quarta-feira, 24 de maio de 2017

Peixes de água doce

A participação da Selecção Portuguesa no Mundial Sub20 está a dar razão a muitos sportinguistas que questionam há muito a capacidade de muitos quadros técnicos (e não só) da FPF. Pessoalmente nada me move especialmente contra ou a favor de Peixe como pessoa. Já não posso dizer o mesmo do Peixe seleccionador, que enferma de uma clássica incapacidade de criar resultados com a excelente matéria prima que poderia ter ao seu dispor. E sublinho “poderia”, já que já não é a primeira vez que deixa fora do quadro de opções (quer em apuramentos, quer em fases finais) alguns dos mais talentosos jogadores seleccionáveis. 

Ver os últimos dois jogos deste Mundial, é só a confirmação de que não temos qualquer aproveitamento quer individual quer colectivo do valor dos nossos jogadores, o que é um lamentável desperdício de potencial e prestígio. Não sei se alguém propositadamente diminuí o espaço de opções do nosso caro Emilio ou sé o próprio que revive recalcamentos antigos aquando das escolhas, mas o que sei mesmo é que o panorama actual não favorece ninguém. Não é bom para os atletas, para o Peixe e para a Selecção. E quando eventualmente a FPF estiver à procura de um sucessor, lembrem-se sempre que dá um certo jeito eleger um “treinador” que compreenda o que é o papel de “seleccionar” os “melhores” e que não seja permeável a alinhamentos Dubaianos ou similares.

A mim não me interessa ver Selecções mais verdes, azuis ou vermelhas, mas sim equipas onde os melhores (venham de onde vierem) têm espaço assegurado. E a FPF mais do que tentar dividir favores pelos “favorecedores”, devia era tentar tornar-se um organismo supra-clubes e superior aos seus interesses individuais. É que parecendo que não, salta à vista de qualquer um a pobreza (pouco) franciscana que muitas selecções apresentam, sendo cada vez mais difícil entender também qual foi e é o trabalho efectivo dos seleccionadores. 


Saudações Leoninas

10 comentários:

  1. O nosso amigo piscícola deu uma entrevista há não muito tempo onde revelou o seu lampionismo de infância, incluindo de quando estava no Sporting, e se escapulia de cachecol encarnado ao pescoço para ir ver jogos à luz...

    Se não tem nada a ver com a convocatória? Eu gostava de acreditar que não, mas talvez fosse demasiada ingenuidade minha...

    ResponderEliminar
  2. Este gajo esqueceu-se do moretto do Rui Pedro, do Marques, etc, para levar uma cambada de gajos do Benfica só porque sim.

    Se estes três fossem a convocatória continuaria a ser maioritariamente do Benfica, o que se calhar, para esta selecção, é mais do que justo.

    Assim, é só gozar com a cara da malta que gosta de ver jogar o nosso futuro futebolístico.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Vi um bocado da 2ª. parte, que pobreza franciscana de selecção.

    Não percebo a não ida do Pedro Marques; ele tem nesta época tantos ou mais golos marcados do que os 5 avançados que o Peixe levou para o CM de sub20.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Será que compreende que todos os do Benfica jogam na B ou na Youth League e não no campeonato de Juniores em vez de ver brunoconspirações ?

    ResponderEliminar
  5. Peixe sic "Os 21 que aqui estão são os melhores neste momento e consideramos que são também, a médio e longo prazo, os que dão indicadores mais fiáveis de poderem chegar à nossa seleção A" Apetece dizer: coitada da selecao A daqui a uns anitos.

    ResponderEliminar
  6. VER scp na Youth League ou a média de idades da equipa B. Enfim, não compreendem

    ResponderEliminar
  7. Este anónimo é pouco mais que atrasado mental, mas então o que tem a ver com a escolha, os jogadores jogarem na B, na C ou na D.Joguem onde jogarem, mas que joguem os melhores. Não há qualquer tipo de dúvida que o peixe não leva os melhores, leva aqueles que lhe dizem para levar.

    ResponderEliminar
  8. com os avançados rui pedro do f.c.p. e pedro marques do sporting a nossa selecçao já estaria apurada mas preferiu-se levar jogadores
    fracos do benfica

    ResponderEliminar
  9. Vocês "não compreendem", mas o Peixe tem de tratar do seu futuro...
    Com uma maioria de dirigentes da FPF afectos ao Benfica...
    Se o Emilio não convoca os jogadores do Benfica...
    Sujeita-se a ser "um Peixe fora de água"...e sabem todos o que acontece ao Peixe...nessas circunstancias...?

    Vocês "talvez não saibam"...mas ele garantidamente sabe...!

    ResponderEliminar
  10. http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/portas-abertas-a-jorge-mendes.html

    O que vale é que o Mendes já é um grande Homem

    ResponderEliminar