quinta-feira, 20 de junho de 2013

A diferença entre valor e desempenho

Sem querer interromper a prestação fantástica dos leitores deste blog no post abaixo (continuem!) há uma coisa que me anda a morder o juízo há dias...e quanto mais leio a blogosfera, mais tenho vontade de mandar uns quantos "velhos desconfiados" apanhar no traseiro. Isto porque...

O valor é um número, algo quantificável, mensurável. O desempenho nem sempre pode ser medido numericamente. Um carro, uma arma, um atleta dos 100 metros, um ciclista...sem dúvida...um futebolista? É mais difícil.

Que Ronaldo vale mais do que Bruma, isso é uma constatação simples. Mas valerá mais que Messi? Aqui entramos na dificuldade de medir desempenho e por consequência, valor. O futebol dá sucesso a quem distingue as duas coisas e ao mesmo tempo as procura no melhor equilíbrio.

Muito do insucesso do Sporting vem precisamente de julgar que valor é desempenho, sem entender que, por exemplo, Pranjic já era uma sombra do seu salário, Onyewu foi sempre uma americanice exagerada por uma passagem pelo Milan ou Bojinov um cometa teenager que nunca cresceu.

Quando tem à mão de semear uma das melhores escolas de jogadores do mundo, o Sporting não consegue retirar nenhum beneficio competitivo desse factor. Os jovens entram aos encontrões na equipa...e os que se aguentarem direitos na "queima", ficam...outros como Carriço, Custódio, Pereirinha ou Pedro Mendes batem numa coisa qualquer e apagam-se.

Parece que no nosso clube só existem 2 tipos de jogadores de formação: os fulminantes, tipo Nani, Ronaldo, Quaresma, Bruma ou Figo que aos 19 já são símbolos da equipa; e os "tijolos" que fracassam até à 3ª época, saindo quase sempre a custo zero. Alguns recuperam da mossa e chegam noutros clubes a patamares interessantes....a maioria está "derrotada" pelo estigma de promessa arruinada.

Esta dificuldade para entender os "cinzentos" é um problema acima de tudo de avaliação e gestão de carreira...mas também é uma questão de atitude para com os "santos da casa". Muitos Sportinguistas adoram cagar de alto nos jogadores que o clube forma, só e apenas porque não são imediatamente bons. Isto não tem nada de inteligente, sagaz ou massa crítica...é apenas saloice...muita!

Depois espantamo-nos como os nossos "tijolos" são tão bons noutras equipas...

Os treinadores também não estão isentos de culpa. A maior parte dos treinadores que passou recentemente pelo clube (exceptuo JF) foi completamente incapaz de ver o que certos jovens da formação poderiam render com 1 ou 2 épocas na equipa principal. Mais...não fora a queda abrupta das finanças do clube...e provavelmente Dier, Ilori, André Martins e Cedric já estariam a esta hora a ter de escolher entre a equipa B ou uma equipa qualquer do fim da tabela do campeonato belga.

Já Bruma, esse sempre seria mais fácil de perspectivar. Mesmo assim, não houve a decência de renovar com o jogador, adiando sempre uma coisa que era evidente desde o interesse do Inter há 2 anos atrás...mais tarde ou mais cedo, o clube teria de reconhecer que já estava ali uma estrela. Mas houve sempre mais um Bojinov para dar mais "atenção".

Não conheço os dotes de "lançador de jovens" de Jardim, mas também não preciso. A ver pelas (tardias) movimentações no mercado, é da formação que sairão os grandes reforços deste ano. Não resta outro remédio ao treinador que fazer com o material da casa um plantel e uma equipa. Isso não é necessariamente um sinal de fraqueza, desde que haja bom senso no que se pede a cada jogador e a um conjunto que sofreu a época que sofreu.

Patricio ou Boeck na baliza, Cedric, Jefferson, Dier e Ilori, Rinaudo, Adrien e André Martins, Bruma, Capel ou Jeffren e o ponta de lança (que nunca mais chega). Esta não é uma má equipa já, será muito melhor no final da época, se lá chegasse...seria fantástica daqui a 2 anos. Muitos discutirão se Boeck renderá o mesmo que Patricio, se Cedric não é limitado, se Dier e Ilori não são inexperientes, se Adrien não é irregular, se Martins tem o estofo que é necessário, se Jeffren alguma vez vai ser o que esperava ou o ponta de lança (seja ele qual for) vai fazer esquecer Wolfs.

São as perguntas dos adeptos, como dos técnicos, como da direcção. Ninguém sabe a resposta, mas muito do futebol é gerir as incógnitas como se fossem certezas e...acreditar. Acreditar que com treino, bom treino, boas tácticas e muita paciência...os jogadores tem valor para melhorar o desempenho. Acima de tudo a construção de um bom ambiente de equipa, uma atitude de cumplicidade e companheirismo, podem preencher espaços em aberto. Isso é muito mais fácil de fazer com jogadores que já se conhecem, alguns desde a infância.

Muitos dizem que podemos ser o novo Dortmund sem entender que a maior parte dos jogadores que hoje são "grandes jogadores"...há 2 ou 3 anos pareciam coisas absolutamente banais.

Fazer das fraquezas forças, apenas precisa de uma coisa....coragem e auto-estima. Neste momento são estes os únicos trunfos de BdC. Não há projecto, nem dinheiro, nem notoriedade, não há memória de estabilidade ou pacificação. Há apenas valor...e esse pode ser aquilo que nós clube acreditarmos que seja.

Que o Sporting não tem recentemente desempenhado aquilo a que sempre esteve habituado, é um facto. Que valha exactamente aquilo que consegue na tabela classificativa...não acredito. Acredito sim que um clube que acredite na sua Direcção, no seu treinador e nos seus jogadores...tem o caminho mais facilitado. Quando vejo Bruma ou Dier a jogar interrogo-me sempre quanto teríamos de pagar para contratar aqueles jogadores...quanto custaria aquela coragem e atrevimento em campo.

Dier e Bruma são dois. Mas porque não juntar Cedric e Adrien, André Martins, Zezinho, João Mário, Betinho e Planje, o enorme Fokobo...? Quanto mais acreditarmos nos jogadores, melhores serão...deixaremos de ter apenas 2 mas muitos mais craques...e de repente a equipa de "crise" de "travessia do deserto", pode ser uma das melhores dos últimos anos...ou a melhor?

É óbvio que a confiança do clube não chega para construir uma grande equipa. É preciso muito talento e muitas coisas paralelas ao futebol que o Sporting não tem. Mas há uma coisa em que ninguém me pode desmentir....quem entra derrotado nunca vai ganhar nada.

SL

PS- Dedico este post aos caralhos de bloggers leoninos que passam a vida a desmerecer em jogadores como Carriço, Patricio, Adrien, Pereirinha, Cedric e muitos outros...que têm mais anos de leão ao peito que as vezes que esses palhaços foram ao estádio. Uma coisa é preferir um jogador a outro, outra coisa é apenas preferir um clube imaginário. Qual é a parte de "adepto" que vocês não entendem?

7 comentários:

  1. Completamente de acordo, do início do texto, ao final do postscriptum!

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo post .
    De fato custa-me a crer a ligeireza com os adeptos sportingista falam mal do clube , para ja nao falar dos assobios no estadio que me da uma azia ...

    ResponderEliminar
  3. Post lúcido, muito bem, gostei!
    Há uma coisa que certos adeptos seja que de clube for nunca entenderam e poderão nunca vir a entender infelizmente... e porventura serão estes adeptos a maioria! A qualidade não tem idade, não interessa se tem 18 ou 30 anos... acho graça quando se fala que os jovens do Sporting são inexperientes e que precisam de jogadores mais experientes na equipa para o Sporting ter sucesso e conquistar mais títulos, o que o Sporting precisa é de colocar os jogadores com mais qualidade em campo, a jogar, tenham eles que idade tiverem! Inseridos num projecto sério e também ele de qualidade assim como tendo um treinador de qualidade, em 2-3 anos teremos uma equipa super competitiva e a lutar por todos os títulos. Estes jovens irão errar, sem dúvida que sim mas trarão muito mais vitórias que quaisquer jogadores de inferior qualidade (jovens ou "experientes").
    Outra patetice que se fala por aí é que ao reduzirmos o orçamento seremos sempre menos competitivos, totalmente falso, significa que seremos apenas mais eficientes na gestão de recursos porque há um par de coisas que poucos clubes no mundo terão comparativamente com o Sporting, a sua vastíssima massa adepta e a qualidade dos seus jogadores mais jovens e ambas as coisas juntas valem mais que 50 ou 100 milhões de euros gastos sem qualquer tipo de lógica. Para concluir do meu ponto de vista o Sporting só precisa de definir claramente uma identidade própria, acreditar nela e construí-la com qualidade de decisão.

    ResponderEliminar
  4. ... totalmente de acordo!! ... quanto aos nossos jovens jogadores, eles jogando é que se tornam grandes jogadores!!! Lembro-me do R. Patrício que se não fosse a "casmurrice" do Paulo Bento em não o tirar da equipa, hoje não teríamos o guarda-redes que temos!

    ResponderEliminar
  5. Eu também gostava muito de acreditar no Pai Natal, mas a realidade diz-me que eu não posso acreditar nisso. Se aparecerem uns Ronaldos e uns Nanis a realidade diz-me que o Clube não vai conseguir mantê-los, e os outros jogadores que não forem vendidos, são os tais jogadores banais, esses sim o Clube vai conseguir mantê-los. O Barcelona forma jogadores para a sua equipa principal, o Sporting forma jogadores para os outros clubes usufruírem deles. É por causa disto que eu não acredito no Pai Natal.

    ResponderEliminar
  6. Off Topic!!!!Esta mudanca de cores..... desculpa mas nada atrativo. Cinzento, é cor que nao dá brilho (é cansativo o contraste negro/cinzento).

    Alguém disse para mudares de cores mas, assim ficou muito pior. SORRY!!!!!!!!!!

    Abraco,
    Carlos N.T.

    ResponderEliminar
  7. Bom post! Muito realista e lúcido... este será claramente o rumo a seguir, ainda que eu defenda que tem que haver sempre algum equilíbrio entre aposta na formação vs jogadors experientes.

    Será no misto entre estas duas vertentes que poderemos ter sucesso.

    Mas claramente, há que apostar no bom que produzimos na Academia e dar tempo aos jovens para se afirmarem... Nem todos são como o Bruma, Dier e illori que, fruto das curcunstâncias, tiveram a oportunidade de fazer um bom par de jogos seguidos e, com isso, demonstrarem o potencial.

    Outros fazem um jogo e desaparecem, mas também senãok lhes damos tempo, o que eeperamos? Acabam por desaparecer e "reaparecer" em outroa clubes (recorda-me abora do Baldé que despachamos para o Guimarães e que agora o vendeu por um valor interessante).

    ResponderEliminar