quinta-feira, 4 de maio de 2017

O que mudará com o vídeo-árbitro?

Sinceramente não estou à espera que a introdução do VA (vídeo-árbitro) já na próxima época, resolva todos os problemas da arbitragem em Portugal. São tantos, mas tantos, que seriam precisas várias intervenções divinas para colocar o apito numa situação de prestígio no nosso país.
É aliás difícil nomear uma, apenas uma, coisa que esteja bem. Desde a formação, à passagem para a profissionalização, a independência quanto às Associações e aos clubes que as dominam, desde os observadores às métricas classificativas, nada parece estar onde deveria estar, nada é como deveria ser.

A arbitragem é uma espécie de pequeno território que todos querem conquistar, que todos querem anexar e onde muitos fazem autênticas "limpezas etnicoclubisticas". Porto e Benfica habituaram-se a fazer da APAF e Conselho de Arbitragem autênticos enclaves, protectorados definindo fronteiras através do número de observadores, delegados da Liga, traçando fronteiras na escolha de quem classifica os desempenhos dos árbitros, mandando e desmandando em equilíbrios instáveis sobre quem sobe ou desce de categoria, entre quem acede à profissionalização ou não.

Os árbitros por sua vez aceitam tudo e baixam as cabeças. E quem baixa melhor a cabeça, engole o orgulho e a dignidade é quem sobrevive nesta autêntica "Bósnia" de "padrinhos". O VA não irá alterar nada destes graves problemas, apenas abrirá mais uma frente de guerra e de discussão. A verdade continuará a ser maioritariamente refém dos que querem apenas ganhar poder sobre os rivais, ganhar ainda mais capacidade para escapar às ocorrências casuais do jogo. Há apenas um ponto onde deposito algumas esperanças - na vergonha.

Acredito que mesmo o árbitro ou VA mais bandalho de todos, terá a partir da próxima época, um pouco mais de vergonha quando chegar à altura daquelas decisões onde sabem que podem mudar o rumo de um jogo. O efeito dissuasor de ter 4 árbitros em campo e alguém com acesso a repetições, parecendo que não, tornará uma má decisão em algo cada vez mais incompreensível e inaceitável.
Algo que também pode mudar é a confiança de algumas equipas, habituadas que estão a nada temer do homem do apito. Essa inadvertida superioridade de quem conta que os erros cairão sempre para o outro lado diminuirá certamente, acompanhando o maior cuidado que alguns jogadores terão de ter face às imagens que estarão disponíveis e parte do jogo e o que estas poderão revelar e interferir no decurso da partida.

É uma migalha, mas é qualquer coisa. E por mais que pequena, ainda assim parece andar a preocupar muitos dirigentes, nomeadamente dois, que levaram anos das suas vidas a orquestrar máquinas perfeitas de provocar e rentabilizar os erros dos árbitros.

SL

9 comentários:

  1. Vídeo-Transmissor4 de maio de 2017 às 11:08

    Eu quero é ver quais as desculpas que vão arranjar para justificarem o facto de não ganharem a Liga para o ano.
    O melhor é começarem a pensar já nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma falha aí no "transmissor"...não entendi o destinatário.

      Eliminar
    2. Há coisas que me fascinam. Uma delas é o facto de muita gente, cegada pela sua cor clubística, achar que BdC apresentou este tipo de mudança a ver se ganha algum campeonato. É engraçado ver que esta mudança é considerada um meio para atingir um fim que nada tem a ver com o verdadeiro objectivo da proposta. Realmente, só é cego quem não quer ver.

      É fácil ver que o Sporting - tal como qualquer outro clube - pode vir a ser "prejudicado" ou "beneficiado" com esta tecnologia pois trará um pouco mais de verdade desportiva. Mas se calhar sou só eu que consigo ver isso.

      Eliminar
    3. Basta que esteja alguém infiltrado atrás do vídeo a anular golos limpos ao SCP e a achar que murros no estômago são carícias.

      Eliminar
  2. O nosso presidente Vieira já se reuniu com o conselho de estado lampiãnico para elaborarem desculpas para durar para a epoca toda.

    ResponderEliminar
  3. É verdade que é uma migalha mas na verdade desportiva todas estas ajudas servem. Por exemplo: este ano o Benfica não estaria na final da Taça de Portugal e no ano anterior não tínhamos sido eliminados em Braga, etc, etc. Significa isto, que o VA vai ajudar sobretudo a que exista mais justiça nos jogos.
    E não pensem que é curioso não ver o Benfica, que se diz tão defensor dos árbitros (o LFV até chama pelo nome próprio o árbitro do SCP-SLB, "Coitado do Artur") não ter posição sobre a matéria porque como diz também o seu simpático e cordial líder..."estou a tentar resolver por outro lado".
    É sempre de agradecer as visualizações dos lampiões.

    ResponderEliminar
  4. O VA não vai analisar todas as dúvidas. Só alguns casos.

    Agora de certeza que é graças ao vídeo que o vândalo foi parar à cadeia para cumprir 25 anos de pena.

    Agora de certeza que com VA o Luisão não acabava todos os jogos.

    Agora de certeza que com VA o Samaris ía para a rua pelo murro.

    Agora de certeza que o SLB não teria sido apurado para a final da taça com um golo fora jogo 3m.

    Agora de certeza que o SLB não teria tantos pontos no campeonato.

    Agora de certeza que com VA o SCP teria mais pontos, basta dar o exemplo do golo mal anulado a Alan Ruiz.

    Dúvidas são algumas, certezas são muitas.

    ResponderEliminar
  5. Papagaio da TV a pensar: "vou telefonar ao Janela a ver o que ele acha disto"

    ResponderEliminar