sábado, 29 de junho de 2013

Cortar os fios certos

As renovações de Bruma e Ilori são um pouco como desmantelar uma bomba. Se o Sporting cortar o fio errado, fica sem os jogadores, sem o dinheiro de uma boa venda e sem a prestação do jogador em campo. Se cortar o fio correcto, vai ter 2 jogadores que podem vir a valer grandes encaixes financeiros e o relançamento do clube na senda das grandes transferências.

Os jogadores querem o máximo que puderem ter. Os empresários querem desviar os seus valores rapidamente para mercados com outras condições e visibilidade. A imprensa quer novelas para vender um bocadinho todos os dias. Como controlar tudo isto sem recorrer ao livro de cheques de 6 em 6 meses? Ou por outra, como se segura hoje um pré-galáctico?

Não é nada fácil. O caso de Bruma, muito mais que Ilori ou Dier (por razões diferentes) é exemplar. Bruma é há muito tempo rotulado de "next big thing"...e tem estado sempre mais do que à altura desse estatuto. Se o Sporting sabe que tem ali um futuro craque...o mundo inteiro também...Bruma também. Como é que se mantém um jogador que sabe que o seu futuro não passa pelo clube onde está?

É por demais óbvio que as diferenças que separam Sporting e Bruma não são muitas, é apenas uma, chama-se dinheiro. Muito dinheiro. O Sporting quer pagar bem, os empresários de Bruma querem que ele receba muito mais do que "apenas" bem. Pelo meio está o que pode ser a próxima época de Bruma. Afirmação, aprendizagem, maturação...ou sombra.

Mais do que se aproximarem no que querem, jogador e clube podem se aproximar no que não querem. O Sporting não quer perder um encaixe record com uma venda futura. Bruma não quer perder uma época de evolução. Há algumas soluções, que dependem de boa vontade de ambos os lados.

a) Um contrato que tenha objectivo bem definidos - golos marcados, assistências, internacionalizações A, prémios justos pelo que o jogador fizer.
b) Dar a Bruma parte do seu próprio passe, mas apenas se o valor da transferência for superior a 25 milhões
c) Um contrato com promessa de venda (por exemplo 20 milhões) e penalização de recusa (o Sporting pode recusar 20 milhões, mas terá de aumentar em, por exemplo 10%, o seu vencimento)

Qualquer uma destas soluções é passível de resolver o problema. Pois conseguem uma coisa que ambos procuram...um bom negócio.

Já o caso de Ilori é diferente. Primeiro porque ainda não é claro que o jogador vá ter a projecção que Bruma tem. Segundo porque o jogador ainda tem mais um ano de contrato, só no final de 2015 ficará livre. Terceiro porque Zahavi ainda é o agente do jogador. Aqui será o jogador que terá de vir de encontro ao que o clube quer. E todos os sportinguistas já estão preparados e conscientes que será provavelmente Ilori o "exemplo" que BdC já ameaçou fazer. E não podemos ter pena de um jogador que mandatando um empresário pede uma fortuna ao clube que lhe deu tudo, apenas porque fez 6 ou 7 jogos razoáveis e 2 ou 3 bons.

Não é honesto e merece uma lição. Pena que o jogador não tenha ainda entendido o que Bruma percebeu. Zahavi é o empresário errado para um jovem à procura de espaço e tempo para crescer.
Nota-se que o afastamento entre todos os lados é demasiado grande para que o caso Ilori não acabe mal. Sem necessidade nenhuma, o jogador vai ser castigado pela sua ambição financeira, quando tem idade para se preocupar mais com o clube certo para evoluir. E nota-se que Tiago é um jogador que precisa de confiança para subir patamares. Tem o talento para os subir, mas neste clima só será provável que os desça.

Dier é um "homemzinho". Conquistou o clube, depois os treinadores, a seguir os sócios e finalmente a imprensa portuguesa. Não é muito provável que a Premier League deixe um "brit kid" por fora muitos mais anos...sobretudo com o desempenho que Eric tem. Numa ilha da fantasia, seria um capitão em formação, mas o 5 da selecção sub-20 inglesa terá bilhete de marcha muito antes de isso acontecer. Quem quiser um "chefe" de defesa em progressão...tem aqui o seu expoente máximo. E já todos vimos que Eric dará ao Sporting a compensação justa por essa perda.

Em resumo, são 3 jogadores, uma possível parte de espinha dorsal, que com Rinaudo, André Martins, Carrilho ou João Mário seria o esteio de um novo Sporting. O dinheiro, mais do que tudo impedirá de realizar. Mas a demanda do clube será essa...uma equipa sempre em constante renovação, a perder todos os anos os seus melhores jogadores, mas a recuperar lentamente um estatuto e saúde financeira que lhe permita em algumas épocas ter um projecto desportivo coerente.
Uma máquina certinha de boa gestão e competitividade, movida por realismo, competência e muito fervor leonino.

Essa pode ser a marca de BdC.

SL

8 comentários:

  1. Olha Javardeiro, estou extasiado e sem palavras! Acabo de ler uma das mais brilhantes análises com que alguma vez deparei na blogosfera leonina!...

    E não quero estragar com quaisquer outras palavras, a fantástica impressão que o teu texto me deixou.

    Mas quero dizer-te que o teu texto deverá ser colocado ao alcance de todo o fantástico universo sportinguista, deverá ultrapassar todos os limites, mesmo os do teu espectacular blog. Mas perante o brilhantismo do teu texto, jamais teria coragem de o publicar no meu blog, mesmo que citando a fonte e colocando-lhe mil links, sem a tua devida e necessária autorização.

    Porque as "obras primas" jamais deverão ser tratadas como um qualquer e vulgar texto. Estou disponível e interessado na divulgação, por mor do nosso Sporting. Mas ficarei a aguardar a tua permissão ou recusa, que entenderei com toda a minha cordialidade e admiração. Virei aqui de 5 em 5 minutos, até que me digas, uma coisa ou outra.

    Grande e forte abraço e profunda e leonina admiração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo.

      O que me pede só me orgulha.

      Abraço

      Eliminar
    2. OBRIGADO!!!...

      Com honra e orgulho,"Leoninamente!..." vai receber "O LEÃO DE PLÁSTICO" no lugar que tem sempre reservado para os seus irmãos de raça!...

      Um grande e leonino abraço para o amigo Javardeiro. Bem haja...

      Eliminar
  2. Não é por acaso...mas são dois blogs que habitualmente sigo...!!


    Sporting Sempre...!!

    Abraço e sudações Leoninas...!!

    Ahhh. e "quando eu for grande"...também quero escrever opiniões assim...!!

    ResponderEliminar
  3. Alamo, assino por baixo o que dizes em relação ao artigo "cortar os fios certos" e só junto mais um sítio onde ele deve estar.....
    BALNEÁRIO DO SPORTING!!!!!!


    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Que grande post! Excelente!

    Espero que a profecia sobre Ilori acabe por nao se concretizar. Assim se resolva o caso Bruma rapidamente de forma satisfatória e o Tiago acorde para a vida...

    ResponderEliminar
  5. Grande Post.

    As dicas para um futuro contrato do Bruma são excelentes.

    Eu vejo as coisas assim: o Bruma é mesmo sportinguista. Genuíno! Cresceu na Guiné a ouvir os relatos de futebol e sonhava desde menino em vestir a nossa camisola. Essa é a diferença. Sportinguismo.

    O sportinguismo de Dier é diferente. Aprendeu a ser sportinguista, apaixonou-se pelo clube e recebeu uma educação com valores morais e éticos, que o impedem de virar as costas ao clube que o formou. É de facto, um homenzinho. Nunca cuspirá no prato onde comeu.

    Ilory é um sportinguista de ocasião. Tem tudo para sair em conflito do clube. Cedeu ao dinheiro à primeira oportunidade que teve. Pode até renovar, mas nunca será por amor ao clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma leitura muito interessante e, até ver, reforcada por aquilo que os jogadores teem dito/feito.

      Só esperava que a "amizade" entre o Ilori (já vi este nome escrito de 200000 maneiras diferentes na blogosfera! LOL) e o Bruma que o próprio mencionou numa entrevista qualquer fosse capaz de convencer o primeiro a renovar assim se consiga despachar rapidamente o caso do segundo.

      Também acho que os representantes do Bruma foram muito espertos ao esticar a corda para isto durar até depois do Mundial, sabendo da possibilidade de ele fazer grandes exibicoes e se valorizar ainda mais.

      Eliminar