terça-feira, 2 de maio de 2017

Sabores agridoces

A UEFA Futsal Cup voltou a escapar-nos em mais uma final onde ficámos aquém do nosso melhor. Antes de "cair" em cima da equipa e apontar dedos, convém parar um pouco e pensar onde está o Sporting no mapa do futsal europeu. Sim, temos das melhores equipas. Sim, temos alguns dos melhores jogadores, mas a verdade é que nesta final-four estão outros emblemas com expectativas e argumentos tão ou mais válidos que os nossos. Os clubes espanhóis têm a vantagem de estar numa liga interna muito mais competitiva do que a nossa e estarem mais que habituados a outros níveis de eficiência. O Sporting, mais uma vez, acusou alguma quebra de concentração e se é verdade que na nossa competição isso custa apenas uma má entrada no jogo, neste patamar, custa títulos.

Não acho que o projecto esteja em causa, nem sequer acho que deva ser repensado. Continuamos a ser uma das melhores equipas europeias e tantas vezes o cantaro vai à fonte, que um dia (continuemos a estimular o valor do departamento) o caneco vem para Portugal e para o nosso museu. Virar costas ao trabalho, como resposta ao insucesso não é algo que esteja habituado no Sporting e já vem tarde alguma posição oficial da Direcção afirmando a validade do compromisso e da meta de sermos Campeões Europeus. Se nos faltou algo para sermos campões, deve ser identificado e corrigido, salvaguardando a competência óbvia dos jogadores, do treinador e de quem chefia a secção. Perder todos perdem, mas só os que desistem são "perdedores".

Virando as agulhas para o futebol, este fim de semana foi de confirmação. Lamentavelmente o Chaves não fez estragos na pontuação do Porto (estranha exibição dos Flavienses, completamente desligados da habitual alegria de jogo) e mesmo com a vitória em Braga, o Sporting assume o 3º lugar como quase "definitivo". Faltando 3 jogos, os leões têm 5 pontos de distância para o 2º lugar e 8 pontos para o 4º. Só uma hecatombe épica mudaria este quadro e não é racional esperar esse acontecimento. Resta ao Sporting conquistar os 9 pontos em falta, colocando na tabela alguma certeza de que pertencemos ao 1º lote dos contendores ao título e não ao 2º onde se encontra Braga e Guimarães.

Nas próximas partidas, idealmente, JJ daria o espaço negado até agora a Geraldes, disfarçando um pouco o, até agora injustificado, resgate ao Moreirense, onde convém lembrar que era titular e um dos valores mais destacados. Podence tem justificado o regresso e afirma-se cada vez mais como uma solução importante para o plantel, mexe no jogo e não tem deixado passar em vão os minutos dados por JJ em campo. Aliás, a preparação da próxima época é já há algumas semanas o tema mais importante no futebol leonino e sucedem-se as movimentações necessárias para posicionar alguns atletas no mercado (Jefferson, Oliveira, Bryan Ruiz, etc).

Gelson Dala. O nome é cada vez mais falado nas bancadas de Alvalade e a esperança de ver novamente uma grande pérola africana a evoluir na equipa leonina é cada vez mais real. É já inegável que não é um atleta vulgar e que possui argumentos técnicos e mentalidade para acelerar a sua passagem da equipa B (onde é actualmente o abono de família) ao plantel principal. Não tem uma posição em campo onde o clube esteja carenciado, mas aquele faro pelo golo e a vertigem das suas movimentações são algo a que JJ não pode ficar imune.

E falando em "abonos de família" o que dizer de Bas Dost? Metade dos golos da equipa são seus e mesmo considerando que são resultado de um esforço colectivo, é impressionante a competência do holandês em aproveitar as oportunidades que dispõe. 31 golos com 3 jogos por disputar é um acumulado muito maior que a prestação da equipa deixaria supor. É preciso salientar, de forma bem vincada, que Dost teve uma época brilhante enquanto a maioria dos seus colegas se exibiu uns pontos bem abaixo das suas capacidades.

SL

7 comentários:

  1. Muito pode ser apontado ao departamento de futsal, mas quando temos apenas metade da equipa a jogar junta regularmente não podemos esperar milagres.
    Quem permitiu que a nova regra fosse implementada é que deveria ter vindo a publico pedir desculpas. Aliás, eu até aposto que assim que o carnide for campeão essa regra desaparece, para "tornar o jogo mais competitivo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No futsal como no futebol, ainda há muitos poderes perdidos pelas "quintas" da FPF

      Eliminar
    2. a partir desta época e com 2 lugares na CL vai haver pressão do carnide para alterar os regulamentos. a menos que um fundão faça uma gracinha outra vez!

      Eliminar
  2. Em relação ao texto, só referir que "o caneco já veio para Portugal"! Just saying...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim há 7 anos, o Benfica venceu o troféu em Lisboa. Noutra fase do futsal europeu, bem mais nivelada do que é hoje.

      Eliminar
    2. Tinhamos "O Mágico" do nosso lado...

      Eliminar
  3. Não foi um problema de mágico, foi um problema de entrar mal no jogo (o que cá acontece muitas vezes) mas como a equipa do Sporting é muito superior a todas as outras dá para recuperar e ganhar os jogos folgadamente. Na UEFA uma desconcentração é "a morte do artista". O Sporting já ganhou campeonatos ao Benfica com o Ricardinho em campo, a jogar pelo SLB, apesar do seu grande valor como futsalista. SL

    ResponderEliminar