terça-feira, 1 de agosto de 2017

A cedência da lei, estimula o crime

O problema da legalização das claques é antigo e tarda em ser entendido na sua extensão verdadeira. Não é uma questão de ter ou não ter uma claque organizada, como a imprensa faz questão de nos narrar, mas sim se vamos evoluir para a institucionalização dos grupos de adeptos organizados.
É que de um lado só há vantagens e do outro há apenas a eternização de velhos problemas, como a não existência de um corpo jurídico, uma correspondência que possa ser incriminada em caso de infracções, que as há, aos molhos durante o ano desportivo.

Nenhuma claque deseja ser reconhecida como "organização" e só o aceitaram pois os clubes fizeram disso depender a continuidade de apoios, diga-se bilhetes a preços controlados, cedência de instalações e em alguns casos apoio nas deslocações aos jogos fora. Mas houve um clube que decidiu dar esses apoios em troca de zero responsabilização - o Benfica. Ao fazê-lo e nunca explicou as razões dessa tomada de posição, distorceu o equilíbrio e até a evolução das outras claques como assunção daquilo que deviam ser - grandes massas de apoio às suas equipas nos estádios.

A filosofia de banditismo e aventura criminal é um cancro que devora a reputação e legitimidade das claques de futebol. Caminhar para a extinção desta lógica é avançar para a legalização, normalização e reconhecimento legal das suas estruturas e isso devia ser o que os clubes desejariam, mas infelizmente há um clube que não parece muito preocupado com esse desenvolvimento, juntando-se neste como noutros casos ao lado mais obscuro, mais opaco, mais duvidoso da gestão desportiva. O recente "caso IPDJ" só mostra o quanto estão apostados em dissimular a verdade, em contornar leis e regulamentos, em fazer prevalecer os estatutos de irresponsabilidade, quando pelo histórico são os maiores provocadores de ocorrências graves, como o homícidio de outros adeptos.

Fica no ar uma total conivência da direcção de LFV para com a marginalidade destes "grupos de sócios" e uma forte marcha atrás no caminho da pacificação do nosso futebol. Desta vez até contaram com o Instituto Português para o Desporto e Juventude que se acobardou, preferindo ceder em vez de interceder a favor da legalidade e a favor de ambientes mais seguros nos estádios e nos acessos aos jogos. A fotografia não podia ser pior e os mesmos que deviam proteger o desporto e os adeptos foram, neste caso, os mesmos que lavaram as mãos com o sangue das próximas vítimas. Porque se tarda em respeitar os verdadeiros lesados deste embróglio...os adeptos e uma convivência do futebol num contexto de família.

Tudo porque não há coragem em cumprir a lei. Assim o crime ou a conivência com o mesmo, de certeza que compensa, pois não há outro argumento que me convença que essa é a verdadeira razão pela qual não se quer ver uma claque legalizada...a manutenção dos "braços armados" que dependem só e apenas só da carteira de quem manda no clube. É no fundo a mesma coisa que ter seguranças privados profissionais e capangas a soldo. Diz muito mais de quem os paga.

Saudações Leoninas.

10 comentários:

  1. Ai como é fundamental a figurazinha do Hooligan legal, registado e de papel timbrado. Mustafá registado , Mustafá bom.

    O extraordinário pensamento lagarto. Interditem mas é à mínima merda que fazem esse animais de todos os clubes em todos os jogos e acabem com a conversa penosa do hooligan legal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pensamento lagarto está a milhas do que és capaz de entender, a prova disso é a tua resposta, relê o texto...até que o entendas.

      Eliminar
    2. Foda-se! Este lampião sem vida própria nem honra não passa de um verme, alguém devia ter pena dele e comprar lhe um espelho. Patético...

      Eliminar
  2. Claro que o primeiro a comentar tinha que ser um shitbot de carnide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só demonstra que é um loser total um tipo sem nada que o alegre na vida, um lampião paranóico a deitar carvão em todos os posts . Lixo humano é o que é.

      Eliminar
    2. A "rena Rodolfo" foi bem explícita no post de 'Intervalo' do MdC: eles andam aí apenas e só com o propósito de tornar o ambiente irrespirável. Tudo o que dizem é falso, imoral, ou contraditório. Mas não interessa; o importante é apenas que cheire mal.

      Eliminar
    3. A "rena Rodolfo" foi bem explícita no post de 'Intervalo' do MdC: eles andam aí apenas e só com o propósito de tornar o ambiente irrespirável. Tudo o que dizem é falso, imoral, ou contraditório. Mas não interessa; o importante é apenas que cheire mal.

      Eliminar
  3. Organização criminosa protege o crime.

    ResponderEliminar
  4. Mas alguém que não seja papagaio dragarto consegue explicar a extraordinária vantagem do Hooligan de NIF e factura ?

    O Madureira e o Musta são menos criminosos por as claques serem legais?

    ResponderEliminar
  5. http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/adeptos-do-deportivo-corunha-acusam-ultras-portistas-de-ameacas-e-agressoes.html

    são agressões legais registadas no Instituto de Juventude deve contar como ginásio !!!!!1

    ResponderEliminar