espécie de mestrado, ele mais que ninguém sabia como estava obstipada a equipa e deve ter seguido com toda a atenção a preparação das mezinhas de bruxo velho que o professor foi dando aos jogadores. Portanto, não ficou nada a perder com tempo passado ao lado de Vercauteren e JF.

Mais, não tendo ainda sido nomeado treinador para os B´s, e não acredito que as modas de super-zelador do benfas de Jesus já tenham alastrado para a mente do LJ, seria de toda a justiça e felicidade que fosse Oceano a re-conduzir essa equipa. Não vejo, sinceramente, como é que isso seria um paço atrás na sua carreira. É uma equipa de 2ª Liga, 4ª classificada, com enorme capacidade para brilhar na competição.

Com 2 ou 3 anos de show na equipa B, o capital dentro do clube seria enorme. Adivinho que estaria sempre na 1ª linha de sucessão a qualquer treinador em crise ou em final de contrato. É que olhando bem ao panorama da nossa 1ª Liga, Oceano também não terá muitas alternativas. Os clubes mais humildes apostam em treinadores das esferas benfas e tripeiras...tal e qual como um cão vai buscar os chinelos ao dono. O Marítimo, Guimarães e Belenenses já têm treinador e o Paços deverá substituir o treinador por um qualquer "cunhado" de Pinto da Costa.

Mesmo que saia, para mim Oceano é daqueles tipos que nunca saem verdadeiramente do clube. Tal como Manuel Fernandes, Yordanov, Hilário, Nélson, Beto, Sá Pinto, Pedro Barbosa são símbolos que se juraram há muito tempo atrás e que serão sempre património mesmo que não estejam assalariados pelo clube. Estátuas são bonitas para decorar e por raminhos de flores...acho que o Oceano não precisa disso...

SL

P.S. - Os meus parabéns ao Orelhas. Quis renovar o Jesus, mas quem acabou renovado, foram... todos menos ele. Quase que aposto que nunca foi grande jogador de xadrez. Já agora, quando oiço "mais poderes para Jesus" rio-me durante 10 minutos, no mínimo. Poderes para quê? Para brincar ainda mais aos sérvios? Para dar tau-tau no Cardozo? Para fechar o Carraça no recreio? Para não ter de ir ao bacio de mão dada com o Rui Costa? Não me façam rir mais....a sério...


Sem comentários:

Enviar um comentário