segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Táctica a andar de Mota

Há coisas que não consigo compreender. Que o Mota venha defender com dois camiões a Alvalade ainda vá que não vá, mas não entender que só teve as melhores oportunidades porque o Sporting tinha de adiantar os centrais para conduzir bola, isso é matéria de primeira classe de treinador.
O problema da táctica do Beleneneses era que o no caso de quererem jogar à bola, também se expunham ao contra-ataque e foi por aí que a coisa marchou. Para ser bem feita a manobra, o Belém tinha de chutar todas as bolas para o quintal,  nunca perdendo as posições, sempre a marcar homem a homem.

Só uma vez vi esta táctica dar certo, em Nou Camp, o Inter de Mourinho aguentou-se com 9 homens, só a defender em 40 metros. Mas o Mota não é o Mou e o Belenenses não é o Inter. O Sporting jogou mal? Sim, jogou. O Belenenses jogou bem? Sim, nos últimos 40 metros, nos outros só existiu durante 18 segundos que foram o tempo que levaram os 3 ataques que fez à baliza de Patrício. Curiosamente a SportTV n\ao indicou o tempo de posse de bola, que não acrescenta nada, mas pode dar a ideia do que os azuis vieram fazer a Alvalade.

Uma palavra para o árbitro, só um cegueta não via as dezenas de faltas sofridas pelos jogadores do Sporting, houve tantos puxões, agarrões, encontrões não assinalados que parecia que o homem do apito estava a apitar um jogo de futebol....americano. Falhou uma carreira nesse desporto, porque no soccer...coitado. Parabéns ao Wolfswinkel, Patrício, Capel, Onyewu e Schaars, fizeram toda a diferença. O Polga esteve estranhamente mal, assim como Insua, Elias e Bojinov, tentaram mas não era a noite deles. André Martins e Arias entraram muito bem no jogo, prometem. Carrilho tem de ser menos "brinca na areia" e ser mais objectivo. O futebol no relvado não é o PES ou FIFA, e nenhuma carambola do peruano figura nos melhores momentos do jogo. Futebol é golos e jogadas de baliza, o Dominguez que te explique como é que uma carreira pode estagnar a 30 metros da linha de golo.

Ganhámos, ninguém se lesionou, o resto é a matéria do Rui Santos, ou seja, conversa.

SL para a malta de Abrantes.

3 comentários:

  1. O grave não foi o treinador Mota concluir que tinha tido os lances de maior perigo, porque isso, julgo eu, fazia parte da estratégia, defender bem e depois contra-atacar, de certa forma conseguido.
    O grave é que, se não estou enganado, os 2 lances de maior perigo, foram precedidos de 2 das dezenas de faltas não assinaladas a favor do Sporting. Se assim não fosse, não havia lances de perigo!
    Saudações!

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma opinião diferente sobre o jogo.
    Esses 18 segundos em que o Belenenses esteve no nosso meio campo podiam ter-lhes dado uma vantagem de 0x1 ou 0x2 ao intervalo. Que grande dor de cabeça que teríamos pela frente se tal acontecesse... Ficou evidente que não soubemos criar perigo com quem jogue “à inter do mourinho em camp nou”, e isso é a segunda vez que acontece. É preciso lembrarmo-nos da meia hora final na luz, onde fomos praticamente inofensivos porque os lampiões se enfiaram lá atrás com os dez que tinham e não soubemos o que fazer com a bola.

    Hoje marcámos na primeira vez que eles subiram as linhas, somos efectivamente bons com espaço para jogar e o Belenenses é fraco, depois veio o golo limpinho da ordem roubado em alvalade e de seguida o terceiro, que afinal foi o segundo, mas há equipas que podem tirar ilações e fazer o que o Belenenses fez hoje, mas em melhor. Não podemos ter um dos laterais e um dos centrais sempre a subir e a ser apanhados em contrapé; não é possível que o elias e schaars se encostem ao bloco deles, sem rotação, e deixem ao Onyewu (!?) a tarefa de organizar jogo; tem de haver a opção de, se necessário, jogar directo, temos de ter presença na área e hoje curiosamente com dois avançados (um na ala, sim, mas avançado) isso nunca foi opção.

    É deliciosa essa tua observação sobre o carrillo. Espero muito dele, é evidente que tem pés, velocidade e petulância raros, mas ainda mostrou pouco do que interessa.

    Cumprimos o nosso dever, mas este jogo também nos deve servir de lição.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Podes não ter reparado, mas a desplantetv deu as seguintes estatísticas sobre o jogo:

    Ataques: Sporting 27 – Belenenses 32 !!!
    Posse de bola: Sporting 68% – Belenenses 32%.

    O que faz do autocarro azul, num fabuloso sistema de 1-10, uma das equipas mais ofensivas de sempre a jogar em Alvalade.

    " - Sai um caixote de kompensan para os 'encornados' da desplantetv!"

    10A

    ResponderEliminar