quinta-feira, 31 de outubro de 2013

12 (doze)



















Retirar o numeral dos equipamentos é uma homenagem. Apenas isso. Populismo? Sim, é uma medida "popular"...mas isso não quererá dizer também que é um gesto feliz?

As medidas "populares" não são más. Popular não é o mesmo que hipócrita ou cínica. Parece-me que ultimamente há muitos que se confundem nestes significados. É muito curioso...que a acusação de "populismo" seja arremessada a quem, antes mesmo de ser eleito, já anunciava que queria regressar a uma política de gestão mais centrada nos adeptos - uma política mais...popular.

João Rocha tomaria de olhos fechados a decisão de retirar o 12. Acusá-lo-iam de populismo?

Reduzir o orçamento para metade foi "popular"? Despedir técnicos, funcionários entre os quais glórias antigas, foi "popular"? Fazer estagnar o processo do novo pavilhão foi "popular"? Voltar à estaca zero no processo da Sporting TV foi "popular"? Vender quiça a maior das vedetas futuras por 10 milhões foi "popular"? Não inscrever os 2 jogadores mais caros do plantel foi "popular"?

Critiquemos o que deve ser criticado. Não inventemos novos rótulos para a actual gestão, chapéus que custa enfiar, especialmente quando estamos ainda a "esgravatar" a nossa recuperação e quando estamos a emergir de 2 décadas de gestão "fato e gravata" em que o "12" eram os "clientes", o "target" ou os "consumidores".

Caricato que possa parecer...o "12" pode até vir a ser uma excelente ferramenta de marketing de relação com os sócios. E se há coisa que o Sporting tem sido mau é a entender que só será forte de tiver os sócios do seu lado. Não é o Jorge Mendes, o Vitor Pereira ou a SportTV que sustentam o clube. Todas as épocas o maior encaixe financeiro do clube vem dum único sítio - chama-se...sócios.

Pagamos bilhetes, compramos merchandising, pagamos cotas, adquirimos gameboxes...falamos do clube nas redes sociais, damos audiência nas TVs...na verdade não somos bem o 12º jogador, um suplente...somos isso sim...o maior investidor e maior divulgador do clube...somos todos os números de 1 a 11, pois sem nós não havia nada.

SL

4 comentários:

  1. Sem tirar nem por...javardeiro tiraste as palavras da minha boca

    ResponderEliminar
  2. Simples, conciso e preciso em resumo, excelente texto! Texto que devia ser afixado no estádio, academia e futuramente no pavilhão para que ninguém alguma vez se esqueça....

    ResponderEliminar
  3. "o maior investidor e maior divulgador do clube...somos todos os números de 1 a 11, pois sem nós não havia nada."

    Ah pois, porque dos "investidores" do Bruno, népia. Mas isto de pedir contas aos eleitos, só na política. És um jeitoso...

    ResponderEliminar