quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O homem dos pontos finais

Há Treinadores e treinadores. Muito da época surpreendente se deve à dinâmica e firmeza da direção. Mas a maior parte, desculpem lá, sai inteirinha da qualidade de um homem, Leonardo Jardim.

Devo confessar que o nome do treinador era-me algo "morno". Sabia que estava valorizado no meio, mas duvidada da capacidade para num grande impor o seu estilo discreto. A cada semana, sou confrontado com chapadas de competência e muita coerência do meu "amigo" Leonardo. Mas são dores que suporto com alegria e muito orgulho. Primeiro porque é um Sportinguista e depois porque é o nosso treinador.

Não é um artista da palavra, não é um ideólogo táctico, não pertence à brigada intelectual do futebol. Mas o que não surge na forma há a rodos no conteúdo. Todos entendem, não há mind games, não há fugas...apenas claridade e foco. O exemplo a seguir, prova que não temos um treinador de futebol este ano, temos um grande treinador este ano.

Sobre a "crise" de golos de Montero:


"Não vale a pena estarmos distraídos quando as coisas estão a correr bem porque tudo pode mudar de repente e é preciso haver estabilidade emocional. Têm que perceber que o futebol é feito de fases e é preciso manter o equilíbrio emocional"

Assunto arrumado, "next?!"

SL

6 comentários:

  1. Sou leitor assíduo do seu blogue, embora raramente comente.
    Mas não posso deixar de o fazer agora, para lhe dizer que tem das crónicas mais deliciosas dos blogues sportinguistas - assim o incentivando a continuar.
    A forma como aborda os temas, a sua maneira elegante de escrever e os conhecimentos que revela de futebol são de um nível muito elevado.
    É uma delícia ler os seus postais e oxalá o continue a fazer por muitos anos...

    ResponderEliminar
  2. concordo inteiramente com o primeiro comentário.

    ResponderEliminar
  3. É verdade sim senhor "o Leão de Plástico", também é um "Jardim" dos Blogs...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Desde o (Como detectar um benfas) fiquei fã,saúde ,força na marreta e viva o SCP.

    ResponderEliminar
  5. Vocês estragam-me com mimos (continuem)...

    ResponderEliminar
  6. Abraço, bom dia e continue assim, "doente" pelo Sporting...eu também "recuso" qualquer tratamento...

    Abr e SL

    ResponderEliminar