segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como detectar um benfas


Sou um gajo mediano em tudo. Mas tenho dois ou três talentos especiais. Um deles é detectar um benfas só de olhar para ele durante 10 segundos. Os meus amigos há anos que me pedem para fazer o “truque” e é muito raro falhar. Na verdade é algo muito simples, tudo reside na observação e no conhecimento detalhado da espécie. É…sou uma espécie de paleontólogo de cérebros fossilizados, ou seja, de benfas.

Tudo começa por olhar muito atentamente ao vestuário. Um benfas que se preze não é muito dado ao estilo mais recente, ou às modas da ordem…um bom kispo demasiado largo, a bela da mariconera, a calcinha com a bainha feita a olhómetro, o sapatito ultrapassado, há uma série de sinais exteriores de “pobreza” de espírito que normalmente denunciam o bicho. Por vezes o benfas esmera-se e com o fato e gravata torna-se indetectável, aí teremos de observar com mais detalhe cenas como a patilha, o bigode, a unhaca, os anéis, quer dizer os cachuchos, quase sempre há um indicio muito forte que aquele rabo costuma sentar-se nas cadeiras da banheira de betão.

O arquétipo do benfas usa um penteado à macho. Mas à macho mesmo, o que quer dizer que tudo o que for modelo de penteado a partir dos anos 80 não encaixa. Aqui há para todos os gostos, dependendo do ídolo de juventude. Temos o modelo “Chalana” (caracóis em cima e comprido atrás)  já mais raro, mas que fez o seu furor. O modelo “Carlos Manuel” (risco ao meio e à tigela) que ainda muito taxista e merceeiro tem como referência, o modelo “Diamantino” (curto dos lados e espetado em cima). O inarrável estilo “Pietra” (permanente de caracóis) e finalmente o corte intemporal dos Águas (certinho de risco ao lado).

Se nada disto for facilmente observado (e costuma ser) teremos de passar uns segundos mais ouvir o gajo a falar, é uma missão mais complicada, mas que normalmente dá os seus frutos. Com alguma sorte sai disparado um “portantos”, um “quaisqueres”, um “derivado da situação” ou “o sujeito disse que”…e a coisa tá feita. Já me esquecia de dois pormenores…o palito na boca e sonora escarreta para o chão. O palito só sobrevive porque ainda há muita boca benfas para esburacar, os seres inteligentes usam escova de dentes, os benfas mais tradicionais palitam-se durante mais de 10 minutos, às vezes durante horas. Já essa arte milenar que se chama escarrar, tem autênticos artistas de águia ao peito, gente que faz  poemas da gosma fleumática, obras primas que saem declamadas da boca para a folha em branco da calçada.

E pronto revelei os meus segredos. Agora divirtam-se e olhem à vossa volta, vejam se eu não tenho razão. Para os que acham que generalizei e que há bimbos em todos os clubes…digo-vos…ok…está bem, mas a probabilidade de um bimbo ser benfas é a mesma de advogado ser aldrabão, ou de um arrumador ser drogado, posso falhar, mas será sempre raro.

Para os benfas que estão a ler este post e talvez a escarrar para o lado, só vos digo que outro sinal de benfas é andar em blogs do Sporting a responder a todas as merdas que não vos dizem respeito. Eu sei que vocês não têm nada de jeito para ler quando fecham a janela do Gordo Vai à Baliza (bom blog), mas façam-me um favor…guardem lá os posters do Witsel e do Aimar com que costumam bater as vossas pivias e escrevam os vossos próprios blogs. Mas sem "portantos" e sem "derivados da situação" ok?

SL

56 comentários:

  1. Eu também costumo fazer esse jogo, e na maioria até acerto, mas já houve casos, se fosse um jogo de poker, tinha feito um "all in" e teria perdido ehehe
    O post está magnifico e a parte final sublime! Só quero ver quantos galináceos vão escarrar os comentários de merda!
    SL

    ResponderEliminar
  2. um dos melhores posts, bem interessante e com um sentido criativo impar

    ResponderEliminar
  3. o único argumento do lampião a respeito deste post: somos mais, logo temos mais totós!

    ResponderEliminar
  4. lolol
    Brutal, eu também tenho este dom e detecto-os à légua. :-)
    Também não é preciso muito... lolol

    ResponderEliminar
  5. clap,clap,clap...e diaria mais: - eu reconheço este gentalha a léguas - marca merda!!!

    ResponderEliminar
  6. javardeiro, peço desculpa, mas acabo de aconselhar o teu blogue a uns vermelhos que gostam de leituras de qualidade. Não te zangues muito, mas não resisti. Estamos em época natalícia, e nesta altura do ano fazemos coisas lamechas e ridículas, como partilhar aquilo de que gostamos com TODA a gente...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Caro Encarnado de Alvalade...

    Ou te moderas ou vou ter de andar a fazer de Pide cada vez que escreves um comentário. Digo e repito, este é um espaço para "leões", se mesmo assim insistem em dar bitaites, ao menos que sejam simpáticos com o nosso clube.
    É que num blog do Sporting era disparate ter benfas e horácios a mandar postas de pescada, como era também eu ir para o site da bola dizer mal do benfas...não faz nenhum sentido.

    ResponderEliminar
  9. Encarnado de Alvalade, esse teu comentário serve de corolário a este post.

    E. já agora, traduzido para perceberes:

    Prontos, tipo tázaver. Era portantos memo derivado dessa situação ca gente távamos a falar.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns Java, apesar de gostar da maioria dos posts que tens escrito nos últimos tempos, posso garantir-te que este é um obra-prima, e o último parágrafo é a cereja no topo do bolo. Isso porque muito do que nele se diz é verdade, vejo isso cada vez que joga o "grande glorioso"(estou a ser irónico claro), e que consigo ver juntos uma dúzia de lamps com uma faixa etária acima dos 45 anos, é só rir ao apreciar essa gentinha, e este último jogo contra o Marítimo estava a ser um regalo até ao golo, aí fiquei fodido!

    Saudações Leoninas para os que preferem a escova dos dentes aos palitos.

    ResponderEliminar
  12. Belo texto, do melhor.

    Já me ri!

    fanático

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. leiam so os ultimos comentarios é quando ganha interece

    ResponderEliminar
  15. Lá está, nunca falha. É como o teste do algodão.

    Veja-se este último exemplo: enquanto nós diríamos categoricamente um "vão-se foder", este lampião mal disfarçado remata com um inequívoco "podem se foder".

    Claro que se fosse tripeiro, seria um "ide-vos foder". Também nunca falha.

    De resto, eu gostaria de acrescentar mais um pormenor infalível, para quem não consegue evitar o contacto físico: o aperto de mão. Se tem as mãos gordurosas e lambuzadas, é lampião de certeza.

    Nunca falha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A semantica pode mudar...agora a merda 'e a mesma!!!
      Incluindo a tua...

      luis borges

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Desculpa, javardeiro. Estraguei-te o "xafarico". Desculpa.

    ResponderEliminar
  18. Caro Java,
    Falha imperdoável!... Qual?!... Pois eu digo-te amigo: é o "pelo aquilo"!!!...
    Repara nos comentadores benfas da SportTV e de outros arremedos de televisão. Não há um único que conheça as razões - ou regras - porque a gramática portuguesa permite utilizar a palavra "pelo(a)" e então logo a seguir vai de pôr "aquilo" e fica uma bonita "benfasada"!...
    O resto que nos ensinaste, está ... perfeito!!!... Parabéns.
    Um abraço
    P.S. - Continuo sem saber se já me perdoaste a "coima".

    ResponderEliminar
  19. Devo ter tocado num nervo sensível, pois hoje foi só benfas a comentar. Desculpem caros sportinguistas pela sucessão de deletes, mas isto aqui vai andar sempre "limpo", sem escarretas.

    Caro Álamo já te respondi na caixa de comentários da mensagem anterior.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Ó anónimo sabes para onde é que os nossos WC canalizam o esgoto? Não? Olha é para ETAR em frente do Colombo, no outro lado da 2ª circular. Julgo que conheces. Até pegou fogo, eu nem sabia que a merda ardia, vê lá tu.

    ResponderEliminar
  23. Amigo,

    Obrigado pelo "meio" elogio à nossa tasca (digo meio porque elogio de lagarto para lampião pode sempre ter truque!) mas tenho de discordar com muito do teu post.

    Aliás, se visitas lá a tasca, apercebes-te que devemos ter mais lagartos a comentar que malta que apoia o glorioso... Isso não é problema de lampião mas sim de adepto comum...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  24. Aliás, a "achega" ao título do teu blogue é mais uma prova que a malta preocupa-se demasiado com os outros agigantando-os! ;)

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Olha, um lampião a armar ao pingarelho! Coitado, coitado...

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Lol!
    Escrita de fino recorte, ou seja, de partir a rir. :)

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai fazer merdas de comentários para a merda do teu clube

      Eliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia responder-te com uma singela referência ao palmarés do Sporting Clube de Portugal (e seria argumento suficiente para arrumares esse cavaquinho vermelho dentro do saco), mas duvido que sejas capaz de compreender qualquer palavra com mais de duas sílabas ou qualquer número acima de 10. Fico por aqui, que já gastei demasiadas palavras num acéfalo que, cheio de intensidade clubística vermelha, vem comentar um blog do Sporting.

      Vai-te foder, vai.

      Uma coisa é certa: enquanto somos motivo para que, logo depois de almoçar, venhas ler um blog sportinguista, é sinal que nos invejam.

      SL

      Eliminar
  35. O sporting está fortissimo

    ResponderEliminar
  36. Andam todos borrados as galinhas!respiram SPORTING por todo o lado,foda-se!continua a inchar...

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  38. Não sei se reparou mas acabou por confirmar tudo o que o texto acima descreve sobre a sua espécie...de facto vocês não primam pela inteligência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente argumento face ao que estava escrito. Que dói tanto que até tiveram de apagar ;)

      Eliminar
  39. Seus filhos da puta, sportinguistas do caralho, ide todos apanhar no cu. Se Hitler ainda fosse vivo, era morte aos sportinguistas, vocês são uns grandes cabrões que nem as putas das vossas mães sabem foder. Era correr convosco para um campo de concentração, cortar-vos os vossos caralhos minúsculos e por-vos na boca. Agora vão-se foder, paneleiros do caralho. Tripeiro com mt orgulho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha, um tripeiro...ahahaha
      isto está tudo infestado...

      Eliminar
  40. Leio e releio este texto e acabo sempre a rir-me no fim!

    ResponderEliminar
  41. Caro Javardeiro
    claro que há benfiquistas assim...
    (eu não sou um deles, seguramente)
    ehehe
    (e agora se quiseres podes correr comigo, mas vou dizer:)

    Também encontras por aí sportinguistas dentro desse perfil..!!
    lamento, mas é verdade.
    de qualquer forma o texto está bem esgalhado.

    saudações desportivas

    ResponderEliminar
  42. Quando vires um gajo com um caralho e uns colhões do tamanho de bolas de Berlim, não tem nada que enganar ...

    SOU UM EU BENFIQUISTA, pronto a servir as tuas fêmeas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com o caralho enfiado no próprio cú, certo ó "bolas de Berlim"? ahahahahaha

      Eliminar
  43. Nem todos podemos vestir Lacoste ou ter a voz do Bruninho de carvalho que tao bem assenta em gentes tao fidalgas e abichanadas.


    Cambada de betinhos com os seus sapatinhos de vela e cabelinho 'a fodasse

    luis borges

    ResponderEliminar
  44. Se sentires um objecto cilíndrico , tipo Rolo Compressor, pelo ânus acima, é um "benfas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xiiiii tanta necessidade de afirmação, objecto cilindrico? lá de caralhos percebes tu, não panasca?

      Eliminar
  45. excelente texto, vais mesmo ao pormenor só te esqueste é do fiozinho de prata por cima da camisolinha de alças que já foi branca.
    SL

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar