quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mauricios

A 2ª contratação para a próxima época está fechada.

Ponto prévio: Nunca vi este Mauricio mais gordo. Não faço a mínima ideia do que vale já ou do seu potencial. O que sei é que foi "barato" e que tem 24 anos, com passagens por clubes "a sério".

Confesso que é uma contratação que baralha as minhas contas para o plantel. Só vejo uma razão válida para contratar um jogador deste género. Pressionar Ilori e/ou precaver a saída de Rojo. Se a primeira está mais ou menos garantida a segunda estará por garantir.

O jogo de poker que é a construção do elenco que vai vestir a camisola na próxima época é tão grande que é impossível, mesmo a 1 semana do arranque dos trabalhos, garantir qualquer definição prévia do plantel.

Normalmente os plantéis contam com 4 centrais. 2 titulares de caras, 2 valores emergentes ou veteranos. 2 centrais mais rápidos, 2 mais posicionais. Mas ao definir o número de 20 jogadores para o plantel, está mais do que visto que a estrutura da defesa não pode ter 8 soluções (4 laterais + 4 centrais). Logo 2 destes centrais têm de se adaptar bem a uma das laterais (Rojo e Dier) e 1 dos laterais tem de ser uma opção válida para as duas faixas.

1- Com esta definição, o plantel pode ter "apenas" 6 defesas (+ equipa B). Cedric e Arias, Jefferson, Rojo, Dier e Ilori. O problema aqui é que se Miguel Lopes podia de facto fazer as duas laterais, também é fácil de entender que dificilmente ficará em Alvalade e os restantes laterais não são adaptáveis. A equipa B entrará aqui em equação, uma vez que tem muita "mão de obra qualificada" (Mica, King, Riquicho, etc).

2- Saindo Rojo + Boulahrouz e com a mais que certa manutenção de Nuno Reis como charneira entre a A e B. O Sporting ficaria apenas com Dier e Ilori. Portanto a chegada de Mauricio é um indicio de que o argentino está mesmo de saída. Não coloco Dier como unidade de meio-campo e muito menos como lateral direito.

3- Parece claro que o Sporting tenderá a contratar jogadores com 4 ou 5 épocas de séniores, desconhecidos da alta-roda, com salários muito humildes e completamente fora do roteiro dos grandes empresários. Rafa, Cisse, Mauricio, Montero. Se é certo que isto pode dar uma série de Nené´s, Farneruds ou Celsinhos...também não é menos verdade que não serão nenhum pesadelo financeiro se isso acontecer...criando um tapete perfeito para os jogadores da B passar por cima repetindo o que Bruma e Ilori fizeram na última época.

A minha apreensão prende-se apenas com uma coisa. Enquanto a solução ideal para a construção do plantel for a primazia dos jogadores de Alcochete, com a compra de poucos jogadores para lugares onde não há uma solução óbvia disponível...eu assino por baixo. Mas...se a cada venda, o clube cair na tentação de ir às "rifas" fora da Academia, então esqueçam lá o plano à Dortmund...os bebés de Jardim, aquilo vai ser mesmo à Moreirense. Muitas compras, low-cost, em mercados onde tudo pode sair besta ou bestial.

SL

PS- Argel disse à imprensa nacional que Mauricio é parecido com Polga. Fico com a dúvida se isso me deixa mais preocupado ou mais descansado. Houve tantos Polgas diferentes...

7 comentários:

  1. Podes ficar mais preocupado que animado então...

    ResponderEliminar
  2. Se é parecido com Polga ainda chega a campeão do Mundo. Suspeito que o Argel nunca entendeu o Polga.

    ResponderEliminar
  3. Pois na verdade eu até preferia o Varane, mas temos que não seja possível...!!

    É verdade que nunca ouvi falar deste Maurício...
    Mas se noutros tempos confiei nas Direcções e fui "enfiando barretes" em série...
    Vou no mínimo dar o beneficio da dúvida e acreditar que quem está a tratar das aquisições, sabe o que está a fazer...

    Afinal, temos visto ao longo das épocas tantos e tão bons jogadores contratados por outras equipas que nos tem levado tantas vezes a comentar...: "caramba só nós é que não acertamos..."
    Que pode ser que finalmente as coisas tenham mudado...

    E oxalá ele seja mesmo ...igual ao melhor Polga...!!

    Sporting Sempre...!

    ResponderEliminar
  4. Com 24 anos, e ainda desconhecido, não será com certeza um craque, mas não me parece que venha para ser titular.
    Para isso temos o Ilori e o Rojo.
    Se for para encostar o Ilori durante uns tempos (até assinar) também serve.

    ResponderEliminar
  5. Dier não vai ser central. Ponto!.

    ResponderEliminar
  6. " Parece claro que o Sporting tenderá a contratar jogadores com 4 ou 5 épocas de séniores, desconhecidos da alta-roda, com salários muito humildes e completamente fora do roteiro dos grandes empresários. Rafa, Cisse, Mauricio, Montero. Se é certo que isto pode dar uma série de Nené´s, Farneruds ou Celsinhos...também não é menos verdade que não serão nenhum pesadelo financeiro se isso acontecer...criando um tapete perfeito para os jogadores da B passar por cima repetindo o que Bruma e Ilori fizeram na última época."

    Aqui estiveste muito bem. E espero que o Sporting entre neste esquema. Low risk nas contratacoes. Se 1 em cada 3 der craque já estamos a ganhar. Afinal é para isso que serve a prospeccao de mercado. E tendo os jovens da B para "passar por cima do tapete" garante-se a competitividade necessária.

    ResponderEliminar
  7. Não é assim tão mau. Eu olho para o Bolodearroz e tenho saudades do Polga.

    ResponderEliminar