quinta-feira, 25 de maio de 2017

Kamikaze ou apenas coerente?

A noticia está por toda a comunicação social. “BdC ponderará sair se a próxima época não trouxer títulos”. Assumindo que a mesma tem algum fundo de verdade e que é integralmente fiel ao que o presidente pensa do seu próprio papel como líder, é pelo menos justo e alinhado com as suas posições mais recentes. A tão referida exigência e compromisso com bons resultados passam a ser completamente transversais a todos os que trabalham no clube. Do suplente menos utilizado ao presidente, todos serão medidos pela mesma meta: ser ou não campeão, ou pelo menos, convencer todo o reino do leão que foram reunidas todas as condições para tal.

É um risco. Com a imprensa e opinion makers “que nos assistem”, esta é uma fasquia que não será esquecida (como muitas outras “promessas” de outros presidentes o foram) e que será repetida ad nauseam a cada mau resultado, a cada milímetro que coloquemos de distância com essa “linha de salvação” da continuidade. Confesso que quando li as letras gordas dos artigos que davam conta deste estado de espírito, a primeira reacção foi de achar este acréscimo de pressão absolutamente desnecessário e porventura contraproducente. Mas reflectindo um pouco mais no significado global da posição, é pelo menos coerente e transparente com tudo o que sempre escutámos de BdC. 

Depois de revolucionar o clube, de fechar as torneiras a um burguesismo boçal que quase fechou o Sporting e de impor uma nova forma de posicionar o emblema face aos interesses que rodeiam (e vampirizam) todos os emblemas desportivos, é já mais que evidente que para BdC é hora de levantar a barreira e colocar toda a lenha na caldeira, trazendo os títulos que validarão a utilidade deste Conselho Directivo. Porque talvez imagine que possa existir algum conformismo instalado em todo o clube, o presidente risca do mapa essa atitude, colocando todo a governabilidade em causa, colocando todos (e sim, também nós os adeptos) a pensar se não há um pequeno esforço adicional que todos possam dispensar para nos aproximar dos tão desejados títulos.

A isto chama-se sair da “zona de conforto” e ocorre-me uma frase (batida, como diria o Sérgio): “Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz”.
Pensemos nisto.

Saudações Leoninas

15 comentários:

  1. Infelizmente para mim, benfiquista, este pateta já não manda nada . JJ já só trata com a malta da pasta ( Sobrinho e Ricci) e por isso a dupla com Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Típico comentário de um lampião ressabiado, grosseiro a roçar a boçalidade, cheio de desonestidade intelectual (ou falta de inteligência?) e segundas intenções. Lamentável.

      Eliminar
    2. Bela ficção, muito imaginativa... lolllll

      Eliminar
    3. Claro que sim, rapaz.

      Eliminar
    4. Tens razão, como tens razão em achar que o teu clubezeco de bairro é campeão... tem os titulos que a apaf lhe oferece, mas ser campeão é muito mais do que isso.... podem ter todos os titulos do mundo, mas nunca deixarão de ser mediocres!

      Eliminar
  2. Caro Javardeiro,
    primeiro permite-me desejar muitas felicidades neste novo blog !
    Houve algum post a falar sobre a mudança ? não vi e gostava de saber a origem do 06 :)

    Um dos jornais diz que o Bruno poderá antecipar eleições no caso de não ganhar o campeonato...e isso já fará mais sentido, que é colocar o seu lugar à disposição dos sócios (a votos) mas concorre novamente com o seu/novo projecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o 06 terá a ver com o nosso ano de fundação ?

      Eliminar
    2. Na mouche. É uma homenagem ao nosso ano de fundação. Algo que nunca mudará e nos mantêm ligados a uma enorme história e responsabilidade.

      Eliminar
  3. É o que faz fazer a pergunta primeiro e só depois ir procurar as respostas...já vi que falas na mudança no Leão de Plástico :)
    É o que dá ter saltado logo para "aqui" pelos vários links espalhados por aí.
    Abraço !

    ResponderEliminar
  4. http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/sporting-aproxima-se-de-jorge-mendes-8506001.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer que se trabalha com todos, até com Jorge Mendes se for bom para o Sporting é algo que BdC sempre repetiu. Disse até que aturava um filho da mãe por 100 anos se isso fosse bom...nada de novo. O "aproximar" é um exagero típico de imprensa para tornar o artigo mais sumarento para os leitores

      Eliminar
  5. isto é conversa... para tentar que o BC volte a responder no Facebook... mas agora a mama acabou!

    Podem estar para ai a espumar que não há mais pão para malucos!

    ResponderEliminar
  6. Importante é agora definir com Mendes como se processam os processos, o BC fica a fazer facebooks por recados

    ResponderEliminar
  7. Não está escrito ou foi dito em algum lado, que o presidente tenha assumido essa posição, logo para mim não é verdadeira. Mas, o que é normal a cada ano, é que as administrações, sejam do que for, façam um balanço do que correu bem e o que correu mal no ano transacto (que no caso do futebol é a época anterior). Assim sendo é tempo de corrigir o que está mal e lutar por um melhor resultado no futebol sénior masculino, na época que se aproxima. O dr. Bruno de Carvalho, faz bem em manter-se em silêncio. Se sem falar já existem todas estas especulações dos jornais e da lampionagem, sempre pronta a meter carvão, se ele anunciasse algo, começavam logo a cobrar metendo pressão e carvão, desnecessários à equipa, ao Sporting e a ele. E atenção, já há quem domine o sistema, como tal temos de ir passo a passo, com garra, atitude e bom futebol e no fim fazemos as contas. Não é preciso pressão adicional, até por que não somos favoritos (mesmo que tivéssemos Ronaldo e Messi, o seriamos, é a minha convicção). SL

    ResponderEliminar
  8. De notar que não há sequer a transcrição de uma frase dita pelo presidente do SCP!
    O que há, e isso já desde há muito tempo... são as fontes... as mesmas fontes que em mais de 90% das vezes se equivocam, sem desmentidos... porque não foram os jornais que escreveram... foram as "fontes" que disseram!

    ResponderEliminar