quinta-feira, 18 de maio de 2017

Parabéns a quem os merece

Leonardo Jardim acaba de conseguir uma verdadeira façanha. Ser campeão de França, "roubando" o mais que garantido título ao PSG não é uma tarefa que fique muito abaixo de um feito épico. E para quem não tem bem a ideia da disparidade de recursos de ambas as equipas, fica só um registo: o clube de Paris tem um orçamento que faz 4 vezes o da equipa Monegasca.

Tal como o feito de Leicester na época passada, este é mais um conto de fadas no futebol europeu, mas ao contrário do caso inglês, esta história tem muito mais de talento, seriedade e trabalho do que a verdadeira one in a million chance da epopeia de acasos de Ranieri.

Com um plantel de jovens de grande futuro, ajudados por alguns jogadores já bastante experientes, Jardim criou um estilo de jogo muito semelhante ao que havia feito no Sporting, raramente espetacular, mas muito eficiente. A genialidade de Mbappé e o renascimento de Falcao fez o resto.

Até na Champions o trabalho de Leo foi comprovadamente testado e desafia muitas convenções que defendem que para ter isto e aquilo é preciso gastar este mundo e o outro. Ajuda, mas não é tudo. O que preenche o resto é uma concepção do futebol actual, da gestão de recursos humanos e táctica, da calma e descrição de quem faz o trabalho no treino e desvaloriza os mindgames e bitaites na imprensa.

Não tenho dúvidas que LJ continuará a sua afirmação como um dos grandes técnicos europeus, espero que saiba escolher bem o próximo clube, evitando sobretudo o Inter de Milão (essa casa em ruínas), que não por acaso já fez até uma oferta concreta ao treinador português.

Saudações Leoninas.

PS-Ao Carlos Carvalhal um abraço. Mais um ano sem conseguir a subida do Sheffield, mas também mais uma temporada de trabalho muito honesto, um treinador com verdadeira paixão pelo que faz.


1 comentário:

  1. "Raramente espetacular, mas muito eficiente"
    Viste o Mónaco este ano?

    ResponderEliminar