sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ainda o 12

Podemos ter a pior equipa, o pior orçamento, o estádio mais modesto com a arquitectura mais duvidosa. Podemos ter menos peso nos media e muito menos poder no sistema. Podemos ter pouca atenção do futebol europeu, podemos ter um palmarés mais modesto.

Nada disso retira o nosso orgulho. Nada nos menoriza, nada nos causa sentimentos de insegurança ou complexos de inferioridade. Na hora da verdade competimos, vamos à luta. Porque não somos "grandes" pelos pentas e hexas, não somos grandes pelo estádio com 4 ou 5 anéis, pelos milhões de adeptos ou milhões de euros de vendas.

Somos grandes porque somos uma grande família. Uma grande massa de gente que gosta de desporto, fiel, corajosa e acima de tudo apaixonada por um emblema. O leão. O nosso símbolo representa-nos e nós desempenhamos bem o papel.

Somos grandes adeptos. Este ano, ganhando ou não, existe algo que está a mudar. Nós estamos a regressar ao clube. A voltar ao estádio. A vestir as camisolas. A tirar os cachecóis da gaveta. Ganhando ou não no campo, estamos a ganhar cá fora.

Numa semana de derrota, a única até agora este ano, reagimos com energia e optimismo. Ninguém baixou calças ou cabeças, não houve toalhas nem ânimos jogados ao chão. Acordámos ainda mais. Não me espantaria se Alvalade ficasse perto de encher frente ao Marítimo.

E isso é uma prova de muita força. Agradeço à Direção por estar a tentar motivar cada vez mais as pessoas para olharem o seu clube de outra forma. A maior parte já entendeu o que se pretende e a adesão à nova realidade do Sporting contagia também a equipa. A maior parte já acredita e apoia quem chefia o clube. A família está a ganhar uma nova voz e tem um líder para a exteriorizar.

Nem tudo serão rosas nem tiros certos. Mas ter um 12º jogador motivado e ambicioso vale muitos golos, muitas vitórias. Não estamos para "acabar", muito pelo contrário...estamos é a começar outra vez!

SL

2 comentários:

  1. Ter o 3º orçamento da liga não significa que temos menos qualidade que os clubes que têm o orçamento superior... A relação orçamento - qualidade é extremamente complexa! Tenho visto esta situação erradamente repetida vezes sem conta em outros blogs e em toda a imprensa desportiva... Tal como havia o errado costume de relacionar idade - qualidade está-se a fazer o mesmo agora para a relação orçamento - qualidade, tornando-se mais intensivo agora com a derrota no dragão. O que não se fez foi independentemente da idade, preço e ordenado dos jogadores comparar os jogos, de cada um dos jogadores presentes no clássico, na primeira liga e até mesmo fazer o mesmo exercício na representação do mesmo clube. Seria um pouco mais esclarecedor do porquê de alguns erros da parte do Sporting que ao mais alto nível se pagam um pouco caro. Ah e atenção que a "experiência" a que me refiro, não tem nada a ver com a idade mas sim com o numero de jogos ao alto nível... Só quero dizer com isto que esta equipa (esmagadora maioria do plantel, treinador e direcção) do Sporting continuando junta no final da época será incrivelmente mais forte!
    A qualidade é que nos faz ganhar jogos, não serão orçamentos, nem os bilhetes de identidade dos nossos jogadores. Pela linha editorial do Java creio que não andaremos longe de concordar neste assunto.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se Alvalade enche com o Marítimo, mas acho que no mínimo vamos ter uma casa na média do que tem sido esta época. Apesar da derrota no dragao o 12° jogador continua motivado e em forma!

    ResponderEliminar