domingo, 6 de outubro de 2013

Chávena cheia com Piris seguro

A minha grande dúvida para este jogo era como a equipa se ia portar sem o motor da asa esquerda. Ia andar às voltas sobra uma asa peruana? Ia abrir uma avenida nova ao lado de Mauricio?

Jefferson é um bom jogador, pode nunca chegar aos big boys da Europa...pode chegar e fazer muito boa figura logo na prateleira seguinte. O Sevilha já entendeu o que muitos outros vão ter a certeza no final da época. O Sporting tem um lateral esquerdo que joga à bola...não é apenas um defesa que fecha a lateral e ocasionalmente sobe e faz uns cruzamentos...nope...o Jeff é dos outros.

Mas a verdade é que não havendo o lateral brasileiro, ouve um adaptado lateral paraguaio. E para estreia, desposicionado, o Piris mostrou que não é mais um que chega por ocasião. A coisa até não começou promissora...a equipa no inicio de jogo pouco activou a ala esquerda, porventura desconfiada da capacidade do paraguaio para fazer o que o titular conseguia...mas a cada lance, Piris foi mostrando que tanto a defender como atacar...estava lá.

O Setúbal tinha clara instruções para insistir em subidas pelo lado do estreante...mas a coisa não foi fácil, a ala estava bem protegida. Foi visível que Piris não é um "raider", não se adianta tanto nas subidas, mas também não tem tanto que recuperar posição quando o Sporting perde a posse de bola. Normal se pensarmos que vem de uma experiência do futebol italiano.

A minha dúvida teve uma resposta positiva. Piris serve na perfeição até ao regresso de Jefferson. Mais...pelos detalhes técnicos mostrados e pelo facto de este jogo ter sido apenas o primeiro que faz na equipa A...que se cuide Cedric. O lateral português não está a salvo...ainda por mais com um treinador que não vê nacionalidades, idades ou valor de mercado.

Quanto aos restantes, que dizer? Montero, mais dois golos e mais umas medalhas de terror nos adversários. Martins com 2 ou 3 pormenores que acordam um estádio (tem de levar a coisa até ao fim e levantá-lo mesmo), Carrilho igual a si próprio, entre o fabuloso e o inconsequente, Adrien e William e Patricio com mais um grande show de classe e pedigree, Cedric-Rojo-Mauricio-Eduardo certos e afinados, mas só.

No final do jogo, fica o espectáculo dado aos adeptos, mais um salto de crescimento da equipa e uma noite de pequenas descobertas e confirmações. Alvalade está a ser sinónimo de bom futebol e a merecer as multidões que o visitam.

Quanto às candidaturas...deixemo-nos de mariquices. Estamos na 7ª jornada...ainda muito pode acontecer. O pior que podemos fazer a nós próprios é "aceitarmos" pressão de objectivos que nunca foram contabilizados...os outros que investiram milhões e "recusaram" milhões que se virem. A coisa está fixe assim...para quê estragar?

SL

PS - Noite de estreia para Mané...mais um.

 

1 comentário:

  1. É isso mesmo! Queremos jogar na LC no próximo ano. Portanto o nosso objectivo real é o 3º lugar. Gostei muito quando começamos a cantar o "Cheira bem, cheira a Lisboa". Um recado para aquilo que queremos fazer no dragão.

    ResponderEliminar