segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

E quando o fato-de-macaco não chega?

Três nulos. Uma coisa em comum. O Sporting foi combativo, teve garra, correu, procurou a sorte. Cá no burgo isso chega para vencer 60% ou mais dos jogos. E os outros? E quando equipas como o Nacional ou Estoril desenham tácticas para servir como uma luva o stop ao jogo do Sporting?

Outros clubes também o tentaram, mas por défice de talento e/ou confiança, não o conseguiram. O problema é que quando o conseguem, o Sporting fica “afundado” nas mesmas rotinas, como um boneco de corda insiste em ir contra a parede. Em Guimarães e em Braga resultou...mas a arte do futebol é fintar as probabilidades e não confiar nelas.

A solução Slimani e a passagem para 4-3-1-2 parece perder validade quando o meio-campo não está dono do jogo. De facto, o que produz (frente ao Estoril foi evidente) é um afunilamento ainda maior para o centro...o que aposto não é a intenção principal de Jardim. Acontece que Montero não abre o suficiente para levar algum central embora e André Martins não sai da zona de protecção de Adrien.

Outro detalhe muito importante: a quebra de produção dos alas. Capel não está a “carburar” como costuma. Carrillo é demasiado intermitente e desaparece em jogos mais rijinhos...Wilson e Mané não são um alas puros. Solução? Contratar parece sempre óbvio. Mas olhando para as idades desta rapaziada e para o seu talento evidente...é desistir demasiado fácil de trabalhar novas movimentações.

Ainda por cima, Cedric, Jefferson e Piris são bons condutores de bola e fazem boas triangulações...falta apenas criar um novo desenho que obrigue adversários como Estoril e Nacional a perder o controlo do meio-campo. Não tenho dúvidas que sendo Jardim o meticuloso que se fala e confiando na sua natural insatisfação de desperdiçar pontos por culpa própria...esta trabalho estará já a ser pensado ou feito as we speek.

Nenhuma equipa é perfeita, e os adversários não são todos fracos. Nem sempre o trabalho árduo chega, mas a virtude de trabalhar à campeão é entender tudo isso é ultrapassável com duas coisas – engenho e confiança. As crises de resultados são feitas para serem ultrapassadas e sair delas ainda mais fortes. Será apenas natural que uma equipa tão jovem como o Sporting as atravesse e como sairá delas ditará a posição que ocuparemos no final.

Falemos verdade, o Estoril podia ter ganho o jogo, nós também. Atacámos bem mais e quem ficou contente com o empate vestia de amarelo. Esta equipa da Linha está bem trabalhada, confiante e sem pressão alguma. Tem bons jogadores, sem vedetas, mas sérios. É um mini-me do Sporting. Será 4º ou 5º classificado, conforme a recuperação do Braga.

Os verdadeiros maus resultados foram os empates com Rio Ave e Nacional em casa. Esses sim muito mais fáceis de evitar.


SL

2 comentários:

  1. Na mouche! Nestes jogos mais rijos, está a faltar um desequilibrador no meio de tanta transpiração. Esse seria o papel de Martins.
    Montero e os extremos estão muito presos, precisam que alguém que apareça nas imediações e ajude a baralhar as marcações.

    ResponderEliminar
  2. curiosamente nos jogos que fala, nomeadamente contra o rio ave e nacional, há um penalti que o xistra não quis ver a favor do Sporting e um golo ridiculamente anulado...só aqui foram 4 pontos para a apaf

    se lhe juntarmos o penalti por marcar sobre o Montero na ultima jornada já se contam 6

    um Sporting isolado antes dum benfica-porto metia medo a muita gente..essa é a mais pura das verdades

    ResponderEliminar