sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como não ser "pequeno"

Muito do "nosso" futebol delicia-se com a decadência do Sporting. É uma história que vende bem. A cada revés do nosso clube, constrói-se mais um capítulo da novela. Por oposição, benfas e tripeiros são enormes, indestrutíveis, colossos. Depois há os benjamins. Há uns anos era o Braga, tudo o que tocava virava ouro, inspirador, que garra, o pulso firme de Salvador...hoje Estoril e Paços, geniais, que modelos de gestão, que paradigmáticos. que poupadinhos.

O que muita gente se esquece, é que os benjamins e outros clubes da moda, vão ter de provar durante mais algumas épocas...toda a genialidade e gestão exemplar que lhes é atribuída.  O que muita gente não repara é que o Sporting tem muitas outras histórias para contar. A história de construir a base de muitas seleções nacionais, a história de passar ao lado de corrupções, a história de ser um clube acima de tudo democrático, a história do seu ecletismo, a história de milhões de adeptos espalhados pelo mundo.

Todas estas histórias provam que não estaremos perto de vir a ser um clube pequeno. Mas se começarmos a tomar outras "histórias" por factos e esquecermos a nossa, vamos abrir uma porta. Por ela vão entrar dúvidas, hesitações, conflitos...comparações com orçamentos, jogadores, troféus ganhos pelos rivais. É normal medirmos o nosso tamanho pelo dos outros. O que já não é normal é fazerem-nos crer que a realidade é imutável...que o tempo e espaço perdidos são irrecuperáveis.

Pois aceitar isso é aceitar ser pequeno.

O Sporting tem de concentrar-se no seu caminho, olhar para si mesmo e meter na cabeça que não foram os tripeiros e benfas que escolheram mal os seus jogadores, os seus treinadores, meter na cabeça que para ser "grande" tem de ser "bom" primeiro.

A maior força à direcção e a Leonardo Jardim! Sejam grandes.

SL

18 comentários:

  1. pá que grande texto ... fantástico.

    muitos parabéns.

    p

    ResponderEliminar
  2. O que nasceu para ser grande, jamais poderá morrer pequeno.

    Grande texto, o Visconde de Alvalade tiraria o seu chapéu.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Está aí muito do que penso, e pensei ao longo desta penosa caminhada que Bettencourt e Godinho Lopes nos fizeram percorrer.

    Deixemos essa gente escrever sobre a decadência do clube. Que desde o dobrar do milénio conquistou tantos troféus no futebol como um outro, sobre o qual é passatempo favorito da comunicação social incensar as glórias...

    ResponderEliminar
  4. Este post assertivo merece aplausos de pé!
    O javardeiro no seu melhor.

    S.L.

    J.C.S.M.

    ResponderEliminar
  5. Os meus parabéns...!!

    20 pontos...!!

    Saudações Leoninas...!!

    ResponderEliminar
  6. Passar ao lado de corrupcoes parece-me que perdeu o direito de chamar a si essa virtude por causa do caso PPC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao, nao é verdade. O Sporting deu-lhe a guia de marcha e mostrou-lhe a porta de saída. Por isso.........

      Carlos N.T.

      Eliminar
  7. A decadência do Sporting é a consequência dos erros do passado e dos erros do presente, por parte de um aventureiro chamado Bruno de Carvalho, que quis à força ser presidente sem ter meios para levantar o clube.

    Por isso o que o Sporting está a passar não é "caminho" nenhum, é sim um CALVÁRIO porque não tem pessoas à sua frente com capacidade para o colocarem no patamar competitivo em que merece estar. Os outros apenas constatam a diferença colossal entre o que o atual presidente prometeu e o que está a fazer, por muito que isso desiluda os sportinguistas. Os outros não têm de acreditar ou apoiar o Sporting, apenas vêm as coisas com mais frieza e se você fizesse o mesmo, se calhar não tinha ilusões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laranjeira, esse é nome de capitao sportinguista nao o "borres". Andas a cagar muitas laranjas.

      Carlos N.T.
      P.S. Nao te parece que ainda é um pouquinho cedo demais para afirmar tais bacoradas. Roma e Pavia nao se fizeram num dia.

      Eliminar
  8. E tem o "Laranjeira toda a razão"...
    O Bruno Carvalho "esse malandro" é culpado pelo menos da...:

    - Má gestão do Sporting nos últimos 20 anos...
    - Aquisição "destrambelhada" de jogadores a preços altíssimos e a venda dos mesmos quase sempre com prejuízo...ou empréstimos que temos de pagar, porque dada a "qualidade" dos jogadores, ninguém os quer...nem de borla...
    - E sobretudo "tem culpas" da última gestão do Godinho Lopes..."que foi ingénuo" ao permitir ao Bruno Carvalho fazer contratos com certos jogadores..."mancos", "cegos", "velhos", "incapazes"...sem ter ponta por onde se lhes pegue...!!

    "Malandro " do Bruno de Carvalho, tanto que os seus antecessores "fizeram" pelo Sporting e ele agora em pouco mais de 2 meses...deitou tudo a perder...!!

    Só com um pau de marmaleiro...!!

    ResponderEliminar
  9. Este Laranjeira deve ter regressado de alguma galáxia distante e não se apercebeu do que aconteceu ao Sporting nos ultimos 20 anos. O B. Carvalho é tão mau que fez a reestruturação financeira que os parasitas dos ultimos 20 anos não conseguiram. E a frieza deles foi tão grande que quase destruiram o Sporting.

    Parabéns ao Javardeiro pelo excelente texto. Devia ser lido por todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  10. Vocês são só balelas. Pobres de espírito que se recusam a responder a uma pergunta que é óbvia para quem não é acéfalo, e que é onde é que estão os meios que o vosso presidente prometeu. E não respondem porque teriam de assumir que a sua candidatura foi uma BURLA que impingiu aos sócios. Em tempo algum é admissível prometer milhões e não ter nem tostões. Tenham vergonha na cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuas a cagar laranjas.........Vosso Presidente ??!!! O Presidente do Sporting.......... o meu, o teu, o nosso, quer queiras ou nao queiras.

      Eu e muitos outros sportinguistas só queremos victorias e mais victorias. Tacas, copas e campeonatos. Se é com o Lodinho, Flopes ou o Caralho é secundário. Deixa lá o portugues erudito, isso nao é prà ti.

      Carlos N.T.

      Eliminar
  11. Há aqui uma coisa a ter em conta...:

    Ou o Laranjeira também é sportinguista e então o Presidente actual também é o seu presidente...
    Ou o Laranjeira não é sportinguista e nem compreendo porque perde tempo por aqui...!!

    Vamos lá a ver se nos entendemos:

    É verdade que o Bruno de Carvalho disse que tinha investidores, mas também é verdade que quem tem o dinheiro, é muito cioso do que é seu... e só o aplicará quando tiver garantias de que não está simplesmente a despejar dinheiro para um buraco sem fundo e sem possibilidade de lhe voltar a ver a cor...!!

    Na verdade, aqueles que estão disponíveis para meter milhões no Sporting, sem pensar duas vezes...serei eu e outros como eu...
    O único contra... é que eu sou um "teso", que até para pagar as quotas faço alguns sacrifícios e a maioria dos outros se não estão como eu, devem estar por lá muito perto...

    Por isso, não adianta andar a espalhar "veneno" para virar contra o actual Presidente, todos quantos estão desejosos e o ver vencer...porque é o Sporting que vencerá e seremos todos nós que ficaremos felizes...se ele conseguir levar por diante esta árdua tarefa de levantar o Clube...

    Em vez de atacar o BC, tente fazer uma retrospectiva dos últimos 20 anos e diga-nos lá... quais foram esses Presidentes que meteram milhões no Sporting...?

    Verdadeiramente, até meteram...mas foram milhões em dívidas...!!

    Por isso, se é mesmo sportinguista...
    Se quer ver o Sporting regressar ao patamar que todos desejamos...
    Desista de tentar atacar o Presidente BC...e faça alguma coisa que possa contribuir pelo menos...

    Para nos animar a irmos em frente com confiança, com a certeza de que todos a puxarmos no mesmo sentido, poderemos muito mais depressa...chegar onde queremos...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Maximino Martins, Se BC disse que tinha investidores porque motivo nunca os apresentou? Não acha que foi uma maneira desonesta de ganhar eleições? Depois nós Sportinguistas, não nos podemos queixar de estarmos sempre a passar por maus momentos, tanto ao nível desportivo como financeiro, afinal de contas temos na realidade aquilo que merecemos, ou seja, somos nós que os elegemos como nossos Presidentes.

      S.L.

      JPL

      Eliminar
  12. Eu não vejo as coisas desse modo, mas...

    Lembre-me lá os investidores do Godinho Lopes...?

    Os do Bettencourt...?

    Os do Soares Franco...?

    E todos os outros...?

    Não quero com isto dizer, que se foi uma mentira do BC eu concorde com ela...


    Mas no mínimo, vamos dar-lhe pelo menos... metade do tempo que demos ao Godinho não é...?

    ResponderEliminar
  13. Fantástico texto.

    E acerca do tema "investidores" que alguns já andam por aqui com a habitual conversa desonesta, façam o favor de perceber isto:

    -O presidente foi claro naquilo que disse: Investidores só depois da reestruturação estar concluída! (Só assim é que faz sentido, porque ninguém vai investir num clube que tem as suas finanças assentes numa base errada, e por isso há que alterar essa base com a reestruturação).

    -A reestruturação ainda vai ter que passar por aprovação em Assembleia Geral, e por isso ainda não está concluída como é óbvio... logo, é perfeitamente lógico que ainda não tenhamos tido noticias acerca dos investidores, até porque no interesse do Sporting, por agora os mesmos não devem dar a cara.

    Parem com a conversa desonesta... Porque sinceramente, se forem Sportinguistas, são uma vergonha e um mau exemplo, porque os Sportinguistas não se caracterizam por serem mesquinhos e burros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os Mandatos não são para cumprir, são para ser honrados", Quem foi o Autor desta frase? Alguém sabe?

      Eliminar