quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Play (off) it again...Sam

Hoje vou dar folga ao Paulo Bento...e virar as "batedeiras" à equipa.

Para mim olhar para a Selecção Nacional é sempre um exercício de comparação. Há uns anos não era. No tempo dos Figos, Rui Costas e Decos andávamos demasiado ocupados com o jogo seguinte. Já ninguém se lembrava que existiam calculadoras. Não valia a pena. Tínhamos do melhor e era difícil que Barcelona, Real Madrid, Inter, Juventus, Milan, Manchester ou Chesea não tivessem um jogador português de renome.

Mas o tempo dos virtuosos acabou. À sombra de Ronaldo a safra é cada vez mais fraca e depende absolutamente do que o Sporting vai cultivando. Hoje exportamos para o Sevilha, Zenit, Cluj ou Galasalasalaslalalsaltaray (como diz o Bruma).

Benfas e tripeiros simplesmente deixaram de "pagar as cotas" e o mais (menos) engraçado que é toda a gente acha isso normal e aceitável. Dizem que não têm tempo e precisam de estar no mercado de topo. Eu digo que só por piada é que alguém imagina que os grandes Portugueses acedem ao mercado de jogadores de topo, sem ser como intermediários.

Uma coisa é falar num "achado" como David Luiz, Hulk ou Montero...jogadores com outro potencial, mais raros. Outra coisa são todos os outros, carpetes de jogadores que gozam de crédito a fundo perdido apenas e só porque...sim. Não haveria mesmo nenhum Fejsa, Cissé ou um Reyes em formação nas camadas jovens, nas B´s, noutras equipas da I ou II ligas? Será que não havia mesmo?

O que eu acho que há mesmo é vontade de gastar dinheiro. Encher a peida dos empresários, bancos e escritórios de advogados com dinheiro do clube para que estes por sua vez encham a conta privada de quem governa os clubes.

Apostar no jogador português só esteve na moda durante três ou quatro anos. E vejam como correu bem. Imaginem que o fazíamos como a Rússia, Itália, França ou Alemanha...imaginem, mesmo assim sem Lennon...imaginem.

Mas os nosso dirigentes têm mais barriga que imaginação. Por eles podemos acabar a jogar com 11 Rubens Micaeis...desde que o dinheiro continue a chover e evaporar...

Em tempos de Play Off todos se lembram destes problemas, horas e horas a debater o que está a correr mal, dias a discutir a cor das cuecas do Ronaldo, depois...Portugal é apurado e...tásse! O quê? Problemas onde? Onde?

No mínimo, somos arraçados de esquizofrénico.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário