sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Relatividade futebolística

Todos conhecemos a teoria da relatividade ou pelo menos sabemos por alto que defende que o espaço e o tempo são relativos e afectam-se mutuamente. Uma coisa não é igual no sitio A e no sítio B. Uma coisa em deslocamento é diferente de uma coisa parada. Enfim...se continuasse ia dar merda...

Para os que já estão quase a sair do blog...a aula de física já acabou. Isto tudo serviu para dizer que o futebol não escapa às leis descobertas por Einstein. Desde que o Sporting mostrou que não estava nesta Liga para passear o 3º lugar, que os opinion shit makers não se cansam de nos preparar para um futuro próximo onde a quantidade e qualidade dos plantéis de tripeiros e benfas vão levar a melhor sobre o pequeno e baço plantel leonino.

Pois...para os Ribeiros Cristovãos...eu tenho um conselho. Tudo é relativo. Na época passada o Sporting teve um plantel que facilmente encaixaria no 3º lugar....e ficou em 7º. O Ola John custou 9 milhões e fez menos esta época que o Cavaleiro da B. Labyad um dos melhores talentos futuros (segundo a FIFA) ficou a ver um miúdo chamado Mané ter as primeiras oportunidades na equipa.

O valor dos jogadores não é tabelado e as suas exibições também não. Se formos às prestações coletivas...ui...aí a coisa ainda é mais subjectiva. E aqui parece-me justo dizer que Jardim parece ter uma vantagem razoável sobre o desgastado JJ e o envergonhado Fonseca. Só para se ter uma ideia de como tudo é relativo...veja-se que quase todos os jogadores, incluindo alguns suplentes têm tido contactos e sondagens de bons clubes europeus;

Quanto valerá o plantel do Sporting hoje e quanto valia no principio da época. Valores do Transfermarkt

Patricio...........16M > 20M
Mauricio........0.3M > 3M
Rojo.................4M > 5.5M (vale no mínimo 8M)
Jefferson........1.5M > 3.5M  (vale no mínimo 5M)
Cedric..............2M > 5M
William..........0.5M > 3.5M  (vale no mínimo 15M)
Adrien...........2.5M > 5M  (vale no mínimo 10M)
Martins.............4M > 7M
Slimani...........0.4M > 3M
Montero...........2M > 5.5M (vale no mínimo 15M)
Mané.............0.4M > 2M
Wilson...........1.5M > 4M

Estes jogadores valiam (somados) em Julho de 13 - 35.1 Milhões...hoje (e os valores estão muito...mas mesmo muito por defeito) valem - 67 Milhões...com as minha correcções - 97 Milhões. Segundo o site alemão (muito desactualizado) o valor duplica...mas na verdade eu penso que triplicou o valor.

É claro que nem todos os jogadores se valorizaram tanto como estes, mas estar numa equipa em 1º lugar, com os olhos da Europa a pairar sobre Alvalade...também valorizou Boeck, Dier, Wilson Eduardo, Capel e Carrillo. Tudo isto prova uma coisa, um jogador, um plantel e um treinador vale o que o mercado está disposto a dar por ele no imediato.

No mesmo site onde retirei estes dados, surgem também outros, como por exemplo
Maxi Pereira - 10M, Carlos Martins - 1.5M, Ola John - 12M dos benfas, Djaló - 2M
Fucile - 2.5M, Lucho - 5M, Defour - 8M, Izmailov - 3.5M, Ghilas - 4M dos tripeiros

No site, como na opinião pública dos nossos media, os valores inflacionam-se pela expectativa de repetir o passado...mas este ano a Liga não é uma ciclovia em azul e vermelho e a prestação do "pobre" e "curto" plantel do Sporting igual ou superior aos outros grandes.

Quanto à questão do número de soluções. Essa é de bradar. De que serve ter 4 jogadores para a mesma posição...quando na verdade existe sempre 1 que joga e mais 1 que aproveita os "restos". Olhemos para os suplentes dos 3 grandes...há assim tantas diferenças? A maior de todas e mais evidente é a insatisfação dos muitos jogadores que não calçam e vêem esfumar-se o estatuto de vedeta com que chegaram.

Ghilas, Herrera, Reyes, Quintero, Djuricic, Sulejman, Rodrigo, Ola John ou Funes Mori são todos grandes negócios, com ordenados de titular, mas que por falta de espaço ou mentalidade não se afirmaram até agora...é uma fartura inútil. Uma fartura de desmotivação e mau ambiente no balneário. É que nem todos os treinadores têm a arte de Mourinho de saber trabalhar os que não jogam...e mesmo esse não é infalível como provam as passagens pelo Real e agora no Chelsea.

Para mim, a relatividade no futebol existe e esbate muitas diferenças teóricas. Não é linear que o Sporting apesar de ter o plantel A mais curto e mais barato, tenha neste momento o pior plantel. Isso é uma ideia que apenas torna confortável a expectativa que porto e benfica venham a melhorar e o Sporting a piorar...e não fossem algumas arbitragens "infelizes" estaríamos 4 pontos à frente de desmentir esse tão anunciado restabelecimento da ordem natural da Liga.

Também para os jornalistas, paineleiros e árbitros é um pouco estranho o Sporting passar da pior época de sempre para ombrear cara a cara com os laureados "donos" das vitórias, com as suas super-equipas, os seus super-presidentes e as suas super-contratações...esse guião não estava escrito e toda a gente anda a improvisar um pouco, até o próprio Sporting.

SL



3 comentários:

  1. Sabendo-se das varáveis que levam a "valorizar" um jogador...é relativo apresentarem sempre os jogadores do benfica e do porto como os mais valiosos, em detrimento dos do Sporting...

    Só o "sistema" pode efectivamente "baralhar" essa relatividade...
    Deixem o futebol apenas entregue aos seus verdadeiros "artistas"...e no fim do campeonato faremos contas...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise! Vamos ver o que continuam a fazer estes miúdos baratinhos portugueses contra as armadas sul-americanas e servo-croatas!

    ResponderEliminar
  3. "...esse guião não estava escrito e toda a gente anda a improvisar um pouco, até o próprio Sporting."

    Tal e qual...

    ResponderEliminar