quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Justiça? Porra...

Vi com atenção o Especial Informação na SportingTV com o Presidente Bruno de Carvalho na passada Terça-Feira. Foram aproximadamente duas horas cheias de informação transmitidas pelo máximo responsável do clube e…que duas horas! À parte da questão da “forma e conteúdo” que já comentei, sobrou tanta matéria para reflectir, que se torna insuficiente qualquer menção em meia-dúzia de linhas. Sugiro então aos “lençóis-haters” alguma paciência, que isto não vai ser rápido, nem curto.
O que BdC fez ao comentar os vários relatórios de instrução do Conselho de Disciplina é, antes de mais nada, um verdadeiro serviço público. O que foi lido em directo, nem sequer precisava dos ad-ons de humor do Presidente, mas de certa forma tornou o que seria uma análise e opinião exaustiva, em puro entretenimento. A realidade é que os excertos lidos das redações dos acordãos, não deixam dúvidas a ninguém sobre a intenção primária dos juristas que realizaram quer os processos quer a sua explicação: aquilo não é “querer” fazer justiça, é somente “querer” castigar o nosso Presidente. Ponto.

E a minha pergunta é bastante óbvia: porquê? Porque se mandam às malvas tudo que se aprendeu no Curso de Direito e se é capaz daqueles exercícios de distorcer a análise das provas, de estabelecer raciocínios ilógicos e tendenciosos contra uma das partes, de passar por cima de argumentos evidentes (alguns com imagens reais dos acontecimentos), de valorizar interpretações impossíveis de ligar à mostra disponível de factos ou probatório? Eu não sei, mas posso ter um excelente e rigoroso palpite. O Conselho de Disciplina ou de Justiça da FPF só têm duas justificações para ter conseguido produzir aquelas obras-primas da narrativa pós-moderna:

1/ Tem péssimos instrutores, pessoas de parca experiência jurídica que por insegurança ou amadorismo tendem a despachar os processos como quem coça uma comichão no escroto;

2/ Tem bons instrutores, mas indivíduos incapazes ou de despir a camisola de água ao peito ou de enfrentar os que tendo, lhes ordenam a intenção de culpa antecipadamente à análise do processo.

Só existem estas explicações. Mais nenhuma conseguirá tornar sequer racional o que nos foi relatado na tv por BdC. Não é preciso ter lido o Código Civil ou sequer frequentado sequer uma aula de Direito para perceber que aquilo que está naqueles acordãos não é “justiça” e muito menos é “boa justiça”. É um processo com muito mais parecenças com os autos de fé da Santa Inquisição, recheado de interpretações unilaterais, que obedecem sempre a um prepósito inicial enfermado até ao osso de “culpa etérea e incondicional”. A antipatia, a desconsideração, a hostilidade e até ridicularização do juiz em relação ao julgado salta aos olhos como letras em neon vermelho numa noite escura e isso, meus caros amigos, é também por si própria uma prova de que às vezes não é preciso ler “e-mails” para entender que há corredores nesta justiça que não são conhecidos, nem acessíveis. E foi nesses corredores que o nosso Presidente foi condenado, muito antes de qualquer processo ter sido sequer aberto.

Volto à questão principal: porquê? Porque se calar BdC? Porque se tenta de forma tão absurda e ridícula retirar crédito e poluir a imagem do Presidente do Sporting? As respostas são inúmeras, mas a origem é constante e óbvia. O consórcio Vieira. 
Escolho não apontar o dedo ao Benfica e faço-o conscientemente. Quem deseja eliminar ou desacreditar o líder máximo do meu clube não é o clube nosso rival, mas sim uma linhagem de bandidos e seus acólitos que tomaram de assalto esse emblema. Paulo Gonçalves, Pedro Guerra, Rui Gomes da Silva, são só alguns exemplos da categoria de gente que rodeia o Mastermind da verdadeira podridão que é o seu presidente. Isto passou há muito a barreira da rivalidade e as normais diatribes da bola, isto é guerra suja do pior, em que um conjunto de bandalhos sem escrúpulos, recorre a todo e qualquer expediente para eliminar os seus opositores, especialmente os que não os temem nem estão dispostos a enfrentá-los.

Se pensarmos bem, usar os juízes das instâncias federativas para provocar danos nos adversários não é sequer novidade para o Consórcio Vieira. Já o fizeram como é público e nada leva a supor que se tenham arrependido ou cessado essa “relação”. Aliás, acrescento um facto. Ao terem sido revelados dados que apontam para um grave conluio entre responsáveis do Benfica e os membros do Conselho de Disciplina da FPF e ao ter existido  zero de punição ou retração da instituição ou dos visados, só podemos imaginar o sentimento de impunidade gerado e todos somos capazes de nos lembrar do ditado “gato escaldado de água fria tem medo”, não é uma perda de tempo virar o dito ao contrário para afirmar que estes senhores juízes cada vez têm menos medo de água fria, já que façam o que fizerem, estão a salvo de qualquer escaldão. O poder de corromper serve ambas as funções: protege os corruptos e corrompe o que os que os protegem. Olhando para o que leu BdC nos relatórios, fico com a sensação que aquilo não são de verdade, processos de justiça ou disciplina - são apenas uma coisa - exercícios de exibição de profunda corrupção moral e profissional e não são provas de culpa do Presidente do Sporting, mas provas de incapacidade para exercer funções por quem os redigiu. 


E isto tenho pena que não tenha sido dito por Bruno de Carvalho. Pois é a única forma de verdadeiramente corrigir o erro. Eliminar a incompetência a incapacidade para praticar a isenção e equidistância devia ser a função da própria FPF, mas uma vez que parece manietada para não o conseguir fazer, alguém terá de prestar uma ajuda e, castigo por castigo (será a partir daqui irrelevante) seria o fim lógico de uma posição coerente por parte do meu clube e por parte de qualquer pessoa ou instituição que tem acompanhado as recentes revelações de como funciona verdadeiramente o futebol português. 

Saudações Leoninas.

2 comentários:

  1. Excelente texto subscrevo na íntegra, enquanto há indignados com a forma como o presidente do Sporting CP expôs estes factos, deviam concentrar-se antes no conteúdo,pois é aí que reside todo o busílis, eu tb não gosto de comer mta coisa mas se for em prol de um bem maior para o Sporting, não tenho qq problema em fazê-lo...

    SL

    ResponderEliminar
  2. O facto de este texto - que subscrevo na íntegra - ter, passados alguns dias apenas um comentário só dá relevo à importância da forma como se expõe o conteúdo. O que fica do importante depoimento do BdC, passados uns dias, é que estivemos na presença de mais um número de circo. Infelizmente, enquanto não houver vergonha que leve uns a demitirem-se e coragem para demitir os que não saírem pelo seu pé, isto não vai a lado nenhum. Até isso acontecer, temos de continuar a malhar-lhes com força, para ninguém ficar alheio ao que se passa nos bastidores do nosso futebol.

    ResponderEliminar