domingo, 4 de dezembro de 2011

Os 4 pontos cardeais

Quando ouço um benfas afirmar que os 4 pontos de distância que agora têm com o Sporting são o começo do fosso entre os dois candidatos e o Sporting, deixo-o falar...não vale a pena desmentir quem acha que a terra é quadrada, é dar-lhe tempo, eventualmente ele vai descobrir que não há arestas. A conversa nem demorou muito, uma semana depois os "invencíveis" embebedaram-se de "sucesso" na Madeira e mostraram que não há "bailinhos" na Liga, mostraram que quando houver os poupanços provocados pela Champions, haverão muitos pontos perdidos por todas as equipas, mesmo com as ajudinhas de penalties do costume.

São apenas 4 pontos. 1 derrota dos rivais e colamo-nos outra vez à distância de um mero empate. Não só é possível, como olhando para a resposta do plantel leonino (que está em vias de ser reforçado com regressos de lesões e quem sabe algo mais), será bem provável. A resposta da equipa te sido sempre boa...(bom...secalhar o do Vaslui fora...) apesar de tantas ausências. O benfas poupou 2 ou 3 no Funchal e foi o que se viu. O Porto idem idem aspas aspas. É o problema de ter um bom 11 em vez de um bom plantel, e o Sporting tem o plantel mais equilibrado, mesmo que os rivais tenham pontualmente sectores com mais soluções, os horácios têm muitas soluções no centro da defesa, os benfas têm muita malta para o meio campo ofensivo e na baliza. Mas nenhum tem tido a vaga de lesões que nós tivemos e isso é um dado importante nas contas.

Eu queria ver os resultados dos nossos rivais se no benfas Luisão, Javi Garcia, Gaitan e Nolito se lesionassem, se nos horácios Rolando, Fernando, Hulk e James não podessem jogar. Talvez assim se entenda o problema real que tem afectado o Sporting, talvez aí se começasse a "desculpar" a equipa por algum mau resultado que acontecesse. Mas seja como for a luta este ano não será apenas com 2. Também não será a 4, o Braga não parece capaz de na hora da decisão, nos grandes e pequenos jogos, voltar ao passado e assustar os grandes com muitas vitórias consecutivas. Tal como dizia é apenas uma questão de esperar pelos Marítimos e as Académicas desta vida...pela fanfarronice de quem acha que no futebol as coisas são eternas e...talvez no próximo clássico a imprensa tenha uma daquelas surpresas como esteve quase para acontecer na banheira de betão há duas semanas.

É importante os benfas continuarem a mostrar uma taxa de bazófia proibitiva, é importante que o nabo de gravata permaneça no banco dos horácios. Estas são as duas maiores garantias que o Sporting tem, de que é possível este ano manter-se na luta.

SL para o Sócrates (o brasileiro). Um jogador diferente que trouxe muita beleza ao futebol e a lição de que é sempre possível "criar" qualquer coisa, uma inspiração para os grandes tecnicistas do desporto-rei.

Sem comentários:

Enviar um comentário