terça-feira, 16 de maio de 2017

Unpack de reforços

E...vão 3. André Pinto, Cristiano Piccini e Mattheus. Um central, um defesa-direito e um médio capaz de jogar a 8 e 10. Aparentemente (tenho 52% de certeza) foram escolhas avalizadas por JJ e isso só por si já pode ser um dado interessante para creditar na hipótese destes 3 atletas em significarem algo na próxima época.

André Pinto foi um central bastante utilizado em Braga e não fora uma lesão e posterior desacordo para renovação e ainda estaria como titular e provavelmente capitão da formação minhota. Não está ao nível de Coates, mas pode competir com Ruben Semedo e P.Oliveira pela vaga ao lado do Uruguaio. Se Oliveira acabar por sair numa transferência ou empréstimo (como muitos defensores da evolução deste jogador defendem) esta entrada fará todo o sentido e não é de desprezar a oportunidade de negócio que foi trazê-lo em fim de contrato.

Cristiano Piccini, embora ainda jovem, já conta com algumas épocas de futebol ao mais alto nível e embora nem sempre na condição de titular, fez bastantes minutos principalmente na La Liga aqui ao lado, o que é sempre um bom patamar de competição. Formado na Fiorentina, é um jogador a quem se lhe reconhece capacidade ofensiva, com ainda muito que compensar na missão defensiva, algo onde JJ costuma conseguir trabalhar os seus jogadores. Há partida parece ter um pouco mais de técnica que o seu futuro rival na posição, Schelotto, mas será igualmente um lateral com pouca capacidade de colocar bolas para o bom jogo de cabeça de Dost. Remata mais que o Argentino e parece mais apto nas triangulações o que na visão de jogo do actual treinador do Sporting...será sempre um ponto a favor. A parte complicada é mesmo a propensão para lesões, Piccini teve muito do crescimento sucessivamente travado por tempos de paragem algo longos, especialmente na última época. A ver vamos o que sucede num clube como o Sporting.

Mattheus Oliveira é um jogador interessante. Não terá o pace (ritmo ou intensidade no jogo) mais animador, mas tem presença física e especialmente uma capacidade para acelerar o jogo que pode ser aproveitada numa posição 8. Não faz da finta ou grandes recursos técnicos o seu cartão de visita (o que até é peculiar vindo do Brasil e sendo filho de quem é) e em muitos sentidos faz-me muito mais lembrar um jogador oriundo de países como França ou Espanha do que o protótipo de um jogador latino-americano. Ainda assim, tem uma excelente capacidade de remate e habilidade nas bolas paradas, o que nunca é de desvalorizar num clube que tem tido escasso sucesso nessa importantíssima componente do jogo. Não é, para mim, um jogador com posição ainda "fechada" e tenho quase a certeza que JJ fará por o experimentar em mais do que uma função e mais do que uma posição no terreno. O que há é algum potencial e características físicas, coisa que sabemos agradar a JJ ao ponto de poder ter mais oportunidades que os "craques" que todos idolatramos.

O que também se torna importante avaliar também é que o Sporting começa cedo a definir o seu plantel, sinal que há mais certezas que dúvidas e uma vontade evidente em fechar (o que for possível) no plantel até à interrupção para as férias. Isso é também o dado que mais consigo valorizar nestas contratações, pois em nenhum dos 3 reforços reconheço a capacidade para chegar de caras a titular. Isso custará de certo bem mais do que os 4 ou 5 milhões que foram dispendidos nesta fase e não acredito que o Sporting vá ao mercado, ao mercado de "titulares", enquanto não existirem vendas de peso...sabendo que a Champions não está garantida e que, especialmente este ano, os olhos vão estar postos na exigível melhoria das apostas do scouting, ponto que tanto foi indicado como dos maiores contribuidores para a fraca temporada presente.

SL

15 comentários:

  1. Como só tínhamos 10 ou 11 jogadores para a pré-época. Depois para a época logo se vê.

    ResponderEliminar
  2. são 7 reforços para a pré época e mais 5 durante agosto, filme já visto e revisto.

    ResponderEliminar
  3. Seja bem-vindo quem vier por bem. Se for para trabalhar no duro que venha.
    Estamos a preparar a epoca com antecedência e isso é claramente um sinal de estabilidade. Deve sair um ou outro jogador, mas se mantivermos a equipa deste ano e melhorarmos alguns pontos, penso que temos tudo para fazer uma boa epoca.
    Ou que será uma boa epoca? Sinceramente penso que a APAF irá dar o penta ao carnide por isso pensar no titulo não faz muito sentido. Mas jogar bem na Champions e arrecadar a taca (de Portugal, porque a da Liga não interessa a nng) está ao nosso alcance.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, e sendo que todos nós já sabemos o que é preciso para melhorar o plantel, principalmente nas laterais e um segundo avançado que efetivamente marque golos, ver o Sporting gastar cerca de 4 milhões em duas contratações que não são titulares de caras, deixa-me... irritado! - para dizer como me sinto de forma mais suave...

    Mais uma temporada a contratar paletes de jogadores medianos (ou pior) sem atacar as lacunas com contratações para entrar a titulares. O ano passado comprámos Bas Dost por 10 milhões. No ano de estreia e a equipa a jogar uma treta, marca mais de 30 golos sem esforço. Foi caro?! O Alan Ruiz custou mais de 8 milhões. Assim que encontrou o seu espaço na equipa e começou a jogar o que sabe, mostrou ter boas capacidades para ser titular. Foi caro?!
    Depois comprámos uma série de outros jogadores que... nem aquecem e que somados são muitos milhões. São poucos euros cada um, mas somados, dão muitos euros esbanjados. Esta temporada não era mais aconselhado comprar dois laterais de qualidade inegável e um segundo avançado para que não tenha de ser sempre o Bas Dost a obrigação de marcar todos os golos da equipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era sim senhor. Mas...não sabemos que saídas podem estar já a afectar as contratações

      Eliminar
  5. Meu, o André Pinto é alto como o Coates. Ou lhe tira o lugar ou fica no banco. Nunca será para o lugar do oliveira/Semedo. Não podes jogar com dois gajos lentos como centrais...

    ResponderEliminar
  6. Não consigo perceber nenhuma das contratações. Em vez de aprendermos com os nossos erros, continuamos a apoiar-nos na teoria de que o Benfica só ganha porque tem "colinho" e a repetir os erros de épocas anteriores.
    Apesar de rivais, a verdade é que alguma(s) coisa(s) hão de fazer melhor que nós, porque a realidade é que eles são tetra-campeões e nós, tirando o ano passado, não lutamos por um campeonato há quanto tempo? Não são as arbitragens que justificam a diferença pontual entre o Sporting e as duas equipas à sua frente neste campeonato.
    Enquanto continuarmos a gastar dinheiro em jogadores que além de não elevarem a equipa para um patamar competitivo diferente também não são claramente melhores que as alternativas que temos, não vamos sair de onde estamos. Alguém acha que André Pinto é claramente melhor que Paulo Oliveira ou Ruben Semedo? Alguém acha que um lateral direito com 27 anos sem provas dadas por nenhum dos clubes que passou vai aprender agora o que não aprendeu em 27 anos de vida? Alguém acha que Mattheus tem feito melhor que Iuri ou Geraldes? Se ao primeiro dou o benefício da dúvida porque veio a "custo zero", a contratação dos outros não consigo entender. A probabilidade de eles serem mais valias é reduzida e, se a isso juntarmos o resultado deste tipo de contratações nos últimos anos, mais reduzida é.

    Gostaria de deixar uma última questão relativamente ao Piccini porque o comunicado não esclarece, qual foi a fuga de informação que ocorreu?
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surgiu pela web, uma foto da ficha clínica do jogador (testes médicos) ligando-o ao Sporting

      Eliminar
  7. Todos queremos ser campeões mas,
    1º - não jogamos sozinhos o campeonato.
    2º - não temos os argumentos financeiros do rival(este fim de semana estavam mais de 30 milhões sentados no banco de suplentes).
    3º - temos excelente formação mas que não devem ser atirados de imediato para equipa principal sem passar pela 1ª liga em outros clubes. Basta ver a pré-época para perceber que seria injusto e penalizador para o seu crescimento, sem falar que possivelmente compremeteríamos alguns objetivos iniciais, queimar etapas com a sua inclusão no plantel principal.
    Sou dos que defende que colocar Gelson Dala no jogo passado seria dar ao jogador a pior estréia possível com uma provável derrota.
    Outro detalhe é que as vendas de Slimani e João Mário ocorreram no último dia de mercado e nesta altura já não havia tempo para colmatar e negociar com critério as entradas de jogadores com qualidade indiscutível(não quero com isso dizer que seria essa a intenção) visto que quase todos os clubes tinham os seus plantéis fechados. Bas Dost teve alguma dificuldade de adaptação inicial pois não era um jogador de pressão sobre os defesas como era Slimani e a equipe teve de se adaptar a este avançado. João Mário nunca foi realmente substituído e o mais penalizado foi Bryan Ruiz visto que João Mário tinha mestria em ocupar espaços e dar linhas de passe, dando liberdade a criatividade de Bryan Ruiz.
    As contratações certeiras foram Bas Dost e Coates(empréstimo com opção de compra)e talvez Alan Ruiz, em quem os Argentinos depositam grande esperança e que demonstrou valor até a lesão.
    2 grandes flops(infelizmente) foram Campbell e Marcovic (ambos emprestimos sem opção).
    Compramos Meli, Petrovic e André e Castaignos na esperança de encontrar um Téo Gutierrez(e que falta fez um 2º ponta de lança) por valores que no mercado real não sugerem qualidade. Elias veio por termos metade do passe. É este o maior investimento de sempre? Pobres de nós que continuamos a viver nos tostões...
    Para a próxima época continuaremos a tentar encontrar soluções a baixo preço pois não ficamos ricos e temos novo playoff da Champions para conseguir dinheiro.
    Agora pergunto aos especialistas: Até o fecho de mercado corremos o risco de perder Rui Patricio, Willian Carvalho, Adrien Silva e Gelson Martins, basta aparecer quem acione as cláusulas de rescisão.Como precaver antecipadamente essa situação? Gastamos 40 milhões em 4 jogadores de créditos firmados sem saber se venderemos os nossos craques?
    E se sim, estes novos jogadores irão se adaptar nas 1ªs jornadas do campeonato sem que percamos pontos?
    Agora precisamos de reforços sem dúvida nenhuma e Iuri e Geraldes têm qualidade para ganhar o seu espaço.Precisam é de oportunidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Boa posta. Vê se começas a dar um nome aos teus escritos...anónimo.

      Eliminar
    2. O Campbell não foi flop, simplesmente não faz parte do plano para o ano, vai regressar ao Arsenal.
      Tenho saudades de centrais experientes e bons como André Cruz ou Phil Babb. O SCP anda a sofrer muitos golos de bola parada.
      O Gelson não andou a rodar em equipa nenhuma.
      O Dala é craque se JJ não vê isso , então algo se passa...

      Eliminar
    3. O Dost, o Coates e o ... Beto! é bom não esquecer essa grande aquisição. A substituição à altura para o Rui era fundamental e ninguém costuma referir isso...

      Eliminar
  8. Um a parte ao meu comentário acima. Quando refiro a não entrada de imediato de jogadores da formação, refiro-me aos jovens que estão a começar a sua vida de senior na equipe B. Gauld, F.Geraldes, Palhinha, Iuri, Podence, Matheus Pereira, Wallison já estão mais que prontos para a equipe principal. E incluo nesta lista como exceção Gelson Dala que tem um potencial fantástico!
    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. Mandem vir o Dala, o Iuri e o Leonardo Ruiz que são boas promessas já rodados. A central não há o Tobias? O Matheus prometeu muito mas anda a esbanjar oportunidades. Fazia-lhe bem ser emprestado.

    ResponderEliminar
  10. Acho que o JJ já tá na altura de por o Dala. Tá-se a armar em teimoso.

    ResponderEliminar