segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Preparados para o embate?

Pode-se achar o que se quiser sobre Bruno de Carvalho, mas há uma coisa que ninguém o pode acusar. De ser igual aos outros.

Com pouco mais de 6 meses de presidência arriscou numa “aventura” que lhe pode sair cara. Querer mudar o futebol português é uma cartada que todos os presidentes jogam nas eleições para ganhar votos e quando os resultados são maus. Mas é mesmo só isso...uma cartada. Não há vontade nem interesse de mudar nada.

Pode-lhe sair cara por uma razão simples. O sistema foi muito bem montado, dura há imenso tempo e na verdade todos os agentes têm terror de mudar para algo que não conhecem nem dominam. Árbitros, dirigentes, políticos, empresários, sindicalistas...todos falam do futebol português como algo que é intrinsecamente menos bom do que deveria ser, mas inevitavelmente falham no passo seguinte...mudar. Porquê? Porque os favorece na mediocridade.

E todos sabemos o que acontece quando pomos álcool numa ferida.

Não tenhamos ilusões, BdC quer mudar o futebol português, porque concluiu o que todos sabemos. É uma sociedade bipartida onde os favores oscilam mais para azul ou mais para vermelho dependendo dos ciclos de governações e resultados dos outros dois grandes. O Sporting, como grande clube, é o mais prejudicado apenas porque é o único clube que é consensual e pacifico de boicotar.

É óbvio que o “sistema” vai chumbar todas as medidas propostas que mexam com a forma de exercer e mostrar como se exerce o poder. Deixará passar todas as outras porque não são ameaça. E tudo permanecerá na mesma...apesar de ser evidente que o futebol português quererá fazer desaparecer depressa alguém que esteja sempre a lembrar as pessoas do que está mal e pior...a propor mudanças concretas.

O estado de graça de Bruno de Carvalho sempre foi apenas dentro do clube e nos media e aposto que os últimos receberão “ordens” para lhe dar menos visibilidade e tempo de antena. Um presidente em “campanha” é um perigo para o sistema. Sabe-se lá quantas arbitragens podem acabar por ter “vergonha” ou quantos delegados podem ficar enojados pelas represálias encomendadas...poucos...é certo, mas podem ser decisivos.

Bruno de Carvalho e este Sporting vencer um título era a catástrofe para o sistema. Era a prova de que era deficitário e permeável...e isso meus amigos...é coisa que ele não é mesmo. Por isso:

Ponham o capacete e apertem os cintos!


SL

1 comentário:

  1. Esse também é "o medo" que tenho..."ninguém quer perder a boleia do comboio do sistema"...

    ResponderEliminar